Live cultural: Theatro Municipal Palco Livre e Petrobras convidam André Heller-Lopes e Ramiro Osorio

Desafios latino-americanos

Na segunda série da live dedicada aos teatros latino – americanos, o diretor geral do Teatro Mayor de Bogotá, na Colômbia, Ramiro Osorio é o convidado especial  da live  Ópera e Música de Concerto: desafios latino-americanos.

Pioneiro do carnaval, Maurício Mattos se recupera de uma intervenção cirúrgica

 

 

Ele vai bater um papo com o diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, André Heller-Lopes. Na pauta, os desafios da Ópera e da Música de Concerto na América Latina, em especial nos tempos atuais.

 

 

Sobre André Heller – Lopes

 

O diretor artístico do Theatro Municipal, André Heller-Lopes, é um grande divulgador da ópera e de novos talentos no Brasil. Professor da UFRJ, PhD pelo Kings College London, André se especializou na Royal Opera House de Londres, na Ópera de São Francisco e no Metropolitan Opera de Nova York. Dirigiu óperas e concertos por todo o Brasil, 8 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Portugal, Estados Unidos, Áustria, Inglaterra, Polônia, Malásia, Alemanha, França, Argentina e Uruguai. Em 2013, a revista internacional “Opera”, do Reino Unido, dedicou um perfil de nove páginas ao seu trabalho. Dentre as produções que levaram sua assinatura encontram-se Salomé, Nabucco, A Valquiria, O Diário do Desaparecido, Savitri, Don Pasquale, Idomeneo (Theatro Municipal do Rio e CCBB-RJ), Die Walküre, Götterdämmerung, La Fille du Régiment, Falstaff, Samson et Dalila, Der Rosenkavalier, Adriana Lecouvreur e Andrea Chenier (Theatro Municipal de São Paulo, Teatro São Pedro e OSESP), Hansel e Gretel, Trouble in Tathiti, A Bela Adormecida e Nabucco (Lisboa); Tosca e Eugene Oneguin (Salzburgo); Manon Lescaut, Rigoletto, Jenufa e Don Pasquale (Buenos Aires;) Tristão e Isolda e Medea, em Manaus; Macbeth e Ariadne auf Naxos, em Montevidéu; Rigoletto e Lucia di Lammermoor (Belo Horizonte). No Rio de Janeiro, no Parque Lage, encenou ao ar livre e com entrada franca A Midsummer’s Night Dream – espetáculo patrocinado pelo prêmio internacional Britten 100 Award e pelo British Council – que acabou indicado para o Opera Awards de 2014, o “Oscar da ópera”.

 

Sobre Ramiro Osorio

Foto / Divulgação

 

Maestro em Letras Espanholas da Universidade de Guanajuato, México. Diretor e Maestro de Teatro. Ele dirigiu mais de 30 obras teatrais, de autores clássicos e contemporâneos. Durante mais de 40 anos, combinou o trabalho artístico com a gestão e a promoção cultural. Fundador e Diretor do Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá e do Festival Internacional de Artes de San José, Costa Rica. Foi Diretor do Festival Sevilla entre Culturas, do Gran Festival Cidade do México e Festival Internacional Cervantino de Guanajuato, entre outros festivais internacionais.

Nas últimas décadas, teve envolvimento na Colômbia nos seguintes setores públicos: Diretor Geral do Instituto Colombiano de Cultura, Embaixador da Colômbia no México, Assessor do Presidente da República da República da Lei Geral da Cultura, Diretor Geral do XI Presidente dos Países no Alineados e no primeiro Ministro de Cultura.

 Entre 2006 e 2009, foi Diretor de Cultura da Secretaria Geral Iberoamericana de Madri e impulsionou a criação dos programas Iberescena, Iberorquestas Juveniles e Ibermuseos. Desde 2010, é o diretor geral do Teatro Julio Mario Santo Domingo de Bogotá. Publicou diversos ensaios sobre teatro, políticas e gestão cultural. Foi consultor da UNESCO, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, da Corporação Andina de Fomento e da Organização dos Estados Ibero-americanos OEI. Mestre da Escola de Arte Teatral do Instituto Nacional de Belas Artes, das Universidades de Guanajuato, Aguascalientes e Bajio no México e da Universidade Javeriana de Bogotá. 

 

Há vários reconhecimentos como:

Cruz de Boyacá no Grado de Gran Cruz. Colômbia

Ordenação da Democracia no Grado de Gran Cruz. Colômbia

Doutor Honoris Causa da Universidade Soka, Tóquio, Japão

Oficial da Legião de Honra e Comendador das Artes e das Letras da República Francesa

Ordem de Isabel da Católica no grupo de Encomenda e Encomenda de Número de Mérito Civil do Reino de Espanha

Homenaje no Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz. Espanha

Reconhecimento OHTLI do Governo dos Estados Unidos Mexicanos

 

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre e Petrobras convidam André Heller-Lopes e Ramiro Osorio em Ópera e Música de Concerto: desafios latino-americanos

Data: 16 de junho – terça-feira

Live às 15h

Instagram: @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro  Petrobras

 

 

 

 

TAGS: Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu, Grande Rio 2021 Horóscopo Alto Astral de 15/06 a 21/06 Franja: cabelos cacheados e crespos Rainha de bateria doa alimentos O amor está no ar entre as famosas Latino agita live no YouTube Darlin Ferrattry passa faixa de rainha Karinah divulga com Mumuzinho Lins Imperial terá super ala de passistas Beija-Flor de Nilópolis 2021 Bermuda moletom está cada vez mais na moda Rota da Literatura “Vidas Negras Importam!” Nossa, Arraso! Dj Taty Zatto Quer saber como vender muito pela internet? Olimpíada Científica do Brasil Eles são nota 10! “Soltando os bichos” título da Tuiuti Theatro Municipal RJ lança tour virtual

 

-Cláudia Tisato-

Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Comentários estão fechados.