Uma homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna do país marca o concerto de estreia da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. A apresentação acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dia 20 de abril (quarta-feira), às 19 horas.
Apresentado pelo Santander Brasil, o concerto 100 anos da Semana de Arte Moderna – Do Classicismo ao Modernismo tem a regência do maestro Anderson Alves e contará com a execução de obras de Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Camargo Guarnieri, E.Villani-Côrtes, além de músicas de W.A.Mozart, R.Strauss e E.Grieg. O concerto terá entrada gratuita, também com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Orquestra nas Escolas (https://www.youtube.com/orquestranasescolas).
Em um ano de parceria com o IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação, com patrocínio por meio a Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Santander Brasil está presente, mais uma vez, nas vidas dos músicos que participam das formações da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca – compostas por crianças e jovens entre 8 e 19 anos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.
Em 2021 o Santander Brasil e o IBME consolidaram a parceria com apresentações de sucesso. Em junho, a OSJC recebeu o jovem violinista Guido Sant ‘Anna como convidado; em julho, o concerto em homenagem ao Dia Mundial do Rock contou com a participação da cantora Zélia Duncan; em setembro, foram realizados quatro concertos com a Série Paisagens Sonoras; e ao final do ano, foi apresentado o Concerto de Natal com a participação do cantor Daniel Boaventura.
Todas as apresentações desta parceria com a OSJC podem ser conferidas no canal do YouTube, já que os concertos foram transmitidos ao vivo.
OSJC e suas formações são grupos constituídos por alunos que passam por um amplo programa de educação e formação musical – meios para a construção de processos de transformação social concretos, com novos horizontes para os estudantes e resultados duradouros para suas famílias e toda a sociedade.
Desde 2017, jovens das mais diversas regiões do Rio de Janeiro compõem a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Os músicos já se apresentaram em salas de concerto de grande visibilidade e dividiram o palco com muitos convidados especiais, artistas de grande prestigio no Brasil e no exterior, como João Bosco, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro, Maria Luiza Jobim, Elba Ramalho e Toquinho. A OSJC é um projeto do IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação, que também participou de intercâmbios internacionais na Espanha e nos Estados Unidos.
“Estamos muito felizes pela continuidade da parceria com o Santander. Em 2021 vivenciamos concertos belíssimos e para 2022 estamos prevendo outros lindos espetáculos. Vamos continuar mostrando o fortalecimento desse trabalho em conjunto, com talentosos jovens músicos da OSJC”, reflete Moana Martins, diretora executiva do IBME.
SERVIÇO:
Abertura da temporada 2022 da OSJC – Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
Concerto: 100 anos da Semana de Arte Moderna – Do Classicismo ao Modernismo
Regente: Anderson Alves
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, S/N, Centro, RJ
Dia: 20 de abril de 2022 | 4ªf
Horário: 19 horas
Classificação: Livre
Transmissão ao vivo pelo Canal https://www.youtube.com/orquestranasescolas
Patrocínio: Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
CONCERTO ABERTURA TEMPORADA 2022
OSJC – Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
100 anos da Semana de Arte Moderna – Do Classicismo ao Modernismo
Regente: Anderson Alves
PROGRAMA:
– W.A.Mozart (1756-1791) – Abertura da Ópera “La Clemenza di Tito”
– R.Strauss (1864-1949) – Radetzky Marsch
– E.Grieg (1843-1907) – Na gruta do Rei da Montanha
– Heitor Villa-Lobos (1887-1959) | orquestração: Anderson Alves
Melodia Sentimental
Samba Clássico
– Camargo Guarnieri (1907-1993) – Suíte Vila Rica (excertos)
I – Maestoso
II – Andantino
III – Gingando (baião)
– E.Villani-Côrtes (1930) – Concerto para Flauta e Orquestra
I – Gingado
II – Moderato
III – Allegro
Solista: Felipe Braz
Pixinguinha | Arr: Anderson Alves – Minha Vez
Ficha Técnica
Presidente do IBME: Denize Vieira
Diretora executiva do IBME: Moana Martins
Direção musical e regência OSJC: Anderson Alves
Sobre IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação
Criado em 2011 no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Música e Educação acumula, desde então, um amplo histórico de programas e projetos que promovem vivências artísticas e educacionais. Com o intuito de modificar a vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro, o IBME tem a missão de contribuir com a transformação social por meio da educação e da música.
Redes Orquestra nas Escolas:
youtube.com/orquestranasescolas
Instagram: @ibmerj
Por -Claudia Tisato-
Assessoria de Imprensa
-Passarim Comunicação-
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca – Foto de Capa: Rafael Ribeiro / IBME
@ Portal AL 2.0.2.2