O MAIOR BAILE FUNK DA CIDADE VAI HOMENAGEAR MC MARCINHO E MC KÁTIA
Neste domingo (8), a Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, vai receber o maior baile funk da cidade, A Rio Parada Funk 2023, às 11 horas. O evento que já é tradição na Cidade Maravilhosa está em sua 12ª edição, terá a apresentação dos artistas, As Irmãs Metralha, Bonde do Vinho, Dennis DJ, Diamante DJ, DJ Batata, DJ Grandmaste, DJ Igor Gospel, DJ Miuki, DJ Napo, DJ’S Sany e Fábio, Estude o Funk, MC Cacau, MC Duda do Borel, MC Leon, MC Mascote, MC Nenem, MC Rose, Os Imperadores da Dança, Os Ousados e Oz Crias, que prometem agitar o fim de semana do carioca, com patrocínio da RioTur, Secretaria Municipal de Cultura e Beats.
O Funk surgiu da combinação de várias melodias e ritmos negros populares como blues e jazz e, seu protagonismo vindo da periferia, abre a discussão para a forma de contar a realidade das favelas e o grito de socorro por direitos civis, tornando-se um movimento social. Vários sucessos marcaram época como o “Rap do Silva”, do MC Bob Rum, que traz na canção a banalização da vida por trás de um “Silva”. Sendo assim, o gênero musical ganhou palcos e hoje é tocado no mundo inteiro.
Mateus Gullar, um dos organizadores do evento, comenta que “O funk é um movimento genuinamente carioca de contra cultura e autoafirmação. Que relata e denuncia as questões sociais, além de elevar a autoestima dos jovens”.
O projeto que surgiu em 2011, como um berro de resistência tem como finalidade legitimar o movimento, amplificar a mensagem que o funk passa e, a partir das 11h a passarela do samba vai ser a passarela do funk, sonorizada pelas equipes de som Soul Grand Prix, Pipo’s, Live, Espião, Pitbull, A Coisona, O Kkrecão, Chatubão Digital, Claps, Paredão em Chamas, Ignorante, A Cuca, Avalanche e Favela Chic. Mais 200 DJS e !00 Mcs vão resgatar sentimentos das galeras da antiga com clássicos imortais e ritmar a nova geração com os hits atuais. Este ano o show traz surpresas especiais e homenageiam os pioneiros, MC Marcinho, o príncipe do Funk e MC Kátia, que nos deixaram neste ano de 2023.
“A Rio Parada Funk é um evento que engloba todas as vertentes do funk, é um baile que dialoga com os funkeiros mais antigos até os mais novos no mesmo espaço, gerando uma convergência de gerações num resgate de sentimentos. Afinal são 15 equipes de som, mais de 200 DJs e 100 MCs. Serão muitas emoções num dia dedicado ao movimento funk. Traga sua família!” – comenta Mateus Gullar.
A programação promove ainda duelos da Superliga do Passinho e a tradicional Batalha de Barbeiros, que além de acompanhar ao vivo a performance dos barbeiros, o público poderá curtir ainda a apresentação dos artistas no maior baile funk do mundo. A Barbearia o passinho o funk são grupos que endossa o movimento da barbearia artística, visto como importante marca do estilo de vida das periferias. “Quando pensamos no passinho, estamos falando não só de uma dança, mas de um modo de se vestir, de pensar, se comportar e o corte de cabelo é um dos primeiros artifícios para a busca dessa identidade”
História
A Rio Parada Funk em 12 edições passou pelo Largo da Carioca, Lapa, Praça Tiradentes, Aterro do Flamengo, Terreirão do Samba, Rocinha e Praça da Apoteose, reunindo mais de 500 mil funkeiros e mais de 300 artistas entre DJs, MCs e dançarinos, Mr. Catra, Anita, MC Marcinho, CIdinho e Doca, Sabrina, William e Duda, Mascote, Neném, DJ Grandmaster Raphael, Sany Pitbull, Byano, foram alguns que já passaram pelo palco do maior baile funk do mundo, além de mais de 30 equipes de som como Cash Box, Furacão 2000, Curtisom Rio, Big Mix, O Som do Negão, Optimus Prime, Equipe de Moscow, Serie Gold e até as chamadas carretinhas de som também participaram da Rio Parada Funk.
SERVIÇO:
A RIO PARADA FUNK
Dia: 08 de Outubro 2023
Local: Marques de Sapucaí
Horário: 11 às 20h
Entrada: Ingressos grátis pelo Sympla com 1kg de alimento não perecível.
Classificação livre. Menores somente acompanhados.
-Neila Marinho-
Assessoria de Imprensa
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.3