Arte e tecnologia estão diretamente ligadas nos tempos atuais. E para debater a união destes segmentos, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) está promovendo uma série de palestras durante o Rio Innovation Week – o mais completo encontro sobre tecnologia e inovação da América Latina, que acontece na Gávea. A programação especial teve início no sábado e termina hoje (16), com uma mesa discutindo o tema “Novos museus para novos públicos”, às 14.
“Inovação e tecnologia podem, sim, trabalhar a favor da cultura. No último ano, lançamos o Pacto Cultural, garantindo incentivo de R$ 75 milhões para a cultura fluminense. Dentro deste pacote, promovemos um edital especificamente para o meio digital, garantindo que o trabalho de artistas de todas as regiões do Rio de Janeiro pudessem chegar até a palma da mão da população fluminense. Não à toa, esta foi a chamada mais democrática do Pacto Cultural, atendendo fazedores de cultura de 91 dos 92 municípios do estado”, declarou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, ao abrir as discussões no sábado.
Ontem, o tema “Modernismo nos Tempos Distópicos” norteou os debates e trouxe para o público uma nova visão sobre a influência da Semana de Arte Moderna (1922) nas obras culturais desenvolvidas nos dias de hoje.
“Essa semana de 22 representou uma ruptura dentro dos padrões estéticos e artísticos da época, e ajudou a consolidar uma forma genuinamente brasileira de se pensar e fazer arte, que ecoa até hoje nas manifestações artísticas como uma forma de inovação”, ressaltou André Weller, curador de arte e cultura do Rio Innovation Week.
O projeto Rua Walls, que garante a revitalização da região portuária da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente da Avenida Rodrigues Alves, através da ativação urbana, também foi tema das discussões. A iniciativa recebe patrocínio da Sececrj através da Lei de Incentivo à Cultura.
“A gente acredita na arte como ferramenta de inclusão social e capacitação de jovens que moram em periferias. O Rua Walls tem esse papel de integrar os artistas com os moradores das regiões que recebem as instalações artísticas. Queremos exaltar a cultura local através da arte urbana”, destacou Caique Torrezão, realizador do Rua Walls.
Confira a programação da Sececrj durante o Rio Innovation Week
– Dia 15 (sábado)
Mesa sobre “O Modernismo nos Tempos Distópicos”, com a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do RJ, Danielle Barros; André Weller, curador de arte e cultura do Rio Innovation Week; e Caique Torrezão, realizador do projeto @ruawalls. Mediador: Romulo Salles, Chefe de Gabinete da Sececrj.
– Dia 16 (domingo), às 14h
Mesa sobre “Novos Museus para um novo público”, com a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do RJ, Danielle Barros; presenças de Marcelo Fernandes da MUDE Brasil, Ricardo Macieira (Curador Museu Botafogo), Luis Fernando Fadigas (Diretor de Patrimônio Histórico – Flamengo) e Padre Omar (Museu Cristo Redentor). Mediador: Pedro Trengrouse.
Conheça o Rio Innovation Week
Pela primeira vez no Brasil, o Rio Innovation Week acontece em 40.000 m2, com 12 palcos simultâneos, mais de 500 palestrantes convidados, 1000 startups e incubadoras fomentando negócios, mais de 190 expositores apresentando inovações e soluções para os setores.
O evento traz para o mesmo espaço, diferentes segmentos do mercado que hoje utilizam a tecnologia como base para crescimento dos negócios e expansão, além de criação de novas oportunidades e cenários. O Rio Innovation entra nos segmentos de Turismo, Varejo, Saúde, Profissões, Startups, Agronegócio, Sustentabilidade e Marketing, entre outros, trazendo para as agendas projetos já consolidados, que aconteciam de forma isolada no país.
O Rio Innovation Week teve início na última quinta-feira (13), na sede do Jóckei Club Brasileiro, na Gávea, e se encerra neste domingo (16).
Facebook | Instagram | Youtube | Linkedin | Spotify
-Ascom Cultura-
Danielle Barros – Foto de Capa: Leonardo Ferraz
@ Portal AL 2.0.2.2