Veja abaixo a NOTA DE CONDOLÊNCIAS de Ivanir dos Santos, devido ao falecimento de Marco Romão

Falecimento

O dia chuvoso e cinzento dessa manhã de terça-feira, dia 4 de setembro, expressou significativamente a dor e a saudade que nos acometeu após a triste notícia do falecimento do nosso grande amigo e singular companheiro, Marco Romão. Formado em sociologia e com ampla atuação da área do jornalismo, sua segunda formação. Romão sempre foi ativo e implacável na luta antirracismo e um árduo defensor dos direitos humanos e das minorias representativas. Lutas essas que reverberaram nas marchas contra o racismo e a falsa abolição, na década de 1980, e ajudou a fortalecer as ações negras através do Instituto Pesquisa das Culturas Negras (IPCN) e da Imprensa Livre.

Veja também: Feriado! Sexta-feira, 7 de setembro: O Samba Brilha faz tributo ao cantor Bezerra da Silva

Mesmo residindo fora do Brasil, nosso companheiro, Romão, nunca deixou de debruçar seus olhos apurados e afiados sobre a situação de vulnerabilidade e marginalização social das comunidades negras ocasionadas pela política do racismo estrutural. De volta ao Brasil, especificamente para sua cidade natal, Niterói, o “mano” Romão usou sua a voz para fazer ecoar, através da rádio Mamaterra, todas as formas de arbitrariedades contra as comunidades negras.

Nunca, em nossas lutas podemos esquecer da sua fala potente e potencializadora, que foi capaz de estremecer e evidenciar o quão urgente é o fortalecimento e unificação das nossas lutas negras cotidianas contra todos os processos de discriminação. Me recordo que certa vez, li em uma das suas publicações a seguinte frase “Milhares de jovens negros mortos à bala todos os anos, militarização dos bairros pobres que viraram guetos e discursos no parlamento, que repetem a velha cantilena que a culpa da crise são as migalhas dadas aos negros e aos índios”. Uma análise “simples”, mas muito contundente, que nesse momento de luto recordo e me faz ter a mais absoluta certeza de que Òrun recebeu uma das pessoas mais singulares do Aiyê. Romão não nos deixou! Apenas foi para casa se transformar em forças potencializadoras para o rejuvenescimento das nossas lutas.

Vale a pena ver de novo: Tá dominado! UPM escolhe o samba do Carnaval 2019

Confesso, que agora, bem agorinha. Vi o dia cinzento abrir com a força do sol e irradiar dos as nossa esperanças…na certeza que seu legado jamais esquecido.

Ivanir dos Santos

 

TAGS: Lívia Andrade é a nova musa da Paraíso do Tuiuti  2ª Caminhada da Diversidade Religiosa da Zona Oeste  Cinco sambas disputam a vaga na final da Estácio  Anderson Lopes levará o segundo Troféu Destaques do Carnaval 2018  Horóscopo Carnavalesco – semana de 3 a 9/09  Bermuda Jeans Destroyed continua em alta para 2019 Leandro Casanova lança “Quando Ela Sai Pra Beber”  Nayra Cezari é confirmada Rainha do Bloco das Divas  Hugo Silva retorna a nata dos Destaques do Carnaval Carioca  Viviane Bordin anuncia Diamond Brazil nos EUA e Europa  Pipa Brasey, brilhou no Notting Hill Carnival  Famosos prestigiam lançamento de marca de roupa  Ivanir dos Santos participa do programa “Taí para todos”  Ana Paula Evangelista brilha como rainha em Londres Acadêmicos do Tucuruvi anuncia Cintia Mello como nova Rainha de Bateria  Exclusiva sobre Acadêmicos da Rocinha   

 

– Rozangela Silva – 

Diretora

Comentários estão fechados.