Com as portas fechadas desde o início da pandemia do novo coronavírus em março, a rede de museus do Rio de Janeiro faz planos para quando voltar a receber visitantes. Em um período de flexibilização de diversos setores, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj), através da Superintendência de Museus, criou um documento com recomendações para auxiliar na elaboração de protocolos para os museus em tempo de pandemia da Covid-19.
Rosangela de Jesus mostra sua paixão pelo samba e futebol nas redes sociais
O texto entrou na lista de protocolos de reaberturas nacionais e internacionais do International Council of Museums (Icom Brasil), organização não-governamental que mantém relações formais com a Unesco, executando parte de seu programa para museus. O documento levou em consideração algumas referências, como da própria Icom e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Todos seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
-Nossa equipe elaborou esse documento com base em protocolos e legislações existentes. Com este estudo, trouxemos as normas para a nossa realidade no estado do Rio para que qualquer museu do território fluminense consiga adaptar aos seus espaços. É um documento para servir de referência para os profissionais do setor neste momento de pandemia – explica a superintende de Museus da Sececrj, Lucienne Figueiredo.
Conheça a letra completa do samba-enredo do Acadêmicos do Vigário Geral
No protocolo da Superintendência de Museus, algumas ações refletem o momento atual, quando os espaços seguem fechados para o público, mas que há atividades internas. Existem orientações para a segurança dos funcionários, orientações para uso de EPIs e liberação para home office quando for necessário. O documento também aborda medidas para as próximas etapas da flexibilização, de uma possível abertura para os visitantes.
-A Cultura possui diversos segmentos, por isso todos devem receber as suas orientações específicas para o início da flexibilização. Mas tendo a certeza que o período da pandemia da Covid-19 ainda não passou, os cuidados devem receber a mesma atenção. O protocolo dos Museus leva em consideração as características para servir de referência para todo o estado do Rio – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj), Danielle Barros.
Acabou o mistério! “Resistência” é o enredo 2021 do Acadêmicos do Salgueiro
Com as mudanças das bandeiras de flexibilização do estado e das cidades, o documento pode ser alterado, sendo atualizado com novas orientações com base nos protocolos das autoridades de saúde pública.
Auxílio operacional a museus
No período de pandemia da Covid-19, a Superintendência de Museus da Sececrj disponibilizou o #MuseuPresente, um canal de consultoria e assessoria online aos profissionais de museus de todo o estado do Rio de Janeiro. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo email museupresenterj@gmail.com ou pelo telefone (21) 99001-3600.
Link do documento: http://www.museusdoestado.rj.gov.br/noticias/recomendacoes-para-museus-em-tempo-de-covid-19/
TAGS: Camisa camuflada é hit no Inverno Sececrj e MultiRio firmam parceria! Sinopse da Unidos da Ponte Horóscopo Alto Astral de 06/07 a 12/07 Bordin encarna cowgirl sexy Denise Dias posa sexy Confirmado a morte de Luizinho Drumond Avante Rocinha! Tainá e os Guardiões da Amazônia Gari gata Moda: short jeans com meia arrastão Laari Michelin fala sobre veganismo Vídeo-sinopse da Beija-Flor Interior do Rio vai ganhar cinco salas de cinema! Marcos e Belutti lançam músicas inéditas Regata xadrez chega nesse inverno Marcos e Belutti lançam músicas Lexa doa cestas básicas Negócios em logística Feijoada em Casa do Salgueiro Lives do samba!
-ASCOM Cultura-