Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

“Joãozinho e Laíla: Ratos e Urubus, larguem minha fantasia”, estreia no Arena do Sesc Copacabana

Homenagem ao samba

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
maio 30, 2022
Em Notícias
0
“Joãozinho e Laíla: Ratos e Urubus, larguem minha fantasia”, estreia no Arena do Sesc Copacabana
362
Compartilhamentos
2.8k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Exu brilhou no desfile das escolas de samba e abriu os caminhos para o carnaval carioca chegar aos palcos. O tema não poderia ser mais icônico: o trabalho dos geniais Joãosinho Trinta e Laíla, carnavalesco e diretor de carnaval no emblemático desfile da Beija-Flor de Nilópolis em 1989, com o enredo “Ratos e urubus, larguem minha fantasia”. O maior desfile da história do carnaval do Rio de Janeiro transforma a Arena do Sesc Copacabana em Praça da Apoteose com o espetáculo “Joãosinho & Laíla: Ratos e Urubus, larguem minha fantasia”, a partir do dia 9 de junho, em temporada que vai até 3 de julho, com sessões de quinta a domingo, às 19h.

Todo aquele universo revolucionário de mendigos fantasiados e mendigos reais, com a réplica da estátua do Cristo Redentor – em farrapos – coberta por um plástico preto, que tantas reflexões levaram ao público que lotava a Marquês de Sapucaí, onde fica o sambódromo, chega agora ao teatro provando o quão importante é o carnaval para a quebra de paradigmas, a desconstrução de preconceitos, e para a formação da cultura e dos valores de um povo.

 

Leia também

Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)

Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio

Texto assinado por Márcia Santos – Foto: Claudia Ribeiro

A ideia surgiu de uma conversa de Édio Nunes, diretor da peça, que participou do histórico desfile, com o coreógrafo de comissão de frente Patrick Carvalho. É forte a memória daquele carnaval. “Jamais esqueci a cena em que nós, os mendigos, arrancávamos o plástico preto (desfile das campeãs) que cobria a réplica da estátua do Cristo Redentor, um Cristo mendigo, que havia sido censurado pela Igreja e execrado pela mídia. Durante o desfile, a gente foi arrancando aquele plástico, desvelando aquele Cristo, provocando uma comoção. Essa memória me veio conversando com meu amigo Patrick, sobre Laíla e Beija-Flor. Fui percebendo que havia ali um espetáculo. Resolvi, então, levar para o palco aquela memória tão viva dentro de nós, aquele desfile que foi um divisor de águas. Levar para o palco atores e músicos com o candomblé na veia, levar o luxo e o lixo, arrancando o plástico da censura e pedindo para que o Cristo Oxalá – assim o chamo – continue olhando por nós, pelos que sofrem injúria racial e com o racismo estrutural, pelas mães negras que perdem seus filhos, pelas crianças negras que morrem diariamente; por todos nós, negros, macumbeiros, gays, indígenas, todos os diminuídos pela sociedade brasileira. Que olhe por nossa cultura, por nossos artistas. E que esse espetáculo abençoe todos nós”, exalta Édio.

O polêmico enredo – que sacudiu a sociedade com um profundo debate sobre a secular questão da desigualdade social no país – tinha por trás os incríveis Joãosinho Trinta e Laíla. Geniais e geniosos, os dois construíram uma trajetória de produção criativa e campeã, e uma relação pessoal repleta de admiração recíproca, de um lado, e de conflitos e embates entre temperamentos e vaidades, de outro.

O texto é assinado por Márcia Santos. Ela observou que, este ano, uma escola de samba vencera o carnaval carioca levando para a avenida os diversos aspectos de Exu, arquétipo e entidade da religiosidade africana, confirmando a importância do carnaval na desconstrução de preconceitos, na formação de conhecimento e na divulgação de valores históricos. “Joãosinho e Laíla são, com certeza, dois dos responsáveis pela construção do espaço de transgressão e de irreverência que tem a arte, essa poderosa ferramenta social e política”, explica Márcia, cujo texto vai mostrar traços da personalidade de Joãosinho e Laíla, assim como os bastidores do desenvolvimento de um desfile, figuras e elementos do universo carnavalesco. “Minha sensação é de que, em sincronia com o tempo, nossa montagem chega na hora certa e crava, no seio da zona sul carioca, um pouco da história do carnaval e da comunidade de Nilópolis”, conclui a autora.

Em cena, Wanderley Gomes e Cridemar Aquino dão vida a Joãosinho e Laíla, respectivamente; enquanto Ana Paula Black e Milton Filho desdobram-se em diversos papéis. Junto com os três músicos em cena – Fábio D’Lélis (percussão), Leo Antunes (cavaquinho) e Marlon Jr (violão) – o elenco conta a história daquele desfile e seus personagens e leva ao público um pouco da dinâmica dos bastidores do carnaval, a rotina dos barracões, os sambas de enredo e as figuras que compõem esse universo.

A montagem propõe render sua homenagem ao samba e a essas relevantes figuras do carnaval carioca, cujas vidas fazem parte da história da cidade do Rio de Janeiro e, em extensão, da história do país, dada a importância deste patrimônio cultural popular e histórico que é o carnaval do Rio de Janeiro, além de percorrer por acontecimentos de grande comoção midiática entre os anos de 1989 e 1990. Oito sambas enredo costuram a cronologia do espetáculo.

 

SINOPSE

O espetáculo foca em conflitos, tendo como recorte temporal o processo de criação do desfile “Ratos e urubus” e os acontecimentos dele decorrentes, buscando jogar luz nos temperamentos, visões de mundo e de vida de cada um dos artistas.

O elenco conta a história daquele desfile e seus personagens e leva ao público um pouco da dinâmica dos bastidores do carnaval, a rotina dos barracões, os sambas de enredo e as figuras que compõem esse universo.

 

FICHA TÉCNICA

Elenco:

Wanderley Gomes – Joãosinho Trinta

Cridemar Aquino – Laíla

Ana Paula Black – Rosangela, Mendiga, Tia Eulália, Repórter

Milton Filho – Cosme, Jackson, Adécio Alves

Fábio D Lélis – Jenilson, Hamiltinho Correa.

 

Músicos:

Fábio D’Lélis (percussão)

Leo Antunes (cavaquinho)

Marlon Jr (violão)

Léo Antunes- Cavaquinho, Viriato.

Felipe D Lélis – Mestre de Bateria Didico/ Percussão

Marlon Julio – Violão 7 Cordas / Dadá

Juliane Procópio/ Percussão

Fernandes Martins/ Percussão

Marquinhos / Percussão

Assistente de Musical – Marlon Julio

Mestre de Bateria – Felipe D Lélis

 

Texto – Márcia Santos

Idealização e direção – Édio Nunes

Direção musical – Marcelo Alonso Neves

Cenário e figurinos – Wanderley Gomes

Iluminação – Valdeci Correa

Ass. geral e produção executiva – Leandro Melo

Programação visual – Marcos Acher

Assessoria de imprensa – Alessandra Costa

Redes sociais – Fernanda Portela

Apoio: G.R.E.S. Beija Flor de Nilópolis

 

Serviço

Joãosinho & Laíla: Ratos e Urubus, larguem minha fantasia

De 9 de junho a 3 de julho de 2022

De quinta a domingo – Horário: 19h

Local: Arena do Sesc Copacabana

Ingressos: R$ 7,50 (associado do Sesc), R$ 15 (meia-entrada), R$ 30 (inteira)

Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Informações: (21) 2547-0156

Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a sexta, das 9h às 20h; e sábados, domingos e feriados, das 13h às 20h

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 75 minutos

 

-Alessandra Costa-

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Espetáculo Joãozinho e Laíla – Foto de Capa: Claudia Ribeiro
@ Portal AL 2.0.2.2
Tags: CopacabanaCovid-19CulturaFamososLiteraturaRio de janeiroTeatro
Previous Post

Priscilla Alcantara estreia show que conta sua trajetória e celebra novo momento

Next Post

Governo realiza cerimônia de lançamento do novo edital “Arraiá Cultural RJ”

Related Posts

Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)
Notícias

Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)

maio 13, 2025
Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio
Notícias

Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio

maio 13, 2025
Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”
Notícias

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”

maio 13, 2025
FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!
Notícias

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

maio 12, 2025
Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!
Notícias

Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!

maio 12, 2025
Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira
Notícias

Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira

maio 12, 2025

Recommended

Inspirado nas bonecas LOL, musical “Surprise – A Casa de Brinquedo” em curtíssima temporada

Inspirado nas bonecas LOL, musical “Surprise – A Casa de Brinquedo” em curtíssima temporada

março 27, 2023
Philips é uma das patrocinadoras da Arena de Espetáculos no Rock in Rio Brasil 2022

Philips é uma das patrocinadoras da Arena de Espetáculos no Rock in Rio Brasil 2022

abril 14, 2022

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    318 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    335 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO