Fotógrafo e cineasta, é formado em Design Gráfico pela Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI). Desde 1972, desenvolve intensa atividade como profissional da imagem: em fotografia, no cinema e na TV. No cinema, foi responsável pela direção de fotografia de Lavoura arcaica, Abril despedaçado, Madame Satã, Central do Brasil, Amarelo manga e Terra estrangeira, entre outros. Conquistou o Golden Frog, no Film Festival of Cinematography Camerimage, com Central do Brasil, e The International Cinematographers Film Festival “Manaki Brothers” por três vezes. Conquistou a Golden Camera com os filmes: Terra estrangeira, Central do Brasil e Lavoura arcaica. Seu percurso duplo de fotógrafo e cineasta reflete-se em todo seu trabalho autoral. Conta com diversas publicações, como o livro “Contrastes simultâneos” e “Fotografias de um filme”, ambos da Cosac Naify; “Walter Carvalho – Fotógrafo”, editado pelo IMS (2003), “Terra Estrangeira, Leitura das imagens do filme Terra Estrangeira”, Ed. Dumará. Em cinema, recebeu mais de 80 prêmios nacionais e internacionais.
Em fotografia, destacam-se os prêmios no Concurso Nacional de Fotografia da Revista Realidade, 1972; e o primeiro lugar no Concurso Nikon (Viagem ao México), 1973. Suas últimas exposições foram “Retraço”, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, 2018, com texto de Texto Agnaldo Farias; e no Paço Imperial do Rio de Janeiro, 2019. Sua obra fotográfica integra as coleções do Museu de Arte do Rio (MAR), do Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris), da Coleção Pirelli/Masp, do Instituto Moreira Salles, do Museu de Arte Moderna (São Paulo) e da Coleção Fnac, entre outros. Integra a “Photographers Encyclopaedia International, 1839 to the present”. É membro da Academia de Cinema de Hollywood.
Participou de mais de 30 exposições de fotografia no Brasil e no exterior. Como artista, é representado pela Mul.ti.plo Espaço Arte.
SOBRE IMPRESSÃO COM PLATINA (PLATINOTIPIA)
Também conhecida por impressão em Platina/Paládio, a Platinotipia é um processo de impressão fotográfica patenteado pelo inglês William Willis (1841-1923), em 1873. Durante a 1ª guerra mundial, o valor da platina subiu exponencialmente devido ao uso militar do metal e os fotógrafos tiveram de se concentrar noutros processos. A técnica permite ao artista uma infinidade de possibilidades de interpretação da imagem. Graças à fina e rica gradação tonal que confere a cada fotografia, a técnica foi explorada por grande nomes da fotografia mundial, como Alfred Stieglitz (1864-1946), Edward Weston (1886-1958), Irving Penn (1917-2009) e Robert Mapplethorpe (1946-1989). Uma das grandes vantagens da técnica é que ela confere à imagem a mesma durabilidade do papel em que é impressa devido à impregnação de sais de platina/paládio na fibra do papel.
SERVIÇO
Exposição de arte
Título: Iluminuras
Artista: Walter Carvalho
Abertura: 12 de maio (quinta-feira), das 17h às 20h
Exposição: até 24 de junho (sexta-feira)
Local: Mul.ti.plo Espaço Arte
Tel: +55 21 2259-1952
Novo horário: segunda a sexta-feira, de 11h às 18h
End: Rua Dias Ferreira, 417 – 206 – Leblon – Rio de Janeiro
Entrada franca
-Júnia Azevedo-
Assessoria de Imprensa
Walter Carvalho – Foto de Capa: Divulgação / Internet
@ Portal AL 2.0.2.2