Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Visual merchandising na loja física: por que é importante ter muito mais do que um espaço bonito?

Evolução do varejo

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
agosto 29, 2022
Em Notícias
0
Visual merchandising na loja física: por que é importante ter muito mais do que um espaço bonito?
335
Compartilhamentos
2.5k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Para a especialista em varejo, Camila Salek, o visual merchandising é uma ferramenta poderosa para a evolução do varejo diante da transformação digital

 

Ao bater na porta do varejo, a digitalização trouxe grandes mudanças para o setor, com a criação de novos canais de venda e de comunicação com os consumidores. Neste processo, enquanto a luz dos holofotes se volta para o universo online, as lojas físicas pedem atenção para desempenhar o papel fundamental de criação de elo entre consumidores e marcas.

Leia também

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

De acordo com Camila Salek, especialista em futuro do varejo e fundadora da Vimer Retail Experience, muitas marcas estão perdendo ao tratar a loja física apenas como um estoque de produtos. “Os varejistas precisam, definitivamente, considerar fatores além das vendas por metro quadrado para medir o real valor de ter uma loja física”. Ou seja, na visão da especialista, diante da transformação digital, o varejo físico deve ser considerado um espaço de experiência.

E, nesse sentido, encarar o papel estratégico do visual merchandising, é uma tacada certeira para obter resultados. Não à toa, desde a reabertura de lojas após o período de fechamento do comércio durante a pandemia, vemos a evolução do uso desta ferramenta. “Visual merchandising não é vitrine ou loja bonita. Ele é um aliado comercial, uma ferramenta de marketing que trabalha a estratégia de jornada em loja e a relação de engajamento e conversão que a marca estabelece com o consumidor através de todos os pontos de contato, exposição de produto e diálogo”.

Camila ressalta a importância de entregar uma boa narrativa para o consumidor, por meio de uma comunicação composta de linguagens diversas, imersivas e provocantes “Questiono muitas marcas se estão mensurando o impacto de 15 segundos que o consumidor passa na frente de uma vitrine da mesma forma que levantam o retorno de anúncios de 15 segundos no Youtube. Não basta a marca investir em anúncios em veículos de mídia como TV ou jornal, além de fazer um trabalho relevante nas redes sociais, se a loja física, que é um ponto de contato direto de grande proximidade do consumidor, não tangibiliza o que é reverberado nesses canais de comunicação. A integração é fundamental!”.

 

Lojas Físicas como Palco

Para Camila, as marcas devem usar suas lojas físicas como palco para reverberar o seu tom de voz. “O visual merchandising trabalha o despertar dos sentidos conectando o consumidor com a mensagem transmitida pela marca e assim a tornando mais eficiente”, destaca.

A especialista vai além. Para ela, a expressão artística pode ser uma aliada para criar essa jornada. “Por meio do apelo sensorial e emocional, espaços físicos se tornam fonte de exploração, inspiração e autodescoberta”.

Na visão da fundadora da Vimer, o varejo tem grande potencial ao trabalhar projetos de loja que buscam um visual merchandising mais experiencial, imersivo e divertido. “O apelo visual, somado aos demais sentidos, cresce em um mundo que aprendeu a viver na base do ‘low touch’”.

 

Causa e propósito

Uma das apostas de Camila para o visual merchandising é a força das ativações em lojas físicas com o foco voltado para sustentabilidade nos quesitos social e ambiental. Temas como inclusão, diversidade, reuso, reciclagem, matéria-prima, entre outros, entram na pauta desse contexto.

E um dos clientes da Vimer que está entendendo o potencial disso é a Natura. Ao criar uma campanha que trabalha o conceito “Transborde Amazônia”, junto aos produtos da marca Ekos, que envolvem mais de 8 mil famílias no processo produtivo e contribuem para a conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta, é destacada a vida pulsante da Amazônia e a potência regenerativa do ciclo da matéria-prima.

Para levar essa campanha para a loja física da Natura da rua Oscar Freire, em São Paulo, a Vimer literalmente está levando um pedaço da floresta para dentro do espaço, construindo uma cenografia de impacto, com materiais naturais e sustentáveis. “Criamos uma cenografia que carrega significado através do visual, capaz de entregar rapidamente a mensagem central da marca.”, ressalta Camila.

A ideia também é trabalhar a sustentabilidade social na campanha. No projeto cenográfico, está prevista a participação a artista Kety Shapazian, que é sócia do ateliê de flores e arranjos Flores para Refugiados, projeto criado com sua filha Gabriela Shapazian, para financiar o trabalho humanitário, acolhendo refugiados de guerra no mundo todo.

“Acreditamos muito neste princípio sustentável da colaboração que trouxemos para o projeto, respeitando o espaço que a marca dá para comunidades em toda cadeia de produção, da matéria-prima ao consumidor”.

Na visão de Camila, iniciativas como essa permitem que o consumidor da marca não somente conheça, como também aprenda com o discurso da marca “A cada lançamento de produto ou novo ciclo da Natura, criamos narrativas completas para as lojas, para envolver o consumidor nas missões da marca”, finaliza Camila.

 

-Digital Trix-

Natura-Vimer – Foto de Capa: Divulgação

@ Portal AL 2.0.2.2

Tags: BrasilDecoraçãoEntretenimentoRio de janeiroRock in Rio 2022São PauloVisual Merchandising
Previous Post

Última semana de agosto chega com mais uma programação Bar do Zeca Pagodinho

Next Post

Tecnologia e segurança: Clínicas e hospitais podem ser beneficiados com a chegada do 5G

Related Posts

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”
Notícias

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”

maio 13, 2025
FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!
Notícias

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

maio 12, 2025
Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!
Notícias

Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!

maio 12, 2025
Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira
Notícias

Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira

maio 12, 2025
De 12 de maio até 5 de junho: CAIXA abre nova seleção para estagiários de nível médio, técnico e superior
Notícias

De 12 de maio até 5 de junho: CAIXA abre nova seleção para estagiários de nível médio, técnico e superior

maio 12, 2025
Dando início ao novo projeto, Grupo Molejo apresenta a inédita “Coração Molengo”
Notícias

Dando início ao novo projeto, Grupo Molejo apresenta a inédita “Coração Molengo”

maio 12, 2025

Recommended

Fabio Rizental apresenta, hoje, “Noites de Minas” no Teatro Brigitte Blair

Fabio Rizental apresenta, hoje, “Noites de Minas” no Teatro Brigitte Blair

abril 6, 2023
De rosa dos pés à cabeça, Carol Godoi arrasa em ensaio fotográfico para a Diamond Brazil

De rosa dos pés à cabeça, Carol Godoi arrasa em ensaio fotográfico para a Diamond Brazil

fevereiro 8, 2021

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    318 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    335 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO