Marcia Milhazes Companhia de Dança ocupa o Centro Cultural Espaço Tápias com a apresentação do cultuado espetáculo “Guarde-me” (2017) em versão reduzida e bate-papo sobre o tema “O corpo na arte contemporânea”
Temporada-18,19,25 e 26 de novembro – 18h
Com direção artística, concepção e coreografia de Marcia Milhazes, os intérpretes / bailarinos Ana Amélia Vianna e Domenico Salvatore levam para o palco da Sala Maria Thereza Tápias, o espetáculo de 2017 em nova versão de “Guarde-me”, enfatizando “O corpo na arte contemporânea”. A coreografia promove reflexões sobre os processos artísticos e a vida, entendendo que a arte sinaliza saídas para os problemas contemporâneos da alma, e mergulha no campo emocional de um casal, confinado entre o mundo real e dos sentidos. Os artistas travam tentativas de resgate de ligações afetivas que os movem com a força de um silêncio profundo, barulhento, solitário e íntimo.
“Nesta versão de 2023, unimos a remontagem reduzida da premiada produção ‘Guarde-me’ (APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte SP 2018 – indicada como melhor espetáculo) e conversas após os espetáculos, com convidados especiais, profissionais e artistas de diversos meios de saberes. Desejamos criar braços de trocas de pensamentos sobre os laços humanos, contando com os especiais convidados”, diz Marcia.
Bate-papo após a apresentação – Dança, psicanálise, arte, Rudolf Laban e cinema
Sempre ao final de cada apresentação haverá um encontro com profissionais de diversas áreas que farão uma exposição de ideias sobre o tema “O corpo na arte contemporânea”. As psicanalistas Gilda Pitombo e Beth Bonow abordarão “O amor e a solidão através da Arte”; a diretora teatral, atriz e coreógrafa Denise Telles vai destacar “O universo labaniano” (Rudolf Laban); a cineasta e atriz Paula Braun, diretora do filme – documentário “Ioiô de Iaiá” vai retratar as relações afetivas entre casais com 50 anos de vida em comum.
Ficha Técnica – GUARDE-ME
Direção Artística, Concepção e Coreografia – Marcia Milhazes
Intérpretes – Ana Amélia Vianna e Domenico Salvatore
Desenho de luz – Glauce Milhazes e Marcia Milhazes
Trilha sonora /Colagem – Marcia Milhazes
Trilha sonora edição – Eduardo Antonello
Figurino – Marcia Milhazes
Fotografia: Ana Clara Miranda
Costureira – Eunice Martins
Produção executiva – Marcia Milhazes Companhia de Dança
O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30/4/2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.
O Centro Cultural disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.
A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.
Serviço
[Dança] GUARDE-ME + conversas sobre O CORPO NA ARTE CONTEMPORÂNEA – Dança, psicanálise, arte, Rudolf Laban e cinema – bate-papo ao fim da apresentação com convidados
18/11 – sábado, às 18h – Convidadas: Gilda Pitombo e Beth Bonow (psicanalistas)
19/11 – domingo, às 18h – Convidada: Denise Telles (atriz, diretora de cena)
25/11 – sábado às 18h – Convidada: Paula Braun (cineasta e atriz)
26/11 – domingo às 18h – Marcia Milhazes e intérpretes
Classificação etária: Livre
Duração: 30 minutos
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) – Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias
Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias)
-Alexandre Aquino e Cláudia Tisato-
Assessoria de Imprensa
Foto de Capa: Alex Ribeiro
@ Portal AL 2.0.2.3