O Babalawô Ivanir dos Santos em solo amazonense, viajou a convite do Boi Garantido, para o Festival de Parintins – umas das maiores festas folclóricas do mundo, acontece nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho. Este ano, O BOI GARANTIDO se apresenta com 2 toadas (músicas) de temática negra, terão representação no espetáculo: AS CORES DA FÉ (contra a intolerância religiosa, com música de Marcos Moura, Enéas Dias e João Kenedy – conhecido como Baiás) e CONSCIÊNCIA NEGRA (dos compositor Paulinho Du Sagrado).
Veja também: Maravilhosa! Musa do Paraná é segunda finalista do Musa do Brasileirão Diamond Brazil
Trás como tema o “Auto da Resistência Cultural”, que norteará 3 grandes espetáculos que serão apresentados no “Bumbódromo”. Momento em que destacaram as diferentes formas de resistências do povo, em especial dos indígenas e dos negros.
Pela primeira vez na história do festival de Parintins, o tema da apresentação é sobre as negritudes e intolerância religiosa. Segundo informações do Marcos Moura, coordenador cultural do Boi Garantido “A equipe chegou até o professor Ivanir por meio de uma grande pesquisa sobre atividades negras e líderes religiosos”.
Confira: Shayene Cesário investe em técnicas maquiagem, “Quero me profissionalizar!”
Ivanir esteve na Cidade Garantido, na Estrada Odovaldo Novo, no Bairro de João Novo, onde acontecem os ensaios e elaboração das alegorias e fantasias da festa. Foi apresentado à nação vermelha e branca (cores do grupo), para cerda de 1000 pessoas. Explicou sobre a importância de lutar contra a intolerância religiosa e parabenizou o Garantido pelo tema do festival 2018.
Com dia corrido, participando ainda de roda de conversa, diálogo com lideranças religiosas locais, organizada pelo Instituto Cultural Ajuri. Aproveitou para conhecer a beleza do local, visitou a Igreja Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins e a feira de artesanato de artistas parintinenes, no Salão Paroquial da Catedral, ambas no Centro. E claro, conheceu a gastronomia local, apreciou o tambaqui, peixe típico amazônico
Dê uma olhadinha: Ana Paula Evangelista participa de juri para rainha de bateria em Londres, “Pra mim foi uma hora”
Na tarde de quinta, na coletiva de imprensa, justificou sua participação no desfile do “Autor da Resistência Cultural – É um dos lideres na América Latina do movimento contra intolerância religiosa”, que acontece hoje, sexta, a partir da 21h. Mas a grande surpresa dessa edição ficará por conta da homenagem que receberá na arena.
“Eu estou imensamente lisonjeado pelo convite do grupo Garantindo e pela homenagem que estão me prestando no evento. A troca inter estadual é totalmente brasileira é a grande marca do Garantido”
atestou Ivanir.
TAGS: Feitiço do Rio faz festejo junino regado de samba e feijoada Fábio Batista é o novo coreógrafo da Imperatriz Dhiego Gervazoni assume departamento social da Unidos de Bangu Neguim produz nova música Dia Mundial do Orgulho LGBT Culturas Africanas Horóscopo Carnavalesco Dicas de Moda Movimento cultural hip hop Torcida A Majestade do Samba comemora um ano Jaula das Gostosudas em Malhação-Vidas Brasileiras Renascer de Jacarepaguá confirma Diego Nicolau como intérprete
– Rozangela Silva –
Assessoria de imprensa