Sábado é dia de Samba da Feira, a roda de samba que ganhou o respeito de artistas, como: o grupo Fundo de Quintal e o sambista Diogo Nogueira. O evento tem atraído famosos em busca de boa musica e revelado novidades no gênero, tornando a atração uma tradição nos Armazéns do Engenhão, localizados na parte externa do Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro.
SambaLive, a nova cara do pagode!
Sem perder o embalo, o evento traz como atração para o próximo sábado, dia 2, Netinho de Paula. O Samba da Feira acontece no Armazéns do Engenhão, localizados na parte externa do Estádio Nilton Santos. A entrada é gratuita e o samba começa às 17h.
SOBRE O NETINHO DE PAULA
Netinho de Paula canta 30 anos de Negritude Jr
Este é o nome do novo trabalho do cantor que volta a se dedicar totalmente à carreira musical e emplacou hit “Beijo geladinho” na nova novela das nove, A Dona do Pedaço
Quem nunca cantou o trecho de “…tana, tanajura”? E não dançou as coreografias de “Brilho de cristal” ou então não viveu uma história de amor ao som de “Absoluta”? Pois é! Tantos sucessos em 30 anos de Negritude Jr agora podem ser relembrados pela voz do primeiro vocalista do grupo, Netinho de Paula.
O ex-integrante é também compositor de aproximadamente 80% das músicas do Negritude Jr, grupo que ganhou destaque e emplacou hits nos anos 90, quando o pagode dominava as rádios. Netinho resolveu fazer um disco em comemoração aos 30 anos da banda e regravou sucessos que marcaram sua carreira. O álbum contém 26 releituras, incluindo dois medley, foi todo disponibilizado nas plataformas digitais e pode ser conferido através do link https://song.link/album/i/1464065046 .
Netinho passou um tempo trabalhando como apresentador de TV e depois foi para a política. Em 2016, resolveu largar tudo para dar atenção só a música, foi quando surgiu a ideia deste projeto. Outra grata surpresa aos fãs do Negritude Jr foi a música “Beijo geladinho” ter entrado na nova novela das nove da rede globo, A Dona do Pedaço. Para o cantor a questão do samba na novela sinaliza uma tendência da recolocação do ritmo no mercado musical.
COMO SURGIU O SAMBA DA FEIRA
A proposta do SAMBA DA FEIRA é valorizar o samba, os sambistas e quem não é ruim da cabeça, nem doente do pé. E foi justamente uma galera boa da cabeça e do pé que começou, de brincadeira, esse que virou um dos eventos de samba mais conhecidos e mais populares do Rio de Janeiro e do Brasil.
Foi na casa de Mário Castilho, na rua Teresa Cavalcante, em Piedade, que tudo começou. Todo sábado, dia de feira na rua, ele costumava acordar cedo, preparar uns camarões, chamar os amigos e ouvir um bom samba no quintal, enquanto acompanhava o movimento da feira. Teve, então, a ideia de comprar um barril de chope e deixar as portas da garagem abertas para quem quisesse parar e curtir o samba. Surgia assim o Samba da Feira, que estreou no dia 14 de maio de 2016. O barril logo virou vários, tiveram de providenciar espaço para os barraqueiros e para a galera que só aumentava a cada sábado. Não demorou para o samba, que ia das 10h às 16h, virar febre e atrair público do bairro e das adjacências.
O evento cresceu muito, e vieram os problemas: reclamações de vizinhos por causa do barulho, reclamações dos feirantes… Mário e os amigos foram conversar com o administrador regional da XIII R.A. e receberam a oferta de fazer a roda nos Armazéns do Engenhão, localizados na parte externa do Estádio Nilton Santos. E foi lá que o SAMBA DA FEIRA passou a acontecer todo sábado, a partir do dia 3 de dezembro de 2016.
“Quando fomos para Engenhão, nossa preocupação era não perder a essência do SAMBA DA FEIRA”, explica Mário Castilho. Eles conseguiram. Nosso samba mais genuíno segue firme e forte.
Os convidados
Ainda no quintal, o SAMBA DA FEIRA já recebia artistas, mas foi nos Armazéns do Engenhão que o evento passou a convidar sambistas de peso. O primeiro foi Toninho Geraes. Para bancar o cachê, os amigos se arriscaram e correram atrás na divulgação: usaram mídias sociais, firmaram parceria com emissora de rádio, e, de lá para cá, o samba se propagou. Toninho Geraes abriu porta para Xande de Pilares, que elogiou o evento em seus stories no Instagram, e pronto!
Serviço: SAMBA DA FEIRA CONVIDA NETINHO DE PAULA
Armazém do Engenhão – R. José dos Reis, 189 – Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Data: 2 de novembro. Horário: 17h. Classificação Livre. Capacidade: 2500 pessoas. Grátis. www.facebook.com/sambanafeiracombororo
TAGS: Vila Santa Tereza apresenta musas Exposição “Vestígios” no Centro Cultural Light Horóscopo Alto Astral de 28/10 a 02/11Projeto Criolice recebe Galocanto 1° Festival Literário em São Gonçalo Prévias dos Sambas-Enredo das escolas da Série A Império da Tijuca abre vagas para ala das crianças Acadêmicos da Diversidade já tem enredo! Aprenda a fazer duas amarrações de turbante Pré-Parada LGBT de Madureira lota palco do samba Curicica apresenta Sinopse 2020 Aprenda como misturar estampas florais com linho UPM seleciona negras e mulatas Ana Paula Evangelista se encontra com Quitéria Chagas Estácio de Sá já tem samba para 2020 MC Koringa se manifesta Wilson Witzel quer dividir os desfiles na Sapuca
-Rodas de Samba-