Participação em feiras internacionais promove a cidade em Frankfurt e Xangai
A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro – Riotur abre a temporada de participações em feiras de turismo internacionais em 2025. Com o objetivo de promover a cidade e atrair novos turistas, foram incluídas no roteiro anual de participações as feiras IMEX Frankfurt, na Alemanha, e ITB Xangai, na China.
Em missão internacional, a Riotur participou, entre os dias 20 e 22 de maio, da IMEX Frankfurt 2025, que contou com mais de 3.100 expositores de 150 países e um público altamente qualificado de 12 mil profissionais do setor. A feira é reconhecida globalmente por reunir os maiores nomes do segmento. Durante os três dias de evento, a Riotur realizou encontros com representantes da rede hoteleira, operadores turísticos, companhias aéreas e organizadores de eventos, reforçando o posicionamento da cidade como destino de experiências únicas.
Além das belezas naturais, a cidade se consolidou no mercado internacional pela capacidade de receber bem turistas dos mais variados perfis. Sede de grandes eventos, o Rio é um destino desejado pela grandiosidade do Réveillon de Copacabana, pela alegria do Carnaval e, atualmente, pela realização de shows internacionais gratuitos, como os de Madonna e Lady Gaga. Pensando na expansão para o mercado asiático, a feira ITB Xangai foi incluída no cronograma de participações em feiras internacionais. De 27 a 29 de maio, junto ao estande da Embratur, um espaço destinado ao Rio de Janeiro permitirá o acesso a inovações e tendências do setor, contribuindo para aprimoramento e elaboração de políticas públicas que fomentem o turismo.
“As feiras, tanto a IMEX quanto a ITB, embora com públicos diferentes, são uma excelente oportunidade para promover as potencialidades turísticas do Rio, além de reforçar a imagem da cidade como a Capital dos Grandes Eventos. A Europa é um grande emissor de turistas para o Rio, e o mercado asiático vem apresentando forte crescimento no número de visitantes. Aproveitamos a missão internacional para estreitar laços com investidores e fomentar parcerias que atraiam cada vez mais turistas para a cidade”, explica o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
De acordo com dados da Embratur, em 2024 houve um crescimento de 79% no número de turistas que visitaram o Brasil em comparação ao ano anterior. O estudo revela ainda que os chineses têm optado por viagens internacionais e escolhem os destinos com base na natureza — o que coloca o Rio de Janeiro como uma opção especialmente atrativa para o perfil do turista chinês.
A exposição internacional é fundamental para atrair turistas de mercados emissores estratégicos, o que contribui para o aumento do fluxo turístico, gerando emprego e movimentando a economia local.
Equipe Riotur: Jonas Queirós, turismólogo, Bernardo Fellows, presidente, Renata Paes Leme, diretora de MKT, Rafaella Calheiros, assessora especial da presidência.
-Imprensa Riotur-
Foto de Capa: Divulgação / Riotur
@ Portal AL 2.0.2.5