O local escolhido foi o Salão Fast Braids, na Zona Norte, lugar ideal para roda de conversa com mulheres negras. Descobrir a beleza natural já é um começo, o espaço inclusive é especializado em cabelos afros, ressaltando a cultura brasileira, origem, aceitação e auto estima.
Veja também: Resistências do povo negro e religiões de matriz africana, Ivanir dos Santos marca presença em encontros no Rio
Muitas chegam fragilizadas e têm esse acolhimento, onde podem ser ouvidas, entendem que elas não estão sozinhas, é dada a oportunidade de fortalecer os laços com o povo afro, especificamente com a mulher negra, esses laços são essenciais para o empoderamento e ascensão coletiva, é perceptível e importante estreitar os laços, exteriorizar sentimentos de preterimento.
“O ponto especial é onde percebemos que as nossas lutas são as mesmas, e que as histórias se repetem de formas diferentes e que precisamos nós unir contra esse sistema que aprisiona”, afirma Elaine, e ainda questiona que – “Por que não temos espaços de poder, já que somos a maioria da população negra?”
Confira: Primeiro lugar! Halitam lança Guajira, “Venho cheio de ginga e essência latina”
Bom, lançou a indagação e pelo jeito, ela aguçou o mulherio, reuniu em torno de 30 convidados, maioria mulher, entre 20 e 40 anos, oriundas de diversos locais, de Bangu, da Zona Oeste, Zona Norte, Tijuca e Vila da Penha e até um homem de São Paulo, todos vieram por indicação e convite.
Elaine palestrou, deu orientação e uma legítima aula de empoderamento. “Me lembro o quanto era complicado ser negra na minha época, uma criança negra, o fato do cabelo crespo, sarará, ser considerada uma menina feia por ser negra, e vê que isso dói em todas nós. E isso não é um caso isolado, toda mulher negra sofreu severamente, feridas que estão há anos abertas, e agora com essa consciência racial, estamos nos amando e curando essa dor, ou seja, agora sim, estamos nos libertando de todo esse fardo social que nos oprimia!”, com essa argumento, no houve quem não aplaudisse. Mas não foi só “papo cabeça”, houve tempo para um coquetel, sélfies, e claro, dicas de tranças e cortes de cabelos.
Dê uma olhadinha: Conheça os procedimentos estéticos dos famosos, Dermopigmentação Capilar e Camuflagem de Estrias
E é isso que tem como meta, mexer com a cabeça delas, literalmente. Elaine já tem na agenda a próxima rodada de conversa, não só será lá novamente, em 20 dias, já parceiros desde outros carnavais, como já recebeu convite para coaching em outro bairro.
TAGS: Jorge Aragão e Reinaldo são as atrações da feijoada da Grande Rio Projeto As Pérolas Negras 2018 Nubia Oliiver relaxa nas Ilhas Virgens Personal Monique Teixeira reencontra ex-aluna Lexa Salgueiro convida São Clemente, Império Serrano e Alegria da Zona Sul Peter Brandão estreia musical Zeca Pagodinho Thainá Donato é corada rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo Transformação! Angela Bismarchi se emociona em palestra, “Espero impactar vidas” Horóscopo Carnavalesco Confira a sinopse do enredo da União do Parque Curicica Maitê Proença em A MULHER DE BATH Shayene Cesário arrasa na Cidade do Samba Veja entrevista exclusiva com o Prof. Babalawo Ivanir dos Santos Definida a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio
– Rozangela Silva –
Diretora