O Theatro Municipal do Rio de Janeiro(TMRJ) acaba de reabrir as portas para as visitas guiadas, um dos serviços mais procurados pelo público. Se antes da pandemia, os grupos chegavam a 50 pessoas por horário, e aconteciam cinco vezes por semana, agora, o máximo permitido são 15 pessoas por vez, em apenas dois dias de atividades presenciais abertas aos cariocas e turistas, mantendo todos os protocolos de segurança e cuidados contra a Covid -19. Para poder participar, a prioridade é fazer o agendamento através do link https://forms.gle/7VPYQptCxJfaNLcj6, pelo e-mail visitaguiada.tmrj@gmail.com ou pelo telefone (21) 2332-9227.
A educadora do TMRJ, Paula Scofano, uma das guias responsáveis em repassar as informações durante o percurso, vai comandar a live que contará também com a participação do arquiteto Paulo Coutinho e do engenheiro André Cahn, do acervo Caroline Lorraine. Eles falarão sobre o Tour Virtual em 3D, disponível nas redes oficiais do Theatro, uma criação da dupla (https://my.matterport.com/show/?m=h77qe85tqax).
Entre os tópicos, os bastidores, as perspectivas da Sala de Espetáculos, o Salão Assyrio, as características arquitetônicas do prédio histórico, a tecnologia em 3D, o percurso virtual do tour, a ideia de utilizar essa tecnologia como ferramenta de ensino e trabalho, a importância da preservação do patrimônio cultural brasileiro através de plantas técnicas e 3D e muito mais.
O bate-papo está marcado para o dia 17 de junho, quinta-feira, às 19h, no Facebook do Theatro (https://www.facebook.com/theatro.municipal.3/).
Sobre Paula Scofano
Graduanda em História no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ), cursando bacharelado e licenciatura, Paula Scofano de Almeida é Educadora do Setor Educativo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2019. Como bolsista de Iniciação Científica/PROEP pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), fez parte do projeto “Mapeamento da assistência à saúde no interior do Rio de Janeiro, século XIX”, com orientação de Tânia Salgado Pimenta (2018-2019). Assistente de Pesquisa do Professor Doutor Renato Lemos (UFRJ) em História da Política Fluminense no Início do século XX.
Sobre Paulo Coutinho
Arquiteto no INEPAC, Paulo Coutinho é membro do GT para avaliar o dossiê técnico referente às Fortalezas de Santa Cruz da Barra e de São João, na candidatura do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Cultural da Humanidade; pelo Acervo Caroline Lorraine cria percursos virtuais pela plataforma Matterport, disponibilizando-os gratuitamente ao público para disseminação cultural e valorização dos edifícios históricos brasileiros; pós-graduando em Master BIM, no IPOG; e arquiteto na Arquiteco®?.
Sobre André Cahn
Formado em Engenharia Civil e com MBA em finanças, André trabalha no mercado financeiro por mais de vinte anos. Amante das artes e arquitetura, ele desenvolve diversos projetos nos campos cultural e social.
Acervo Caroline Lorraine
Criado por um grupo de amigos apaixonados por história e arquitetura, o Acervo Caroline Lorraine é uma coleção de percursos virtuais 3D de edifícios históricos e museus. O projeto faz a disponibilização de sua coleção gratuitamente estimulando a disseminação cultural e a preservação do patrimônio.
Serviço:
Theatro Municipal Palco Livre, Instituto Cultural Vale e Petrobras apresentam Paula Scofano, André Cahn e Paulo Coutinho em “Visita Guiada e Tour Virtual 3D: Conhecendo o TMRJ por dentro”
Data: 17 de junho – quinta-feira
Live às 19h
Facebook: (https://www.facebook.com/theatro.municipal.3/).
YouTube: (https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro)
Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras
-Cláudia Tisato-
Assessoria de Imprensa
André Cahn, Paula Scofano e Paulo Coutinho – Fotos de Capa: Arquivo Pessoal
Portal AL 2.0.2.1