100% gratuito: Vem aí 1ª Edição da FLITI Feira Literária de Tiradentes

De 8 a 11 de outubro

A 1ª Feira Literária de Tiradentes – FLITI é 100% gratuito cuja proposta principal é o incentivo à leitura e ao hábito de ler através do contato com autores, programações lúdicas e atividades artísticas literárias para todas as faixas etárias.

Desapego e o novo em sua vida – Horóscopo Alto Astral – Céu Astrológico de 05/10 a 11/10

 

 

O tema principal da 1ª edição da FLITI será a diversidade cultural mineira: A herança deixada  pelos africanos e indígenas. A dança, a culinária e a arte barroca também serão destaque na programação com participação de escritores locais e nacionais, editoras e livreiros.

Dentre os destaques da programação está o lançamento da edição comemorativa de 40 anos do Menino Maluquinho.  A nova edição vem acompanhada de conteúdo extra, com textos sobre o livro, fotos curiosas de Ziraldo, e uma linha do tempo do livro destacando as traduções e os títulos mais engraçados! O Menino Maluquinho é um clássico da literatura infantil brasileira, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos, 129 edições e publicado em mais de 10 países! É bom lembrar que Ziraldo é mineiro de Caratinga, e faz 88 em outubro (24 de outubro de 1932)  mês dos 40 anos do O Menino Maluquinho.

Bem à vontade: Looks estilosos e casuais com chinelo Havaianas

“A partir da leitura de um livro é possível experimentar papéis, descobrir possibilidades nunca pensadas, refletir sobre determinadas situações coletivas e individuais e ser impulsionados a sonhar e recriar suas vidas. O livro é um objeto transformador, que torna possível transportar o leitor para o mundo fictício, onde se pode encontrar respostas para muitas das perguntas do mundo real. Neste sentido a Feira Literária de Tiradentes – FLITI é um importante elo articulador de atividade cultural, que vem a contribuir para que os espaços públicos voltem a ser lugares onde a sociedade se expressa e também onde pode adquirir  conhecimento na diversidade de ofertas culturais e literárias”, diz a idealizadora da FLITI Cristina Figueiredo da Korporativa.

 

Acessibilidade e Democratização

A maior parte das atividades será realizada na praça principal da cidade de Tiradentes que possui em seu entorno acesso facilitado e prioritário para o público PNE. Alguns eventos da FLITI contarão com a presença de um intérprete de LIBRAS para atender aos deficientes auditivos.

Todos os eventos na FLITI serão gratuitos. O acesso aos lugares onde ocorrerão as atividades artísticas literárias, assim como os encontros com autores, sessões para autógrafos e contação de histórias serão totalmente gratuitos. As atividades da FLITI ocorrerão em espaços públicos. Vale ressaltar que crianças e adolescentes da rede pública de ensino estarão diretamente convidadas e vinculadas à feira literária. Os conteúdos produzidos ao longo da FLITI serão disponibilizados em mídia digital e, ainda, através das redes sociais do evento (instagram e facebook)

 

“A FLITI quer estimular a participação dos moradores de Tiradentes e cidades próximas com atividades para diversos públicos e faixas etárias”, complementa idealizadora da feira Cristina Figueiredo.

 

Flexibilização das medidas de isolamento social de forma responsável

A FLITI esta seguindo todos os protocolos baseado no Minas Consciente. Ação do governo  destinado orientação  de forma responsável, da flexibilização das medidas de isolamento social em cada município, permitindo a retomada parcial da economia e observando o impacto no sistema de saúde. (https://www.mg.gov.br/minasconsciente)

 

Os espaços  e programação da FLITI – 1ª Feira Literária de Tiradentes

 

Editoras que estarão presentes 

 

  • Editora Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes – IHGT;
  • Editora Melhoramentos;
  • Editora Quixote + DO;
  • Editora Aletria;
  • Editora Bambolê.

 

Além disso, a FLITI conta com a participação especial da chefe Beth Beltrão que irá proporcionar  aos visitantes um saboroso encontro com a literatura gastronômica brasileira.

 

Ônibus Biblioteca

O Projeto Ônibus Biblioteca  tem como objetivo levar um ônibus adaptado como uma biblioteca volante e um acervo de 2.000 livros para a FLITI. A biblioteca volante funciona como um espaço de leitura como também oferece empréstimos gratuitos de livros . O espaço também vai acolher leitura dramatizada, teatro literário, contação de histórias e palestras.

 

Programação do evento / previa

08 de outubro

10:30 – cerimonial de abertura coma presença de autoridades locais

14:00 – Olinto Rodrigues dos Santos

15:00 – Editora Quixote (lançamento de Livro)

17:00 – Mano Mello (Em formato stand up poesia, o poeta interpreta poemas seus, e conta histórias e curiosidades sobre sua trajetória poética. )

18:00 – Marilia Pirillo ( Palestra direcionada aos educadores e mediadores de leitura sobre a importância do exercício de leitura de imagens para o letramento e sua gama de possibilidades e variações.)

19:00 – Claufe Rodrigues (AVDAVIDA – Claufe Rodrigues comemora 40 anos de

literatura com livro de poemas inéditos

 

09 de outubro

11:00 – Claufe Rodrigues (AVDAVIDA – Claufe Rodrigues comemora 40 anos de

literatura com livro de poemas inéditos

12:00 – Mano Mello (Em formato stand up poesia, o poeta interpreta poemas seus, e conta histórias e curiosidades sobre sua trajetória poética. )

14:00 Rosana Mont’Alverne ( contação de história)

17:00 – Bruno (Bate papo sobre ilustração de livros infantis)

18:30 – Editora Quixote(lançamento de Livro)

 

10 de outubro

10:00 – (lançamento de Livro)

11:00 – (lançamento de Livro)

13:00 – (lançamento de Livro)

14:00 – Andrea Taubman (CONTAÇÃO DA HISTÓRIA E BATE-PAPO COM O LIVRO “O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR”

15:00 – Jujuba e Ana (O espetáculo é um musical infantil de histórias, estruturado em quatro fábulas. Cada história é bordada com técnicas, linguagens e mensagens distintas, onde alguns elementos são realçados. Iniciamos a apresentação com um conto acumulativo,” O macaco comia banana”, destacando a música e oralidade, onde o público participa da narrativa.

17:00 – Marília Pirillo (“Escrevendo e ilustrando para crianças e jovens”. Uma conversa sobre a obra da autora e apresentação com contação de histórias)

19:00 – Editora Aletria (contação de história)

 

11 de outubro

10:00 – (lançamento de Livro)

11:00 – (lançamento de Livro)

12:00 – (lançamento de Livro)

14:00 – Jujuba e Ana (O espetáculo é um musical infantil de histórias, estruturado em quatro fábulas. Cada história é bordada com técnicas, linguagens e mensagens distintas, onde alguns elementos são realçados. Iniciamos a apresentação com um conto acumulativo,” O macaco comia banana”, destacando a música e oralidade, onde o público participa da narrativa.

16:00 – (lançamento de Livro)

17:00 – Rosana Mont’Alverne (contação de história)

 

Convidados

Marília Pirillo – escritora, ilustradora e uma apaixonada leitora e promotora de leitura que se dedica a contar histórias através de textos e imagens para leitores de todas as idades.

Mano Melo – Poeta e ator, roteirista para cinema e vídeo.

Claufe Rodrigues – Poeta e jornalista, com atuação marcante no cenário cultural carioca desde 1977. Autor de oito livros de poesia.

Jujuba e Ana – Músicos, atores, cantadores de histórias, pesquisadores da cultura popular e produtores artísticos.

Rogerinho

Rosana Mont’Alverne – Sócia-fundadora do Instituto Cultural Aletria (2005), que é editora especializada em literatura infantil e juvenil; escola de formação de contadores de histórias e produtora de eventos literários

Andrea Taubman – Escritora de Literatura Infantil e Juvenil; Palestrante, Tradutora e narradora bilíngue; contadora de histórias

Bruno Grossi / BEGÊ – Ilustrador e artista Plástico

 

Parceiros institucionais

Prefeitura Municipal de Tiradentes/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Secretaria de Educação

 

Facebook: https://www.facebook.com/feiraliterariadetiradentes/

Instagram:  https://www.instagram.com/flitifeiraliterariatiradentes/

 

 

TAGS: Looks estilosos com chinelo Havaianas Bumbum impecável Samba é da Massa Um Príncipe no elenco da Globo Emanuel Guedes em busca dos seus objetivos A diversidade das flores e plantas Bar Bukowski reabre com pistas exclusivas Do Brasil para o mundo inteiro 13a aminhada em Defesa da Liberdade Religiosa Renda Emergencial da Cultura Estampa Florida está de volta Clara Morais exibe belas curvas Cadastro renda emergencial Lei Aldir Blanc 4a edição do Circuito Cultural da Cidadania Projeto Abrindo Portas Botafogo Samba Clube apresenta sinopse Futebol dos ArtistasRenda emergencial da Lei Aldir Blanc Projeto “InConto Marcado” Em Cima da Hora anuncia Rainha Já que é pra lacrar, ela lacrou! ALLU lança videoclipe “Cores”

 

-LEAD Comunicação – Divulga-

 

 

 

 

Comentários estão fechados.