Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Anota na agenda: Espetáculo A Desmontagem da Escravidão realiza circulação em espaços populares do Rio

De 27 e 29 de agosto

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
agosto 9, 2024
Em Notícias
0
Anota na agenda: Espetáculo A Desmontagem da Escravidão realiza circulação em espaços populares do Rio
319
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Criar uma dramaturgia focada no resgate do passado glorioso do continente ancestral, a resistência negra organizada em Quilombos, na África e nas Américas, demonstrando como o modelo de unidade dos Quilombos e estratégia militar, poderia ter frustrado a invasão europeia. Esse é o pano de fundo para o espetáculo “A Desmontagem da Escravidão”, que circulará por espaços populares do Rio de janeiro, no mês de julho e novembro. As apresentações serão nos dias 27 e 29 de agosto, no Instituto Benjamin Constant e Instituto Cultural Pena Máxima, na Glória.

A ideia do projeto é trazer mais informações sobre a história da África e das suas diásporas, dado que muitos informes estão em língua estrangeira, uma estratégia de impedir o acesso que é barrado pelo idioma português. O Brasil é a maior diáspora negra e possui, inclusive, a segunda maior população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria. Segundo o dramaturgo e ator, Paulo Mileno, os objetivos da peça são resgatar a potência da resistência quilombola, a magia da ancestralidade, transformar a história e empoderar a população da zona oeste e das favelas.

“É uma alegria integrar um espetáculo que bebe na fonte do teatro popular, do terreno híbrido com a mistura de linguagens artísticas sempre com foco no brincante. E pela importância de dialogar com o público adolescente buscando, através da ótica de personagens uma Rainha e um Rei negros, revisitar o período da Escravidão dos povos africanos honrando os passos dos nossos ancestrais e buscando uma atitude mais consciente e coerente dos fatos para possibilitar a edificação da autoestima e a  construção do presente e do futuro com dignidade, valorização e preservação da nossa memória” – Aisha Jambo.

Leia também

Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)

Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio

Contemplado no Edital “Fazendo Arte RJ”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a circulação de “A Desmontagem da Escravidão” realizará 20 horas apresentações em escolas estaduais, unidades socioeducativas, ONGs e bibliotecas públicas.

“Para provocarmos a imaginação dos alunos, pediremos para que olhem para as imagens do retroprojetor no telão que revelam como a África é bem maior que a Europa. Com seus diversos Reinos e Impérios, poderia ter engolido a Europa se houvesse unidade. As fotos dos Castelos ainda de pé, dos Palacetes e das ruínas das Muralhas e Fortalezas Africanas, serão exibidas no telão durante esse momento de elucidação do conflito da dramaturgia”, explica Paulo Mileno.

Essa atividade será a revisão da ruptura histórica, onde revela uma forma de se ter evitado a colonização africana e consequentemente a escravização dos povos africanos e afrodescendentes, retomando os destinos através da magia efêmera do Teatro. Por ser uma peça encenada em escolas públicas, o público principal é de estudantes entre 15 e 17 anos.

Paulo Mileno reforça ainda que o espetáculo se direciona para as áreas culturais e territórios onde o público possa ser despertado por narrativas contra hegemônicas e assim se identifique num tema que remeta à sua representatividade e corporalidade, contribuindo com o movimento de busca pela construção identitária local e expressão territorial.

“Nesse acerto de contas com a história, devemos fazer um acerto de contas com a narrativa também. O que os europeus fizeram na África e Américas foram invasões e genocídio. Colonizar é povoar e transferir cultura”, finaliza.

.

SOBRE OS ARTISTAS

Paulo Mileno é um multi-artista. Escritor, ator, diretor e produtor cultural que vem realizando trabalhos de repercussão nacional e internacional. Ele é co-autor da obra The Routledge Handbook of Africana Criminologies (2021) publicada pela Routledge Taylor & Francis Group, sendo o único escritor brasileiro participante desse livro.

Como ator, no cinema participou dos premiados 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos, Muitos Homens Num Só e A Divisão. Na televisão, participou da primeira temporada da série Stella Models, dirigida por Samir Abujamra, exibida no Canal Brasil, e da primeira temporada da série A Divisão, exibida na Globoplay. É o único ator negro do Canal Ventilador no Youtube. Recentemente, atuou na série que é sucesso absoluto de público e crítica, Top 1 na Globoplay, O Jogo que Mudou a História, produção da Afroreggae Audiovisual e dirigida por Heitor Dhalia, cineasta brasileiro com trabalho realizado em Hollywood.

Idealizou, produziu, atuou e dirigiu o cine teatro Quilombismo Em Tempos de Guerra! e se lançou como roteirista, diretor e produtor do documentário Encruzilhada Entre Terreiro e Quilombo em Jacarepaguá: Ressignificação Civilizatória no Sertão Carioca.

Mileno também é colaborador do Observatório da Imprensa de SP, Jornal do Brasil, Brasil de Fato, Efigênias, Black History Month (Londres – Inglaterra), Black Star News (New York – Estados Unidos), New York Amsterdam News. The New Black View (New York – Estados Unidos). San Francisco Bay View National Black Newspaper (San Francisco – Estados Unidos), Ufahamu: A Journal of African Studies da Universidade da Califórnia, UCLA (Los Angeles – Estados Unidos), e Africa Business (Cidade do Cabo – África do Sul).

Aisha Jambo é uma das melhores atrizes de sua geração. Para além de seu talento e beleza, Aisha vem fazendo vanguarda na representatividade na mídia, desde o seu primeiro trabalho no cinema, com o primeiro filme de maior elenco negro de estrelas da história da retomada do cinema brasileiro, o premiado longa Orfeu, que foi dirigido pelo consagrado cineasta Cacá Diegues.

Em seu primeiro papel na televisão, Aisha Jambo interpretou a personagem Naomi, no seriado Malhação, da TV Globo. Aisha deu vida a diversos personagens na televisão, ao exemplo dos sucessos como Cabocla (Globo), Alma Gêmea (Globo), Os Dez Mandamentos (Record), O Rico e Lázaro (Record) e interpretou a personagem protagonista da série Natália (TV Brasil).

Entre os seus principais prêmios e indicações de reconhecimento na indústria, destacamos sua indicação como Melhor Atriz Coadjuvante na 11ª edição do Prêmio SESI-SP de Cinema pelo filme Alemão;  no Troféu Raça Negra pela personagem Ritinha da novela Cabocla e no Festival de Tamoios por Neguinho.

Aisha foi premiada como Melhor Atriz com o curta Dias e Dias, no X Festival do Audiovisual de Campina Grande (PB) e Melhor Atriz Coadjuvante com o curta Neguinho nos festivais RIBACINE – Festival de Cinema de Rio Bonito (AC), CURTA SUZANO – Mostra de curta-metragem do Alto Tietê, FESTIVAL GUARNICÊ de CINEMA – UFMA, FESTIVAL de CINEMA de MURIAÉ e NOIA – Festival do Audiovisual Universitário.

.

SERVIÇOS:

Espetáculo A Desmontagem da Escravidão

Instituto Benjamin Constant – Av. Pasteur, 368 – Urca, Rio de Janeiro. Dia 27 de agosto, às 10h.

Instituto Cultural Pena Máxima – Casa da Glória, Endereço: Ladeira da Glória, 98 – Glória, Rio de Janeiro – RJ, 22211-011.  Dia 29 de agosto, 19h.

.

FICHA TÉCNICA:

Idealização, produção executiva, dramaturgia, pesquisa e elenco: Paulo Mileno

Elenco: Aisha Jambo

Copy Desk e Cenário: Sueli de Carvalho

Direção, Visagismo e Caracterização: Alex Palmeira

Figurino e acessórios: Abafu

Audiodescrição: Damu Shiva

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa

Social Media: Pérola Morena

Design Gráfico: TAWeb Soluções Digitais – identidade visual

Iluminação, Fotografia, Filmagem e Edição: Patrick Lima

Produção: Nelson Neto

Co Produção: Jambo Produções Artísticas

Realização: Mpumelelo Kwami e Jambo Produções

.

Apoio:

Escola da Cultura RJ

Centro de Artes Calouste Gulbenkian

Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros

Abafu Cultura e Movimento

.

Patrocínio:

Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, Governo Federal.

.

-Alessandra Costa-

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Desmontagem da escravidão – Foto de Capa: Patrick Lima

@ Portal AL 2.0.2.4

Tags: BrasilCultura & ArteEntretenimentoHoróscopoMúsicaRio de janeiroTeatro
Previous Post

Agenda 2030: Brasil cumpriu apenas 7% dos objetivos internacionais definidos na agenda

Next Post

Salve, Thiago Brito! Novo intérprete oficial do Acadêmicos do Engenho da Rainha

Related Posts

Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)
Notícias

Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)

maio 13, 2025
Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio
Notícias

Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio

maio 13, 2025
Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”
Notícias

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”

maio 13, 2025
FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!
Notícias

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

maio 12, 2025
Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!
Notícias

Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!

maio 12, 2025
Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira
Notícias

Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira

maio 12, 2025

Recommended

Cidade maravilhosa, Riotur recebe cinco navios com cerca de 20 mil turistas no Píer Mauá

Cidade maravilhosa, Riotur recebe cinco navios com cerca de 20 mil turistas no Píer Mauá

dezembro 29, 2018
Já anota na sua agenda que amanhã (25/9) tem projeto Imperatriz Saúde

Já anota na sua agenda que amanhã (25/9) tem projeto Imperatriz Saúde

setembro 24, 2021

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    318 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    335 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO