A editora Mórula coloca em pré-venda o livro “Cenografia Carioca: Carnaval e outros fragmentos”, do historiador e antropólogo Vinícius Natal. Baseado em sua tese de doutorado defendida pela UFRJ, em 2019, o livro retrata a história de um campo ainda pouco explorado nas artes brasileiras: o da cenografia carioca, entre o final do século XIX e início do XX. Para tanto, o autor encontra o personagem histórico Publio Marroig e, a partir de seus passos na vida pública, desvenda esse mundo artístico:
– O Publio era filho de espanhóis e veio para o Rio de Janeiro no final do século XIX, junto de sua família. Ele e outros tantos imigrantes europeus fizeram parte da construção de um modelo de cenografia carioca que atuava desde os teatros, parques de diversões, decorações de bailes e tudo o mais em que se necessitava de espetacularidade visual na cidade – disse o pesquisador, que terminou, recentemente, seu pós-doutorado em História da Arte, na UERJ e integra a equipe de pesquisa do GRES Acadêmicos do Grande Rio.
A partir de uma série de ricas imagens de cenários de teatro, carros alegóricos de grandes sociedades carnavalescas, e mesmo das até então desconhecidas Festas Venezianas – desfiles de embarcações iluminadas na enseada de Botafogo – é possível perceber o sabor da produção artística visual na cidade e o trânsito dos cenógrafos entre diferentes formas festivas urbanas entre os séculos XIX e XX.
Com capa do artista Antonio Vieira, a ideia é, também, chamar atenção para a ausência de mulheres e negros no campo artístico brasileiro:
– A gente começa a percorrer a vida do Publio e percebe que há um circuito profissional formado por, basicamente, descendentes de imigrantes europeus. Isso vai dar forma a um modelo que privilegia, até hoje, a presença masculina e branca nesses espaços. Se pegarmos como exemplo as escolas de samba, quanto mais dinheiro e maior visibilidade, mais branco e masculino serão seus profissionais.
Serviços do livro:
Nome: Cenografia Carioca: Carnaval e outros Fragmentos
Editora: Morula
Páginas: 260
Preço: R$49,00 + Frete
Ano do lançamento: 2021
Gênero: História, Arte e Antropologia
Site para compra: www.cenografiacarioca.com
Mais sobre Vinícius Natal
Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição a qual também se tornou mestre, pelo mesmo curso. Possui Pós-Doutorado pelo Instituto de História da Arte, na UERJ. É graduado em História pela Universidade Federal Fluminense e possui curso técnico em Publicidade e Propaganda, pela Escola Técnica de Comunicação. Atuou como pesquisador do Centro Cultural Cartola, atual Museu do Samba, instituição responsável pelo encaminhamento do dossiê que titulou as matrizes do samba do Rio de Janeiro como patrimônio imaterial brasileiro (IPHAN); Também foi Diretor Cultural do GRES Unidos de Vila Isabel, coordenando a instalação de um centro de memória – físico e virtual – www.vilaisabelcultural.com.br – além de implementar a constituição de um acervo de memória oral com componentes da agremiação, dando origem ao documentário “Kizomba – 30 anos de um grito negro na sapucaí”; Exerceu a função de Coordenador de Promoção das Políticas de Igualdade Racial – CPIR – do município do Rio de Janeiro, articulando políticas públicas para a questão racial na cidade, agindo na implementação do MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira – e do Centro de Interpretação do Cais do Valongo, patrimônio mundial sensível titulado pela UNESCO. Foi, também, professor de História do Colégio de Aplicação da UERJ. Além de artigos em revistas científicas, publicou dois livros: um livro de crônicas, “As Titias da Folia: O Brilho Maduro das Escolas de Alta Idade”, e o “Cultura e Memória nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Dramas e Esquecimentos”, ganhador do prêmio Afonso Carlos Marques do Santos em 2016, promovido pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Hoje, atua como pesquisador do GRES Acadêmicos do Grande Rio, onde, para o ano de 2020, elaborou, junto de Gabriel Haddad e Leonardo Bora, o enredo “Tata Londirá: o canto do caboclo no quilombo de Caxias”, sobre o pai de santo Joãozinho da Gomeia”. Possui interesse de pesquisa nos estudos sobre cultura afrobrasileira, história social da cultura, antropologia urbana, rituais e simbolismo, patrimônio, cultura popular e memória, com foco na cultura do samba e seus desdobramentos sociais no Brasil.
-Alex Campos-
Vinícius Natal – Foto de Capa / Divulgação
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