A AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil) vai divulgar no dia 17 de agosto os nomes dos vencedores da primeira edição do “Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco”. A premiação avalia produções jornalísticas de todo o Brasil em duas categorias: “Texto” (publicações em jornais, revistas, sites e blogs) e “Áudio/Vídeo” (emissoras de rádio, TV e podcasts). O prêmio tem como objetivo estimular e reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação na promoção do debate público sobre o setor da mineração no país.
A banca avaliadora do prêmio é composta por Isaura Mourão Generoso, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e professora do curso de Comunicação – Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Nair Prata Moreira Martins, profissional em emissoras de rádio por mais de 15 anos, formada em Jornalismo pela UFMG e doutora pela mesma instituição; e Daniel Reis Silva, doutor em Comunicação Social pela UFMG, professor adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Os representantes da AMIG que compõem a banca são a economista Luciana Mourão e o consultor de Relações Institucionais e Econômicas, Waldir Salvador de Oliveira.
O resultado será publicado no site www.amig.org.br e o primeiro colocado em cada categoria vai receber prêmio de R$ 20 mil; para o segundo lugar, o valor é de R$ 10 mil. A solenidade de entrega do prêmio será no dia 23 de agosto durante a quarta edição do Encontro Nacional dos Municípios Mineradores, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Belo Horizonte.
Sobre o IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores
Chegando à sua quarta edição, o Encontro Nacional dos Municípios Mineradores será realizado nos dias 22 e 23 de agosto e vai abordar aspectos importantes para gestores e agentes públicos de municípios mineradores ou que são afetados pela atividade da mineração. Tendo como tema geral “Por Dentro da Mineração”, a programação é ampla e inclui tópicos relativos à gestão, legislação, implantação de lavras e licenciamento ambiental, entre outros. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site https://www.ivencontroamig.org.br.
O Encontro promoverá debates sobre os seguintes temas: “Necessidade de revisão da Lei Kandir e do Código de Mineração”; “Os desafios e oportunidades para os municípios em face dos empreendimentos minerários existentes e em implantação”; “O processo minerário e as possibilidades de intervenção do município”; “Fiscalização de barragem, CFEM e caducidade”; “O processo de licenciamento ambiental e as possibilidades de intervenção do município”; e “Regulação e fiscalização da atividade minerária”. Os painéis e debates terão participação de integrantes da AMIG, representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, além de geólogos, engenheiros e especialistas em barragens.
Sobre a AMIG
A AMIG é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1989, que representa, junto aos poderes públicos, as cidades que desenvolvem atividade mineral, assim como aquelas que são impactadas pela atividade minerária. A entidade promove a defesa dos interesses e direitos dos municípios mineradores na ascensão do desenvolvimento sustentável, com a geração de investimentos para a melhoria da qualidade de vida e a conquista por recursos para infraestrutura, saúde, educação e preservação do meio ambiente.
-Interface Comunicação-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.2