“Setembro, 1931: a estreia da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro às vésperas da Independência do Brasil” é o tema da Campanha #AulaEmCasa com Fátima Cristina Gonçalves, Chefe do Centro de Documentação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Um presente para o Brasil! Na próxima segunda, feriado de 07 de setembro, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro prepara uma grande surpresa ao público. A Campanha #AulaEmCasa, com o patrocínio Ouro Vale e Petrobras, vai apresentar um pouco de história de uma das mais importantes orquestras do país e destacar a estreia da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal às vésperas da Independência do Brasil, em 05 de setembro de 1931.
O acervo também desvendou alguns segredos do maestro Francisco Braga, o primeiro maestro titular do Municipal.
Vamos a mais uma Live da 13ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa
Francisco Braga, compositor e professor do Instituto Nacional de Música, foi aluno de Massenet, na França, e participou ativamente da história do Municipal desde os seus primeiros anos: foi o maestro que mais regeu concertos no Theatro até por volta de 1935. Comandou o espetáculo de estreia, em 14 de julho de 1909, e foi, juntamente com Nepomuceno, o maestro que lançou, em seus concertos, a música do compositor Heitor Villa-Lobos. Braga foi um dos maiores responsáveis por termos, hoje, o Coro e a Orquestra Sinfônica, pois participou da Comissão, nos anos 30, para o estudo da implementação dos Corpos Estáveis do Theatro. Como merecido reconhecimento, foi nomeado o 1º maestro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, cargo que exerceu de 1931 a 1934, quando se afastou por problemas de saúde.
Vai uma cervejinha aí? Acompanhe a programação Bar do Zeca Pagodinho – Em Casa!
Tito Schipa, um dos maiores tenores italianos da primeira metade do século XX, era um fenômeno. Digamos que o artista fosse o Pavarotti da época. A participação de Tito Schipa no concerto de estreia da Orquestra do Municipal, foi mesmo um acontecimento que marcou a história.
Quem comandará a aula será a pesquisadora Fátima Cristina Gonçalves, Chefe do Centro de Documentação do Municipal. Inicia às 14h, no Instagram do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (@theatromunicipalrj) Então, já tem um programão para o feriado de segunda. Amplie o seu conhecimento e assista a #AulaEmCasa.
Sobre Fátima Cristina Gonçalves
Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em Administração Pública e especialista em documentação. É chefe do Centro de Documentação do TM desde 2015. Dirigiu o Museu do Ingá e o Museu dos Teatros do Rio de Janeiro. Professora do ensino superior desde 2000.
Serviço:
Campanha #AulaEmCasa com Fátima Cristina Gonçalves, Chefe do Centro de Documentação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em “Setembro, 1931: a estreia da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal RJ às vésperas da Independência do Brasil”
Data: 07 de setembro – segunda-feira
Aula on-line às 14h
Plataforma: Instagram @theatromunicipalrj
Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras
TAGS: Evoluir e ajudar Thaeme e Thiago divulgam faixas inéditas Império Serrano realiza Super Live Jesus Luz faz live no Vidigal Taty Zatto exibe barriga definida Que avião! Metrô de SP apresenta obras de artes Horóscopo Alto Astral de 31/08 a 6/09 Flavia Gabê lança clipe Tucuruvi lança seu enredo 2021 Shows gratuitos onLine no YouTube Hambúrguer artesanal Flor da Mina do Andaraí apresenta nova logo Cine África online Benefícios do Yoga Parceria musical Sexy e sensual Moda: Camiseta Manga Longa Gola V Theatro Municipal Palco Livre Nova logo do Império Serrano Raízes culturais
-Cláudia Tisato-
Assessoria de Imprensa