Oito escolas de samba encerram os desfiles da Série Ouro nesta quinta-feira (20), no Sambódromo do Rio. Após dois anos do silêncio imposto pela pandemia de Covid-19, o carnaval da recuperação está volta! Uma noite marcada por homenagens e alerta vermelho ao planeta. Confira tudo que rolou na Passarela do Samba nesta primeira noite de desfiles na Sapucaí.
Vamos sublimar em poesia. Primeira escola a desfilar, a agremiação de Calvalcante, Em Cima da Hora celebrou seu retorno à Sapucaí, a azul e branco da Zona Norte trouxe um samba-enredo que nunca foi esquecido “33 – Destino Dom Pedro Segundo”, clássico reeditado do seu carnaval de 1984.
Sou a nobre nega mina. Segunda escola a desfilar, o Acadêmicos do Cubango fez uma bela homenagem a um dos maiores símbolos de representatividade negra do Brasil e do mundo, atriz Chica Xavier. Enredo “O Maior Preto Cura: Chica Xavier, a Mãe Baiana do Brasil”.
Na cura da alma, um manto azul. Terceira agremiação a desfilar, a Unidos da Ponte homenageou à Santa Dulce dos Pobres, uma religiosa católica brasileira que dedicou a sua vida a ajudar os doentes e os mais necessitados. Enredo “Santa Dulce dos Pobres – O Hanjo bom da Bahia”.
Hoje vai ter festa no Orum. Quarta escola a desfila, a vermelho e branco de São Gonçalo, Unidos do Porto da Pedra contou na Avenida a história da líder religiosa e defensora da cultura negra do Candomblé, Mãe Stella de Oxóssi, a quinta Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador, Bahia. Enredo “O Caçador que traz Alegria”.
Mãe preta do Brasil. Quinta agremiação a desfilar, a Tricolor da Ilha, a União da Ilha do Governador faz homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a Mãe negra do Brasil, em forma de oração, emoção e com fé na santa em seu belo desfile. Enredo “O vendedor de Orações”.
Voltei… Botando banca na Avenida. Sexta escola a desfilar, a vermelho e branco da Zona Oeste, a Unidos de Bangu contou a trajetória de Castor de Andrade, figura carismática do Bairro de Bangu, hoje, o mais famoso bicheiro brasileiro. Enredo “Deu Castor na Cabeça”.
Pajé voltou para contar que o céu desabou. Sétima escola a desfilar, a azul e branco do Largo do Batalha, de Niterói, o Acadêmicos do Sossego contou na Passarela do Samba sobre os cuidados de luta e vida com o planeta terra. Enredo “Visões Xamânicas”.
Clica no LINK para ver as fotos
União da Ilha do Governador – Foto de Capa: Anderson Almeida
@ Portal AL 2.0.2.2