Com agenda concorridíssima, o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos é recebido em Volta Redonda e Barra do Piraí. É fato dizer que por onde passa o sacerdote é referenciado é enaltecido por diversos segmentos religiosos, do movimento negro e até políticos.
Veja também: Independentes de Olaria apresenta sambas concorrentes em feijoada com Portela e Manguinhos
Os encontros começaram pela manhã com roda de conversa na bela cúpula da Câmara Municipal de Volta Redonda, com lideranças locais e culturais. Presença preciosa de integrantes do Jongo da Barra do Piraí, Mauricéia de P. França (Movimento Mulheres Negras), da estudante de Direito pela UFF – Mônica Melanie (integrante do grupo NegrUFF e vencedora do prêmio Zumbi Dandara), Margot Ramalhete, do Coletivo Marte (Mulheres Fazendo Arte) e Frente Favela Brasil, Clayton Lopez, representando Carlos Augusto Machado, Prof. Cacilda Cruz – representando o NPJ Núcleo de Práticas Jurídicas e UNEFOA, fechando com Gustavo, dirigente do Lar da Caridade Luz do Amanhã. O debate pontuou sobre as necessidades para o Sul Fluminense, tanto para o segmento religioso, quanto para o resgate da cultura negra.
Ivanir seguiu a tarde para bate papo no Hotel Bela Vista com Taí – figura carismática de Volta Redonda. Taí comanda um programa de entrevista na Band – Taí Para Todos.
Dê uma olhadinha: É babado! Ana Paula Evangelista participa do Gay Pride London pelas ruas de Londres
Na parte da noite e de volta a Câmara Municipal de Volta Redonda, deu entrevista para o documentário: ”1988 A Greve - Corações e Mentes”, de Erasmo Quiricci, onde retrata três décadas da greve, também conhecida no meio sindical como Massacre de Volta Redonda, movimento levado a cabo pelos trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, em novembro de 1988. Aliás, o documentário será exibido no mesmo mês que completa 30 anos.
Logo depois foi convidado para a bancada, para lançamento da pré-candidaturas com base eleitoral na região de Carlos Augusto (pre-candidato Deputado Federal), Margot Ramalhete (pré-candidata Deputada Estadual) e a enfermeira Rejane (também pré-candidato Deputada Estadual).
Cica aqui: “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”, conheça o enredo e logomarca da Ilha
Na manhã seguinte, esteve com ex-Vereador (PPS) José Ivo de Souza, Sr. Mistêr, líder de Movimento Negro e Thiago Valério (vereador mais votado de Barra Mansa pelo PPS), para um café ainda em Volta Redonda.
Na parte da tarde, recebeu Márcia Meireles, advogada e coordenadora do CEDIR – Coletivo de Estudos e Diálogos Inter-Religioso, ao lado de Marinez Fernandes e Renata Ferreira, ambas gestoras de Cultura.
Vale a pena ver de novo: Nelson Sargento e Criolo foram os destaques da feijoada da Portela deste sábado
Após essa jornada, rumo para Barra do Piraí. E o povo Barrense recebe o babalawô para conversas sobre religiões de matriz africanas. Foi recepcionado por Teresinha das Graças, do Fórum de Mulheres Negras e Darci da Penha, que é Agente Pastoral Negros do Brasil, onde visitaram espaços religiosos, começando pelo Bairro Caixa D”Água, na Casa de Mãe Ione – Casa 7 Orixás, também no mesmo bairro, visitaram Mãe Vilma – do Ilê de Ossain, acompanhada do ogã Jorge Luis. Seguindo para casa de Maria Alvez, no Abassá Oxalufã. Fechando o trajeto na Casa do Pai Arthur – D Ogun Já, no Bairro Oficinas Velhas. Das muitas conversas, se tirou que é imprescindível tomar medidas urgentes para o combate da intolerância religiosa.
TAGS: Movimento cultural hip hop Preta Gil agita multidão na Praça Mauá após derrota do Brasil para Bélgica Horóscopo Carnavalesco “De Catulo à Lampião bem vindo a terra do cão” é o enredo da Vizinha Faladeira Campeã do Big Brother Brasil 18 Gleici Damasceno vai ser destaque da Tuiuti Núbia Óliiver Inove e aposte, macacão preto masculino! Angela Bismarchi fala sobre reality Anderson Lopes participa da 18ª Parada LGBT de Madureira Destaque no cenário musical LGBT, “Luky Ly”
– Rozangela Silva –
Assessoria de imprensa