Em julho de 2021, a atriz e diretora de teatro Cristina Fagundes “causou” nos Jardins do MAM ao apresentar uma provocação artística: o manifesto artístico ‘Não-Espetáculo’, em que chamava atenção para a crise nas artes cênicas. Agora, ela leva a nova exposição “Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020” para o Mercadão de Madureira, a fim de dar continuidade à discussão.
Ao invés de obras de arte, ela mostrará atores reais de teatro, ao vivo, em poses de atuação, trajando figurinos e com placas informativas sobre quem eram e o que encenavam antes da extinção do teatro no Brasil em 2020.
As “obras” são interativas e responderão ao comando sonoro do público. Quem disser “Viva o Teatro!”, por exemplo, ouvirá os atores-obra declamarem frases de textos teatrais clássicos de autores como Nelson Rodrigues, Shakespeare, Maria Clara Machado, Alcione Araújo, Tchekhov, entre outros, que estão no repertório.
“A ideia é mostrar atores de teatro como peças de museu, obras de uma Arte já extinta, para provocar reflexão sobre a atual crise do teatro no Brasil. Precisamos jogar luz sobre todas as dificuldades que estamos enfrentando para fazer teatro devido à pandemia, à falta de políticas públicas de cultura e à censura. A minha forma de fazer isso é criando”, diz Cristina, que esteve à frente de vários projetos artísticos diferentes durante a pandemia. “Vai ser lindo realizar essa exposição num local popular como o Mercadão de Madureira”, comenta a diretora, empolgada.
Ano passado, ela realizou o “Clube da Cena Lives”, que reuniu 43 artistas de teatro, entre atores, autores e diretores, para encenarem, ao todo, 30 lives de ficção que aconteciam diariamente no Instagram. Em seguida, encenou “Bastidores”, que revelava justamente o making of de uma peça para o zoom e promovia uma reflexão sobre o fazer artístico em tempos de pandemia.
Este ano, Cristina estreou o manifesto artístico “Não-Espetáculo”, uma performance ainda em andamento que se propõe não-realizar um espetáculo na porta de teatros fechados do Rio. Sem texto, figurino nem cenário, ela e a atriz Ana Paula Novellino chegam com 2 cadeirinhas e se sentam por 1 hora (tempo médio de um espetáculo) na porta do teatro e por 1 hora para NÃO fazerem teatro.
“Acho que sou boa em ter ideias fora da caixa para o teatro”, brinca a atriz, que em 2013 encenou e dirigiu uma peça teatral que acontecia dentro de um táxi de verdade em movimento. Na ocasião, a atriz se manifestava contra a escassez de pauta nos teatros administrados pela prefeitura do Rio.
Cumprindo os protocolos sanitários vigentes, os atores estarão usando máscara e pede-se ao público que também as utilize.
Sobre Cristina Fagundes
Atriz, autora e diretora, foi indicada como Autora ao Prêmio Cesgranrio de Teatro 2019 por seu texto “A Vida ao Lado” e como Diretora ao Prêmio Shell 2019 pelo mesmo espetáculo. Desde 2017, é roteirista para a TV, escrevendo para o Multishow os programas “Xilindró, Treme Treme” e “Baby e Rose” – duas temporadas de cada um. Idealizadora e autora do Projeto de Nova Dramaturgia e Encenação Clube da Cena, já teve mais de 40 esquetes encenadas desde 2008.
Serviço
Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020
Quando: 30 de outubro (sábado)
Horário: 15h às 18h
Local: Mercadão de Madureira
Endereço: Av. Min. Edgard Romero, 239 – Madureira, Rio de Janeiro – RJ
Classificação Indicativa: livre
Valor: gratuito.
Ficha Técnica
Idealização, Produção e Curadoria: Cristina Fagundes
Atores\Obras de Arte: Alexandre Barros, Ana Paula Lopes, Ana Paula Novellino, Beatriz Napolitani, Bia Guedes, Cristina Fagundes, Daniel Leuback, Flavia Espírito Santo, Maíra Kestenberg, Mariana Consoli, Raul J. Franco, Verônica Rocha e Zé Auro Travassos
Figurinos: Flavia Espirito Santo
Programação Visual: Ivison Spezani
Fotos: Renato Mangolin
Assessoria de Comunicação: DobbsScarpa
Realização: SESC
-Dobbs Scarpa-
Atores de Teatro – Antes da Extinção do Teatro no Brasil em 2020 – Foto de Capa: Eny Miranda
@ Portal AL 2.0.2.1