O Teatro Henriqueta Brieba, na Tijuca, recebe em todos os finais de semana de agosto, sempre às 11h, o Festival de Teatro Infantil Piraporiando. Todas as peças foram produzidas a partir de livros homônimos escritos por Janine Rodrigues, com roteiro da dramaturga e diretora Giselle Santyago. As histórias celebram a diversidade e memórias da infância da autora Janine Rodrigues. O elenco é composto, principalmente, por crianças.
O espetáculo conta a história de Pirapora que adorava tudo que era bola. Tudo de mais redondo. Tudo em forma de argolas. E tudo aquilo que possuía bolinhas, Pirapora tinha. No Reino de Pirapora, as crianças choravam gotas de amora porque só com brinquedos bem redondos todas podiam brincar. Mas tudo vai mudar, quando o menino do brinquedo proibido no reino de Pirapora chegar.
Já nos dias 14/08 (sábado) e 15/08 (domingo) às 11h é a apresentação das ‘Duas Bonecas Azuis’’ O espetáculo conta a história de Labele, uma menina muito esperta, criativa e desconfiada, o que a leva a investigar os mistério da casa de palha da Rua Cem.
A apresentação narra a coragem da personagem em enfrentar os seus medos e investigar o mistério da casa de palha da Rua Cem, além da importância de se olhar novamente para o que já havia julgado.
Já as apresentações de ‘Histórias do Velho Nestor contando seus contos de horror’ serão nos dias 21/08 (sábado) e 22/08 (domingo) às 11h. O espetáculo apresenta a história de um velho que, com sua capa preta, sua estranha caixa de madeira, suas grandes olheiras e seu apavorante modo de andar, assusta a todos da cidade.
Cansado da má fama do lugarejo, o embaixador decreta que o tal velho deverá ir embora. Um menino serelepe, interessado em ganhar as recompensas oferecidas pelo embaixador acaba descobrindo a verdadeira história do velho Nestor…
Encerrando a programação do festival, a peça ‘Onde está o Boris’ nos dias 28/08 (sábado) e 29/08 (domingo) conta a história de um gato trapalhão. Muita preguiça, um dia de chuva, um gato curioso, e uma menina zureta das ideias. Samantha não imaginava a confusão em que se meteria quando decidiu não fechar a janela de seu quarto. E Belinda se recusou a esperar. E você? Sabe onde está o Boris?
Os livros escritos por Janine Rodrigues estão em 12 países. Suas histórias originam a criação de conteúdos e experiências educacionais antirracistas, antibullying e voltadas à diversidade a partir das histórias que ela cria e publica por meio da Piraporiando.
O trabalho da Piraporiando, seus livros e conteúdos educativos já chegaram a 22 estados, 16 países e 122 mil pessoas, dentre elas crianças, jovens e adultos.
Serviço:
O que: Festival de Teatro Piraporiando
Quando: Todos os finais de agosto, sempre às 11h
Onde: Teatro Henriqueta Brieba, dentro do Tijuca Tênis Clube.
Quanto: R$50,00 (inteira); R$25,00 (meia entrada)
Sympla – https://www.sympla.com.br/festival-piraporiando-de-teatro__1290541
-Flávia Domingues-
Assessoria de Imprensa
Festival de Teatro Piraporiando – Foto de Capa / Divulgação
Portal AL 2.0.2.1