“O BRASIL TEM JEITO E FUTURO: É O QUE VEJO ESCRITO NA ‘CARTA’ BACHIANAS BRASILEIRAS N. 7, DE VILLA-LOBOS” – maestro Ricardo Rocha, Cia Bachiana Brasileira.
Contemplado no Edital “Cultura Presente N@s Redes”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC), o podcast Villa – Lobos e o Encontro Atemporal da Pulsão Bachiana com a Brasileira foi escrito e narrado pelo maestro Ricardo Rocha, fundador e diretor musical da Sociedade Musical Bachiana Brasileira (1986), Bem de Utilidade Pública Federal desde 2000, e Prêmio de Cultura do Estado do RJ de 2009 em Música Erudita.
“Dedico esse podcast ao conjunto de obras mais importante da história de nossa música, o das Bachianas Brasileiras, aqui consideradas a coerência de estilo, a unidade da linguagem e a visceral afinidade estética existente nesse enorme painel escrito entre 1930 e 1945 por Villa-Lobos, na fase mais madura de seu domínio oficinal. (…)
É um trabalho autoral, uma visão que foi sendo não construída, mas percebida e descoberta a partir de dados que me foram aparecendo devagar e que fui conectando aos poucos, ao longo de anos e décadas de contato e execução de obras de Villa-Lobos, como as coleções dos Choros e das Bachianas Brasileiras, o Sexteto Místico, o Nonetto e várias outras” – ressalta o maestro, que também assina a regência das gravações realizadas pela Orquestra Bachiana Brasileira, no Rio de Janeiro, e pela Orquestra Filarmônica de Südwestfalen, na Alemanha.
YouTube: https://youtu.be/SeddZ8dqZYk
A ‘carta’ na Fuga da Bachianas Brasileiras n.7
O final do podcast é focado em 1942, ano de nascimento da “Bachianas Brasileiras n. 7” e, também, da morte de Stefan Zweig, cerca de um ano depois dele ter escrito o famoso livro “Brasil, País do Futuro”. Representando o Brasil como um grande e caudaloso rio que caminha para o mar, o trabalho é encerrado com a Fuga da Sétima Bachiana, como sendo uma das cartas a que Villa se referiu em sua famosa declaração: “– Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade sem esperar resposta”. Essa reflexão sobre o ciclo representa o testemunho da crença de um futuro promissor para o Brasil.
Roteiro e narração – Ricardo Rocha
Edição de áudio – Rafaela Marsico, produtora cultural
TAGS: Horóscopo Alto Astral de 28/09 a 04/10 Renda Emergencial da Cultura Estampa Florida está de volta Clara Morais exibe belas curvas Cadastro renda emergencial Lei Aldir Blanc 4a edição do Circuito Cultural da Cidadania Projeto Abrindo Portas Botafogo Samba Clube apresenta sinopse Futebol dos ArtistasRenda emergencial da Lei Aldir Blanc Projeto “InConto Marcado” Em Cima da Hora anuncia Rainha Já que é pra lacrar, ela lacrou! ALLU lança videoclipe “Cores” Mar, doce mar! Trio JANAJU Vigário Geral faz live Império da Tijuca escolhe hino Carla Rio e Pitú renovam parcerias Vizinha Faladeira Chave para transformar vidas Obras-primas de vidro, cor e história
-Cláudia Tisato-
Assessoria de Imprensa