A expectativa para o Carnaval está altíssima. Não é atoa que as musas da Acadêmicos do Engenho da Rainha estão em ritmo acelerado na reta final de preparação para a grande festa. De acordo com Patrícia Miranda, o compromisso com a escola e com o posto começa pelo menos um ano antes do desfile.
“Utilizo alimentos saudáveis o ano inteiro, não só na preparação para o Carnaval, já é algo que faz parte da minha vida. Mas a preparação para o desfile começa ao menos um ano antes, afinal é uma atividade física intensa, quase uma maratona. Também trabalho com shows de samba, então são treinos e exercícios diários. Sou musa fitness!” brinca Patrícia.
A musa Dandara Rodrigues conta que os ensaios na comunidade precisaram ser suspensos por conta do novo aumento no número de casos de Covid no estado, mas que os treinos continuaram em casa. “Não paramos. Continuamos treinando em casa, geralmente são de cinco a quatro dias por semana com pelo menos duas horas de ensaio. É realmente intenso”, reflete Dandara.
Ansiosas, as musas revelam o temor pelo cancelamento de mais um carnaval. “Ficamos receosos com a possibilidade de um novo cancelamento. Mas toda a comunidade do samba está nesse movimento em prol do carnaval. Muita gente esquece que é um trabalho que vai do diretor à costureira, outros tantos trabalhos informais são gerados nessa época. Acreditamos na ciência, na vacinação, no uso de máscaras e em todo o protocolo de segurança. Acho que é possível a realização sem grandes problemas”, diz Patrícia.
A GRES Acadêmicos do Engenho da Rainha levará para Intendente Magalhães o enredo “Punga, Crioula!” e promete encantar o público com o que Mário de Andrade definiu como “dança de feitiçaria”. A escola é uma das grandes apostas de 2022 para subir ao grupo de acesso e voltar a Sapucaí.
A GRES Acadêmicos do Engenho da Rainha está filiado a Liga Livres e desfilará no dia 1 de Maio de 2022 na Intendente Magalhães.