Cerca de 270 mil mulheres brasileiras terão acesso a capacitação e ações de empreendedorismo nos próximos 24 meses. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) assina acordo de cooperação técnica (ACT) com a Associação Aliança Empreendedora (AE) para implementar o projeto-piloto Qualifica Mulher. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais @mdhbrasil.
O principal objetivo da parceria é possibilitar um impacto direto na taxa de sobrevivência dos negócios, bem como na geração de renda e promoção da qualidade de vida. Atualmente, o Brasil possui cerca de 9,3 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa 34% de todos os donos de empresas formalizados no país, segundo dados do Sebrae (2020).
“A parceria com a Aliança Empreendedora para nós é muito estratégica, principalmente quando consideramos o impacto negativo da pandemia para as mulheres no tocante ao mercado de trabalho. Por meio dessa ação conjunta, será possível chegar a todas as unidades da federação com soluções importantes em prol do empreendedorismo feminino”, afirma a secretária nacional de políticas para as mulheres do MMFDH, Cristiane Britto.
“Quando se investe em capacitação de mulheres, além do crescimento individual, tem-se também benefícios nos núcleos familiares e na comunidade. Mudar a vida de uma empreendedora hoje é melhorar a realidade do país a longo prazo”, comenta a diretora executiva e co-fundadora da Aliança Empreendedora, Lina Maria Useche Kempf.
Requisitos
Pelo projeto serão atendidas, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio ou não tenham escolaridade.
Entre os cursos a serem ofertados, constam “Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras”, “Porque você e todo mundo pode empreender”, “Marketing Digital para Mulheres Empreendedoras”, “Formalização para Mulheres Empreendedoras”, “Desvendando o Crédito – tudo sobre o tema em sete aulas” e “Inovar em tempos de crise”.
Também integram a lista de capacitações, “Empreendedoras da Beleza – para você que atua ou tem um negócio na área da beleza”, “Finanças – Como organizar suas reservas para enfrentar tempos de crise?” e “Artesanato & Costura: esse é meu negócio!”.
Qualifica Mulher
Instituído pela Portaria n° 3.175/20, o projeto Qualifica Mulher tem a proposta de formar uma rede de parcerias com o Poder Público e instituições privadas. O intuito é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Os eixos de atuação do projeto contemplam o “Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional”, “Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo” e “Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”.
Parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Aliança Empreendedora destinará 10 mil vagas para cada estado do país
-Assessoria de Comunicação Social do MMFDH-
Foto de Capa: Banco de Imagens / Internet
Portal AL 2.0.2.1