AO Carnaval Rio 2020 foi de expectativas superadas, com mais de 2.1 milhões de turistas na cidade, com mais de 10 milhões de pessoas circulando durante o carnaval, maior número de navios internacionais dos últimos 20 anos atracando no Píer Mauá, ocupação hoteleira em quase 100%, R$ 4 bilhões em movimentação econômica e um número recorde de dias de folia. Em janeiro, pesquisas de sites de busca de viagens, como Voopter e Kayak, apontavam que o Rio era o destino número 1 para o período do carnaval. Agora, com todos esses números, fica claro que o Rio continua sendo a escolha de turistas nacionais e estrangeiros para o período.
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“Fizemos história para o carnaval da nossa cidade, para o nosso povo e para os nossos turistas. Investimos onde a Prefeitura acredita que deve investir. Retiramos o investimento do carnaval que cobra ingressos e investimos no carnaval do povo, que vai à estrada Intendente Magalhães conferir a arte que aquelas escolas têm a mostrar. É ali, são nos blocos, é nos tradicionais bailes da Cinelândia e na Avenida Chile, nos coretos e nos diversos bailes populares espalhados por toda a cidade que está a essência da festa carioca. Parabéns a toda a Prefeitura do Rio e a todos que participaram do carnaval da nossa linda cidade”, comemorou o prefeito Marcelo Crivella.
“O carnaval que acabamos de entregar confirma a capacidade que temos em fazer um evento tão complexo e tão grandioso. Acho que só o Rio tem isso e acho que só o carioca é capaz de receber mais de dois milhões de turistas num período tão curto de tempo. Estamos diante de um grande sucesso! Este foi, sem dúvidas, não só o maior como o melhor carnaval de todos os tempos. Os números comprovam a preferência dos turistas pela nossa cidade. E somos gratos a isso. Trabalhamos muito para recebê-los bem e entendemos a importância do turismo para o Rio. A movimentação na economia local e o retorno financeiro para a cidade confirmam que o turismo é o negócio do nosso Rio de Janeiro”, afirmou Marcelo Alves, presidente da Riotur.
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A Riotur este ano investiu em três pesquisas: Sambódromo, blocos de rua e quatro unidades dos postos de informações turísticas (Galeão, Copacabana, Santos Dumont e Rodoviária Novo Rio), foram os locais onde as pesquisas foram aplicadas. Com as pesquisas, a Riotur consegue traçar o perfil do visitante e morador que curtiu o Carnaval Rio 2020 e, também, saber a avaliação e recomendação com relação à cidade.
RIO É APROVADO POR TURISTAS
Dados da pesquisa A Riotur realizou uma pesquisa nos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, de setores com preços não populares, entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Do total, 12,4% eram turistas estrangeiros; 55,6% turistas nacionais; 32% moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro. O público, 55,6% do gênero masculino e 44,4% do feminino, tem, a maioria, entre 32 e 38 anos (22,1%).
Dentre os estrangeiros, lideraram os argentinos (19,2%), os norte-americanos (17,3%) e os ingleses (9,6%). Uma característica do viajante estrangeiro é que 44,6% viaja com amigos; 26,8% com a família; 12,5% sozinho e 16,1% com companheiro (a). A divisão por modal de chegada fica em 93,1% (avião), 3,4% (navio), 1,8% (carro) e 1,7% (ônibus). Já quanto a hospedagem: 44,6% fica em hotel; 16,1% fica em casa ou apartamento alugado; 12,5% fica em casa de parentes; 8,9% fica em apart hotel/flat; 7,1% fica em AirBnb; 5,4% em outros locais; 3,6% em albergue e 1,8% em pousada. A permanência na cidade é em 12,2 dias em média. A pesquisa revela que, entre os turistas estrangeiros, 92,9% considera que a visita correspondeu ou superou a expectativa; 97,2% recomendaria a alguém que conhecesse a cidade do Rio; 92,9% pretende retornar à cidade.
No ranking brasileiro, os turistas de São Paulo são maioria com 31,7%. Rio Grande do Sul vem em seguida com 9,7% e Minas Gerais com 9%. Desse total, 38,3% viaja com os amigos; 37,3% com a família; 11,9% sozinho; 11,4% com companheiro (a) e 1% com excursão. A divisão por modal fica em 78,1% (avião), 10,9% (carro), 9% (ônibus) e 2% (van). Quanto a hospedagem: 46,5% fica em hotel; 19,4% fica em casa ou apartamento alugado; 15,3% fica em casa de parentes; 6,9% fica em outro local; 6,3% fica em AirBnb; 4,9% em apart hotel/flat e 0,7% em albergue. A permanência na cidade é de 7,5 dias em média. A pesquisa revela que, entre os turistas nacionais, 92,4% considera que a visita correspondeu ou superou a expectativa; 96,4% recomendaria a alguém que conhecesse a cidade do Rio; 98,6% pretende retornar à cidade.
A Riotur também realizou uma pesquisa nos blocos de rua, apurando que 0,9% do público presente nos cortejos eram turistas estrangeiros, 14,4% turistas nacionais e 84,7% cariocas. Entre os turistas estrangeiros, 75% eram mulheres de 32 a 38 anos vindas do Chile, Inglaterra, Portugal e Espanha, 25% cada. Já o perfil dos turistas nacionais, também majoritariamente formado por mulheres (54,1%), de 32 a 38 anos, mostra que ele vêm 70,6% da região sudeste, 18% do sul, 6,5% do centro oeste e 6,5% do nordeste. A média de permanência na cidade é de 6,4 dias.
OCUPAÇÃO HOTELEIRA
De acordo com a última pesquisa divulgada pela Hotéis Rio, a ocupação hoteleira da cidade ficou na média de 93%, tendo regiões chegado a quase 100%. O Che Lagarto Hostel e CLH Suites, por exemplo, atingiram 100% de quartos ocupados com boa tarifa.
O SindRio, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio, diz que teve um incremento no crescimento de faturamento para o período de carnaval de 5%, podendo chegar a 15% nos estabelecimento da orla, em relação ao ano anterior, tudo isso impulsionado pelos turistas.
Entre os dias 22 a 25 de fevereiro, a média da ocupação hoteleira na cidade atingiu 93%. Algumas regiões chegaram perto dos 100%, como Flamengo/Botafogo com 98%; Leme/Copacabana com 97% e Ipanema/Leblon com 96%. A região do Centro bateu 92% e São Conrado/Barra 87%.
As mesmas regiões, quando comparadas com o mesmo período no ano passado, tiveram Flamengo/Botafogo com 98%; Leme/Copacabana com 90% e Ipanema/Leblon com 95%. A região do Centro teve 88% e São Conrado/Barra com 89%. A média, portanto, havia sido de 90,66%.
TURISMO É A SOLUÇÃO
O Rio de Janeiro recebeu a melhor temporada de navios internacionais dos últimos 20 anos. De outubro de 2019 até abril de 2020 serão, no total, 112 atracações, 37 navios, sendo 27 internacionais e 10 nacionais. Oito deles estão vindo ao Rio de Janeiro pela primeira vez. Na última temporada (2018/2019), o Píer Mauá recebeu 100 atracações, com a média de 380 mil turistas, entre passageiros e tripulantes. Para esta temporada, houve um aumento de 12 atracações e 10 navios. Com isso, a previsão de turistas no embarque, desembarque e trânsito passou de 380 mil para 425 mil, o que representa um aumento de 12% em relação à temporada anterior. O número de navios internacionais também aumentou passando de 19 para 27. Na sexta e sábado pós-carnaval (28 e 29 de fevereiro), o Píer Mauá recebeu os navios Sovereign e MSC Fantasia, respectivamente, que, juntos, trouxeram 10 mil turistas.
A Riotur ouviu os turistas em unidades dos postos de informações da empresa de turismo na cidade (Aeroporto Santos Dumont, Aeroporto do Galeão, Rodoviária e Praia de Copacabana). Entre os estrangeiros, a permanência média na cidade é de 7 dias e gasto durante a estada de R$ 4.066,67, divididos por duas pessoas. Com idades principalmente entre 32 e 40 anos, os estrangeiros são argentinos, seguidos dos franceses, chilenos, alemães e norte-americanos, para citar alguns. Já entre os turistas nacionais, a permanência média é de 6 dias, com gasto de R$ 3.033,33, divididos por 3 pessoas. Com faixa etária semelhante a dos estrangeiros, os turistas nacionais vêm de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, citando apenas alguns.
TURISTAS EM SOLO CARIOCA
No Carnaval Rio 2020, o aeroporto Santos Dumont registrou um crescimento de 54% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a Rodoviária Novo Rio constatou a chegada de 520 mil pessoas em 18 mil ônibus, sendo 5520 extras. Os números confirmam a alta do turismo no Rio. E essa constatação é desde o réveillon, que recebeu 1.7 milhão de turistas e que, agora, os números dos equipamentos turísticos da cidade ratificam. Em relação ao mesmo período de 2019, o Trem do Corcovado apontou um aumento de 12%; o Pão de Açúcar, um aumento de 3%; o CCBB, somente em janeiro deste ano, recebeu cerca de 600 mil pessoas; o Museu do Amanhã recebeu, só em janeiro de 2020, mais de 100 mil pessoas. Em 2019, o museu recebeu cerca de 800 mil pessoas, 9% a mais que em 2018. O AquaRio já contabiliza mais de 3,4 milhões de visitantes desde sua inauguração no fim de 2016. O Museu de Arte do Rio já contabiliza mais de 3 milhões de visitantes desde sua inauguração. A RioStar, novo ponto turístico da cidade, inaugurado no fim de 2019, já recebeu mais de 200 mil visitantes, média de 3 mil pessoas por dia.
SAMBÓDROMO
Levando em consideração a readequação da capacidade do Sambódromo, foram vendidos os 61 mil ingressos autorizados para a venda nos dias de desfile do Grupo Especial, que aconteceram no domingo (23), segunda (24) e sábado das campeãs (29). Já para os desfiles da Série A, cerca de 75 mil pessoas assistiram os desfiles que ocorreram na sexta (21) e no sábado (22). Além disso, 300 ingressos foram distribuídos para o setor dedicado à pessoa com deficiência por dia, sendo 150 para deficientes e 150 para acompanhantes. Sem contar as 15 mil pessoas que foram prestigiar os desfiles das escolas mirins com entrada gratuita na terça de carnaval.
A obra grandiosa para melhoria da infraestrutura, iluminação e segurança foi orçada em R$ 8,1 milhões e teve o investimento do Ministério do Turismo. Todo o processo aconteceu dentro do cronograma estabelecido pelo Ministério Público e homologado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, tendo todas as exigências devidamente cumpridas. Foram três meses de trabalho envolvendo cerca de 200 funcionários de três empresas públicas da Prefeitura do Rio – Riotur, Rioluz e RioUrbe.
A pesquisa da Riotur feita com espectadores dos desfiles da Sapucaí apontou que a maioria aprovou as obras realizadas no equipamento. A nota, entre os turistas nacionais, foi de 7,4 e 56,5% avaliaram a reforma, sendo que 43,9% considerou como boa reforma e 22% como ótima. Já entre os estrangeiros, a nota foi de 8,4. 60,7% visitaram o Sambódromo pela primeira vez e 32,2% avaliaram a reforma, sendo que 55,5% avaliou como boa a reforma e 38,9% como ótima. Para os moradores da região metropolitana do Rio, a nota foi de 7,6. 75,8% avaliou a reforma, sendo que 38,7% avaliou considerou como boa reforma e 28,3% como ótima.
CARNAVAL DE RUA
As ruas da cidade ficaram repletas de foliões durante os 50 dias de folia. Cerca de 7 milhões de pessoas aproveitaram os desfiles em todas as zonas da cidade. O Carnaval de Rua, que começou com organização por meio de um sistema de inscrição completamente online e pela aproximação do poder público com as associações de moradores, foi marcado também pelo grande público nos blocos e pelo ordenamento nas ruas com um grande operação de órgãos municipais.
Abaixo alguns destaques de público.
Fervo da LUD – 1 milhão
Cordão do Bola Preta – 630 mil
Bangaladumenga – 500 mil
Areia do Leblon – 385 mil
Bloco da Anitta – 370 mil
Sargento Pimenta – 340 mil
Bloco da Preta – 320 mil
Simpatia É Quase Amor – 320 mil
Monobloco – 145 mil
Banda de Ipanema – 130 mil
Carnaval Square – 120 mil
Carrossel de Emoções – 115 mil
Chora Me Liga – 110 mil
INTENDENTE MAGALHÃES
Na Intendente Magalhães, cerca de 50 desfiles entre escolas de samba e blocos de enredo totalizaram 160 mil pessoas. O Carnaval do Povo recebeu repasses da Prefeitura do Rio no valor de R$ 3 milhões para as seis agremiações filiadas oficialmente à LIESB.
No sábado (22), mesmo com a chuva, cerca de 15 mil pessoas se reuniram para assistir os desfiles dos Blocos de Enredo dos Grupos B e C. Na segunda (24), cerca de 35 mil pessoas assistiram as escolas que desfilaram em Campinho. No domingo (23), o público presente também foi de cerca de 35 mil pessoas. Na terça (25), noite especial na Intendente, afinal a escola campeã retorna à Marquês de Sapucaí no ano seguinte para Série A, o público bateu recorde com 40 mil pessoas. No sábado (29), as campeãs desfilaram novamente assim como ocorreu na Sapucaí. Mesmo debaixo de chuva, 15 mil pessoas prestigiaram as escolas campeãs.
CINELÂNDIA, AVENIDA CHILE E CORETOS
Desde 1990, a Riotur promove também o Baile da Cinelândia, um dos mais tradicionais eventos do Carnaval de rua da cidade. Em quatro dias de baile, a praça Floriano recebeu 42 mil pessoas, sendo terça-feira (25) o dia mais cheio com 18 mil foliões.
O Centro do Rio também recebeu os Blocos de Embalo e Blocos de Enredo do Grupo I que desfilaram na Avenida Chile do sábado de carnaval (22/2) até a terça-feira (25/2), referenciando o carnaval nos moldes antigos, e recebeu 38 mil pessoas, sendo segunda-feira o dia mais cheio com 12 mil foliões.
Além disso, três coretos localizados em Pedra de Guaratiba, Magalhães Bastos e Senador Camará animaram 1800 foliões em três dias de folia.
TERREIRÃO DO SAMBA
O Terreirão do Samba, na Praça XI, foi reaberto com shows de grandes artistas durante o Carnaval Rio 2020. Durante oito dias de festas, durante e após o carnaval, o espaço recebeu mais de 28 mil pessoas em oito dias de shows.
Vale lembrar que o local estava sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e, em 3 de outubro de 2019, voltou à administração da Riotur. Para o Carnaval, uma seleção pública garantiu a operação do local para uma empresa privada mantendo uma programação ativa no período. Após o carnaval será dada continuidade ao projeto de transformação do Terreirão do Samba em um centro cultural destinado ao samba com investimento da iniciativa privada.
CARNAVAL NAS REDES DA RIOTUR
No Carnaval Rio 2020, a equipe da Riotur realizou uma ampla cobertura nas redes sociais. Diversos eventos foram acompanhados de perto e disponibilizados em tempo real no Twitter, Facebook, Instagram. Além disso, no banco de imagens da Riotur, no Flickr, há milhares de imagens da cobertura do Maior Espetáculo da Terra, que inclui blocos de rua em diferentes áreas da cidade, desfiles na Marquês de Sapucaí e na Arena Intendente Magalhães, baile da Cinelândia.
No Facebook tivemos um total de 94 posts com um alcance de 276.865 pessoas. Já no Instagram, apenas no Feed, foram 72 posts com um alcance de 603.232 e 664.026 impressões. Publicamos ainda 343 stories no Instagram, que, juntos, totalizaram 411.807 visualizações. No Twitter foram 203 postagens e um total de 585.664 impressões. Quanto às fotos no Flickr, disponibilizamos 5.513 imagens que contaram com 9.293 em 36 álbuns. Em relação ao Carnaval 2019, houve um crescimento de 14% nas redes da Riotur.
A hashtag #vemprorio, usada para a divulgação da nossa Cidade Maravilhosa, é um grande sucesso. Durante o período de 12 de janeiro a 1º de março, a tag totalizou um alcance de 3.529.401 no Twitter; foram 5.226 interações. A geração de likes provenientes da hashtag é de 4.541. No Instagram, a tag já possui mais de 159 mil publicações de usuários.
OPERAÇÃO DE CARNAVAL
A Secretaria de Eventos atuou em todos os blocos, megablocos, palcos de carnaval de rua (ao todo 77, em vários bairros da cidade), além do Sambódromo e da Intendente Magalhães, sendo responsável pela integração dos órgãos municipais e estaduais envolvidos na Operação de Carnaval.
Durante todo o mês de fevereiro foram realizadas cerca de 50 reuniões de planejamento, onde eram feitas análises bloco a bloco. Pela primeira vez foi montado o Comitê Operacional de Carnaval, o COCAR, na sala de crise do COR, nos moldes da Copa do Mundo e da Olimpíada. Era lá que as principais decisões eram tomadas, pois os integrantes acompanhavam em tempo real as imagens dos blocos, transmitidas através das câmeras da CET-Rio, do mochilink e de dois drones.
“Sem dúvida, o grande destaque deste carnaval foi a integração de todos os órgãos, que planejaram suas ações e seguiram tudo o que foi conversado nas reuniões, entregando um carnaval alegre, organizado e, principalmente, seguro para cariocas e turistas. Posso dizer, sem sombra de dúvidas, de que o Carnaval 2020 foi o maior da história”, afirmou Felipe Michel, secretário de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos.
Outra novidade foram as 24 barreiras de segurança instaladas nos megablocos do Centro. Em cada uma delas, PMs e Guardas Municipais atuavam, impedindo a entrada de ambulantes não autorizados, garrafas de vidro e outros objetos proibidos.
Duzentos e cinquenta idosos que se inscreveram no programa Empregabilidade trabalharam durante o carnaval, nos camarotes do Sambódromo e em outros eventos. Blocos não autorizados A Secretaria de Eventos acompanhou todos os blocos não autorizados que desfilaram pela cidade, fazendo registros e levantando os dados dos organizadores. Do dia 21 até o dia 25 de fevereiro, foram contabilizados 163.
MAIS NÚMEROS DE OUTRAS FRENTES DE TRABALHO
O carnaval foi um sucesso também na atuação da Prefeitura em outros segmentos da festa. Confira o balanço de cada órgão municipal que trabalhou durante a folia:
COMLURB
Foram 709 toneladas de lixo recolhidas em todo o carnaval: 332,5 toneladas nos seis dias de desfiles na Marquês de Sapucaí; 119,4 toneladas nos blocos; 81,4 toneladas nos desfiles da Intendente Magalhães; e 176 toneladas nos bailes populares em ruas de diversos bairros (Cacuia, na Ilha do Governador, Dias da Cruz, no Méier, Largo do Bicão, na Vila da Penha, e República do Chile, no Centro).
Do total de resíduos retirados do Sambódromo, 258,1 toneladas foram na parte interna e 62,8 toneladas na parte externa e no entorno, incluindo Terreirão do Samba, com 11,6 toneladas de materiais potencialmente recicláveis, que serão entregues a cooperativas de catadores credenciadas. A equipe operacional trabalhou com até 655 garis por dia, 1000 contêineres e 60 veículos, dentro e fora da Passarela do Samba. Nos blocos, foram utilizados até 1.180 garis por dia, 3.800 contêineres e 57 caminhões. Nos 77 bailes populares, durante os quatro dias de carnaval, até 450 garis fizeram o serviço diariamente, com colocação de 250 contêineres. Já na Intendente Magalhães atuaram, desde o início da Folia de Momo, 60 garis/dia, com 70 contêineres e 20 veículos.
Em relação a multas, desde o pré-carnaval foram aplicadas 1.114. A maioria delas (1.050) para pessoas flagradas urinando em via pública (R$ 607,54 cada), e outras 64 por descarte de pequenos resíduos jogados no chão (R$ 221,75 cada).
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez mais de 2,5 mil atendimentos em 50 dias de folia na Sapucaí e nos blocos de rua. Durante as seis noites de desfiles na Marquês de Sapucaí e a apuração dos resultados na quarta-feira de cinzas, os postos médicos da SMS atenderam 1.812 pessoas , com 89 remoções de pacientes para unidades da rede pública. O posto de vacinação contra o sarampo, montado no setor 7, uma novidade na Sapucaí este ano, vacinou 907 pessoas nas quatro noites de funcionamento. Nos blocos, os postos da SMS somaram 849 atendimentos nos 50 dias de carnaval, com 120 remoções.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Durante toda a Operação Carnaval, de 8 de janeiro à madrugada de domingo, 1º de março, a Vigilância Sanitária municipal fez quase duas mil inspeções (1.985), aplicou 732 infrações, coletou 181 amostras de alimentos para análise e emitiu 846 licenças para eventos (347 delas para a Sapucaí). Em relação a atividades educativas, foram cerca de 15 mil interações, com a distribuição de 12 mil folhetos, mais de 5 mil nas prévias e quase 7 mil no estande no Setor 7 do Sambódromo.
Na primeira fase da operação, até 20 de fevereiro, as equipes percorreram cerca de 20 bairros e fiscalizaram 21 blocos e 1.554 estabelecimentos (bares, hotéis, restaurantes, estúdios de tatuagem, salões de beleza e outros). Foram aplicadas 585 multas (a maioria, por falta de higiene e ausência de licença sanitária), emitidas 448 intimações e feitas 49 interdições, além de 116 coletas de alimentos para análise. A partir de 21 de fevereiro, o trabalho dos fiscais foi concentrado na área do Sambódromo e em mais 84 blocos, com 431 inspeções, que resultaram em 135 infrações.
SEOP
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) fez 80 ações integradas de ordenamento em pontos de folia (megablocos e Sambódromo), além das ações da Guarda Municipal. Cada uma contou com 20 a 40 agentes dos órgãos municipais de fiscalização, vigilância sanitária, limpeza, conservação e assistência social, com apoio da Polícia Militar. No total, as operações integradas apreenderam 5.951 itens irregulares, como garrafas de vidro, peças de vestuário, botijões de gás, entre outros. Já no combate ao estacionamento irregular, 2.669 veículos foram removidos por reboques (658 em pontos de folia). A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques atuou com 40 reboques em áreas estratégicas, como Rodoviária Novo Rio, Aeroporto Santos Dumont e zonas de bloqueio.
CET-Rio
O monitoramento do trânsito durante o período de folia foi feito por intermédio de mais de 600 câmeras. A CET-Rio utilizou 43 motocicletas, 30 reboques, 28 veículos operacionais, e 360 operadores de trânsito por dia. Houve bloqueios em 300 ruas para desfiles no Sambódromo ou em blocos e deslocamento de carros alegóricos. Foram emitidas 770 mensagens nos painéis de mensagens variáveis durante o carnaval, para orientação dos motoristas.
GUARDA MUNICIPAL
Durante a Operação Carnaval 2020, seis mil guardas municipais trabalharam nos desfiles de blocos e 3.150, no Sambódromo. A Guarda Municipal do Rio atuou em 16 ocorrências, com a prisão de 15 suspeitos de furto, lesão corporal e tráfico de drogas, além de casos de desacato, desobediência, injúria racial e de auxílio a vítima de assalto. O Núcleo de Videopatrulhamento realizou 95 ações preventivas de controle de delitos, por meio do monitoramento das câmeras da prefeitura, o que resultou na prisão de quatro suspeitos de furto na orla da Zona Sul. A fiscalização de trânsito resultou na aplicação de 5.029 multas (331 registradas pelo Serviço de Videofiscalização, por meio de câmeras). Uma equipe com dez motociclistas de trânsito fez a escolta diária e noturna dos carros alegóricos de 32 escolas de samba, acompanhando o deslocamento da Cidade do Samba para a Marquês de Sapucaí.
FAZENDA
Desde o início do carnaval, a Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) apreendeu 14.739 itens irregulares, como botijões de gás e bebidas alcoólicas em garrafas de vidro, artigo proibido por lei nos blocos de carnaval. As ações alcançaram mais de 40 blocos na cidade. Foram apreendidos 1.179 kg de alimentos perecíveis e 19 credenciais utilizadas por promotores de venda não cadastrados. A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF) atuou nos principais blocos do Centro, Zona Sul e Zona Oeste. O foco foi na fiscalização de publicidade não autorizada e de marketing de emboscada, que ocorre quando empresas fazem ações promocionais sem autorização, valendo-se das aglomerações dos blocos. Ao todo, 161 blocos foram fiscalizados. A CLF também vistoriou os quiosques da orla, estabelecimentos comerciais e camarotes do Sambódromo.
TRANSPORTES
Em seis dias de ações, de sexta até terça-feira de carnaval e no Sábado das Campeãs, os fiscais da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) abordaram 610 veículos, lacraram 33 deles e aplicaram 306 multas, por diversas irregularidades. Entre elas, falta de uso do cinto de segurança, estacionamento irregular e utilização de celular ao volante.
PROCON CARIOCA
Em todo o carnaval, o Procon Carioca fez 140 fiscalizações e notificou sete estabelecimentos. Na maioria dos casos, a irregularidade era falta do alvará de funcionamento e de certificados do Corpo de Bombeiros e de dedetização. Os notificados receberam prazo de dez dias para apresentar a defesa ao Procon Carioca. e tentar evitar a multa. Assistência Social A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos contou com 350 profissionais nos trabalhos durante o carnaval, em blocos e também nos desfiles no Sambódromo. Foram distribuídas 5.670 pulseiras de identificação para menores. No total de abordagens exitosas (distribuição de material de divulgação de campanhas de prevenção e enfrentamento a violação de direitos), 17.494 ações.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos contou com 350
profissionais nos trabalhos durante o carnaval, em blocos e também nos desfiles no
Sambódromo. Foram distribuídas 5.670 pulseiras de identificação para menores. No total de
abordagens exitosas (distribuição de material de divulgação de campanhas de prevenção e
enfrentamento a violação de direitos), 17.494 ações
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-Riotur-