Durante o Carnaval, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) propõe um olhar de conjunto sobre a produção do cinema português na última década, que vem obtendo enorme êxito internacional. Com curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a mostra “De Portugal para o mundo” traz ao público brasileiro uma seleção de filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas lusitanos contemporâneos. A retrospectiva fica em cartaz até 1o. de março, com entrada franca.
Sem desfiles, Sambódromo ganhará iluminação especial em homenagem às vítimas da Covid-19
Destaque para “Tabu”, de Miguel Gomes; “Vitalina Varela”, de Pedro Costa; e “A Portuguesa”, de Rita Azevedo, entre outros. O evento inclui também debates com especialistas e bate-papos com diretores. Além da mostra de cinema, o público do CCBB Rio poderá visitar as exposições “Alphonse Mucha” e “Chirahu Shiota”, e conferir as peças “Carmen” e “O Pescador e a Estrela” (on-line). Os ingressos devem ser retirados exclusivamente no site eventim.com.br.
Data não pode passar em branco! Globo exibirá compactos de 30 desfiles neste final de semana
“Embrulhada pra presente para cariocas sedentos pela experiência presencial da sala escura, com direito a um laço de protocolos de segurança pra covid-19, a retrospectiva DE PORTUGAL PARA O MUNDO, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), é o primeiro gol de placa no RJ da indústria das mostras cinematográficas, garimpando pérolas lusas como “A PORTUGUESA”, de Rita Azevedo Gomes.” (Rodrigo Fonseca)
FUNCIONAMENTO DO CCBB DURANTE O CARNAVAL
Sábado (13/02) – 9h às 18h
Domingo (14/02) – 9h às 18h
Segunda-feira (15/02) – 9h às 18h
Terça-feira (16/02) – FECHADO
Quarta-feira (17/02) – 9h às 18h
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA “DE PORTUGAL PARA O MUNDO” NA SEMANA DO CARNAVAL
12 de fevereiro – Sexta-feira
14h – Bate-papo online com o diretor Gonçalo Tocha, de É na terra, não é na lua, pelo aplicativo Zoom, Livre.
15h – A vida invisível, de Vítor Gonçalves, 2013, Cor, 73 minutos, 12 anos
17h30 – Tabu, de Miguel Gomes, 2013, P&B, 118 minutos, 12 anos
13 de fevereiro – Sábado
14h – John From, de João Nicolau, 2015, Cor, 100 minutos, Livre
17h – A fábrica de nada, de Pedro Pinho, 2017, Cor, 177 minutos, 14 anos
14 de fevereiro – Domingo
14h – A árvore, de André Gil Mata, 2018, P&B e Cor, 104 minutos, 12 anos
17h – Eldorado XXI, de Salomé Lamas, 2016, Cor, 125 minutos, 12 anos
17 de fevereiro – Quarta-feira
15h – Understory, de Margarida Cardoso, 2019, Cor, 81 minutos, 12 anos
17h30 – Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, 2019, 40 minutos, P&B, 10 anos
18 de fevereiro – Quinta-feira
14h – Bate-papo online com a diretora Susana de Sousa Dias, de Fordlandia Malaise, pelo aplicativo Zoom, Livre.
15h – Cartas da guerra, de Ivo M. Ferreira, 2010, P&B, 105 minutos, 14 anos
19 de fevereiro – Sexta-feira
15h – Curtas 1
Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa, 2017, 22 minutos, Cor, 16 anos
Farpões, baldios, de Marta Mateus, 2017, 25 minutos, Cor, 12 anos
Balada de um batráquio, de Leonor Teles, 2016, 12 minutos, Cor, 12 anos
17h – O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, 2016, Cor, 118 minutos, 14 anos
20 de fevereiro – Sábado
14h – Tabu, de Miguel Gomes, 2013, P&B, 118 minutos, 12 anos
17h – Vitalina Varela, de Pedro Costa, 2019, Cor, 124 minutos, 12 anos
21 de fevereiro – Domingo
15h – Curtas 3
Como Fernando Pessoa salvou Portugal, de Eugene Green, 2018, 26 minutos, Cor, 14 anos
O velho do restelho, de Manoel de Oliveira, 2014, 19 minutos, Cor, 10 anos
O mar enrola na areia, de Catarina Mourão, 2019, 15 minutos, P&B, Livre
17h – A portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, 2019, Cor, 136 minutos, 12 anos
A mostra “De Portugal para o Mundo: vai até 1o. de março. Consulte a programação completa na página do evento no Facebook: http://www.facebook.com/mostradeportugal
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB) APRESENTA A MOSTRA “DE PORTUGAL PARA O MUNDO”.
Uma seleção do melhor do cinema português da última década, incluindo filmes de Pedro Costa, Miguel Gomes, Salomé Lamas,
Rita Azevedo Gomes, entre outros.
Retrospectiva fica em cartaz no CCBB Rio de Janeiro, de 3 de fevereiro a 1o. de março, com entrada gratuita.
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) propõe um olhar de conjunto sobre a produção do cinema português na última década, que vem obtendo enorme êxito internacional. Com curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a mostra “De Portugal para o mundo” traz ao público brasileiro uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas lusitanos contemporâneos. A estreia é dia 3 de fevereiro, no CCBB Rio de Janeiro, com o premiado “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, inédito no circuito comercial do Brasil. A mostra fica em cartaz até 1o. de março, com entrada franca. O evento inclui também debates com especialistas e bate-papos com diretores. Depois, a retrospectiva segue para São Paulo (em abril) e Brasília (maio).
“De Portugal para o mundo” apresenta filmes de cineastas de projeção internacional, que já são considerados alguns dos maiores diretores vivos na atualidade. A curadoria concentrou-se principalmente nas produções que obtiveram premiações e sucesso no exterior. É uma oportunidade de assistir a filmes emblemáticos, como “A portuguesa” (2019), de Rita Azevedo Gomes; “Tabu” (2012), de Miguel Gomes; “O estranho caso de Angélica” (2010), de Manoel de Oliveira; entre outros. A programação completa estará disponível no site do CCBB.
A mostra propõe também uma discussão em torno do cinema português, como a visão das ex-colônias pelos filmes ou a herança do salazarismo. Para isso, haverá debates temáticos, unindo pesquisadores brasileiros e portugueses; e bate-papos com diretores. Serão eventos via videoconferência, online, abertos e gratuitos. “A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje”, diz Pedro Ferreira. O projeto conta, ainda, com a confecção de um catálogo com textos inéditos, reproduções e entrevistas, assinados por pesquisadores, críticos de cinema, técnicos e produtores portugueses e brasileiros.
O CCBB RJ está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento on-line, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. No cinema, a capacidade foi reduzida para 1/3, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão, além do distanciamento de dois metros entre as poltronas. A bilheteria presencial está proibida, todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br
FICHA TÉCNICA
Curadoria: Pedro Henrique Ferreira
Coordenação Geral: Eduardo Cantarino
Produção Executiva: Pedro Nogueira
SERVIÇO
Mostra de cinema
De Portugal para o Mundo
Data: 3 de fevereiro até 1o. de março de 2021
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro
End.: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Programação: http://www.facebook.com/mostradeportugal
TAGS: Pintura corporal de Michelly Boechat Bebuxxa lança clipe e single Nota de repúdio contra Nego Di O que você faria em 60 segundos? Bermuda de Alfaitaria é aposta do verão Horóscopo Alto Astral de 08/02 A 14/02 FIERJ recebe Ivanir dos Santos Festival “Itaquerendo – Carnaval Não É Só Folia” RJ Alimenta Musical ‘Criando Asas’ volta a cartaz Online: Bloco da Pracinha Drenagem para gestante Turnê “Belo In Concert” a ‘brasileira mais italiana do mundo’ Liga LIVRES/RJ Cláudio Elias assume direção do Inepac Festival Levada Se segura que a temperatura vai subir! Crise economica Inscrições para o Festival Itaquerendo Entrevista extraordinária com Ana Botafogo
-Escrita Comunicação-
Portal AL 2.0.21