Recentemente alguns artistas globais passaram por momentos muito difíceis e uma delas ate falou em se afastar das redes sociais, mais não conseguia porque dizia ter virado refém dessas redes.
A terapeuta comportamental Andrèa Murgel, comunicadora formada pela PUC e pós-graduada em coaching para Análise Comportamental, escritora do livro Mariposa Azul, faz um alerta sobre o vício nas redes sociais e principalmente na vida de famosos.
Este caso especialmente chamou a sua atenção pelo poder de alcance além das mídias sociais. “As pessoas já não bastam só dar opinião ou compartilhar, elas se viciaram em ler comentários e julgá-los quase que de forma destrutiva dentro de uma rede que é interminável.
A terapeuta alerta sobre sinais de que mais pessoas estão viciadas e vivendo cada vez mais em um mundo paralelo, confundindo realidade e vida virtual. É quase como se fossem personagens criados para serem perfeitos e isso não é vida real. É como se não ser seguido de volta ou não receber um like fosse uma rejeição.”Você não é amado” por alguém que de fato você nem conhece, isso ta fora da realidade.Prejudicando também, os adolescentes que se deprimem e pensam muitas vezes em suicídio por não serem aceitos,ou populares, ou não se encaixarem no perfil quase que obrigatório criado por eles nas redes.
É cada vez mais comum pessoas, famosos e pais de adolescentes, procurarem ajuda. Eles não entendem, porque sentem solidão ou mesmo porque estão deprimidos se estão cercados por milhões de likes e followers. É quase inconcebível se imaginar no meio de tantas pessoas virtuais e se sentir só e vazio. “As redes sociais deram vozes para aqueles que não tinham voz, os julgamentos são cada vez mais indisciplinados, duros e sem medos”.
Andrea criou algumas sugestões para que você detecte se precisa ou não de um detox virtual:
1. Esqueça o celular pelo maior tempo possível , e tente fazer algo no mundo real com mais foco, observação, troca e conversas reais com as pessoas.
Depois,escreva tudo o que você sentiu nestas horas, e volte a suas origens;
2. Ao contrário de mandar uma mensagem ligue para uma pessoa amiga e tente estabelecer um diálogo sobre seu cotidiano ao menos 1 vez ao dia;
3. Estabeleça limites dentro de sua casa com seus pais, irmãos e outros. Faça uma refeição sem levar o telefone para a mesa; Sinta-se respeitado nesse momento veja como è bom uma boa conversa com quem te ama de verdade, sua família.
4. Dar um like significa apenas gostar do que viu, não faça para agradar ou retribuir, seja autêntico.
5. Inconscientemente você está criando uma bolha, porque tem a falsa sensação de estar sempre conectado, então se desconecte e reflita sobre como seria sua vida com muito menos preocupação sem tudo isso.
Não é difícil mudar algumas regras quando estamos falando de seres humanos e não seres virtuais.
Andréa Murgel – Analista Comportamental e terapeuta integrativa
Foi em A MARIPOSA AZUL que Andrea Murgel encontrou o significado da palavra “renascimento” em suas diversas facetas. No auge da sua satisfação pessoal, profissional e afetiva, em uma armadilha do destino, a bem-sucedida empresária perdeu Eduardo, seu filho de 21 anos, e viu todo o seu mundo desmoronar. Precisou encontrar um caminho para redescobrir o sentido da própria vida e assim conheceu aos poucos suas missões e transformações pessoais.
Com muita resiliência,amor e luz vem se doando para ajuda pessoal e transformadora na vida de muitas pessoas. Andrèa é um símbolo de força, auto conhecimento, guerreira e vencedora em tudo o que se propôs a realizar. O caminho foi muito longo mas aí esta ela voando mundo afora com seu livro A Mariposa Azul, com um lindo consultório que trata o loto e também se foca na mudança das pessoas através da pós graduação em análise comportamental.
Andrèa consegue transformar a vida de seus pacientes através de técnicas integradas onde eles aprendem a se amar primeiro, a ter auto-estima a saberem quem são de verdade. Também atende online. Muito respeitada e querida nas redes sociais por sua autenticidade e mensagens de amor ao mundo.