Centro Cultural Light oferece ao público exposição que vai contar um pedaço da história do “boom” dos serviços urbanos no Rio de Janeiro durante o século XX.
luminação, transporte, gás, telefone, energia elétrica. Foram muitas as novidades que chegaram à população no início do século XX. Mas o que mudou na vida das pessoas e no fluxo da cidade? Como todas as novidades eram anunciadas naquela época? Esses são os temas da exposição “Rio – Energia em Movimento” que fica em cartaz no Centro Cultural Light entre os dias 10 de maio e 30 de agosto.
A mostra conta com 164 imagens que fazem parte do acervo histórico da Light. Entre elas, fotografias de Augusto Malta, propagandas antigas e recentes, além de exemplares da Revista Light, que circulou no início do século XX.
Um dos pontos mais divertidos da exposição é observar as paisagens no Rio de Janeiro antigamente, retratadas pelos olhos do fotógrafo Augusto Malta e fazer uma comparação com fotografias atuais dos locais, tiradas pelo fotógrafo contemporâneo André Cyriaco, em 2018. Muitas obras na cidade, construção de usinas, mudanças no tipo de transporte. Uma verdadeira viagem no tempo.
A Usurpadora! Empresário do show busines, Renato Ronner, leva Gabriela Spanic para Fortaleza
Outras curiosidades são as propagandas que aparecem na Revista Light, entre 1928 e 1940. As propagandas incentivavam a população a usufruir dos benefícios trazidos pela energia, telefone, gás e transporte público. Eram uma verdadeira inovação para a época e tinham o objetivo de mostrar ao cliente que aqueles serviços estavam ao seu alcance e facilitariam seu dia a dia.
A mostra “Rio – Energia em Movimento” faz um paralelo entre essas propagandas antigas e outras mais recentes, que já abordam os temas de uma forma mais preocupada com o desperdício e o uso eficiente da energia elétrica. Isso fica claro quando são apresentados cômicos anúncios da década de 1990, época em que o país começou o movimento de conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica.
O Samba Brilha… pelo Trabalhador
A última parte da exposição faz um convite para a reflexão sobre três temas importantes para o setor elétrico e que têm impacto para toda a sociedade, são eles eficiência energética, segurança na rede elétrica e combate ao furto de energia, os famosos “gatos”.
Estela Alves, especialista de marketing do Instituto Light, afirma que “Rio – Energia em Movimento surgiu da vontade de expor uma parte das imagens do rico acervo da Light. Além de querer mostrar para as pessoas um pedacinho da história do desenvolvimento dos serviços públicos no Rio”. A mostra vai compartilhar conhecimento e história em um só lugar.
25 anos do Centro Cultural Light
Dando continuidade à temporada de comemoração aos 25 anos do Centro Cultural Light (CCL), a exposição “Rio – Energia em Movimento” fica em cartaz até o dia 30 de agosto. O Centro Cultural fica localizado no prédio centenário e sede da Light, na Avenida Marechal Floriano, 168. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Serviço:
Exposição: Rio – Energia em Movimento
Grande Galeria Centro Cultural Light
Av. Marechal Floriano, 168 – Centro, Rio de Janeiro
De segunda a sexta, das 9h às 19h (exceto feriados)
Abertura : Dia 09 de maio às 18h30
De 10 de maio a 30 de agosto
Entrada franca
Classificação Livre
TAGS: A falta da liberdade pode dar fim a um relacionamento Ana Paula Evangelista curte Roma Horóscopo Alto Astral – semana de 6 a 12/05 Em breve, ‘Uma Pitada no Prato’, com a chef de cozinha Márcia Gomes Feijoada da Família Portelense, edição de abril Mestre Marquinhos Swing segue na bateria da Independente de Olaria A Moda vale mais que uma Vida? Imperadores Rubro-Negros lança novo enredo Celebridades teens terá moda Candy Color Denise Dias adere a dieta do metabolismo acelerado Renato Ronner dá dicas pra ser um YouTuber Bangu levará enredo Afro para a Sapucaí em 2020 Mangueira tem novo presidente e vice-presidente Bateria Guerreiros da Unidos retoma Aulas de Percussão Bruna Santos continua na Azul e Branco Sossego Mestre Chuvisco retoma Aulas de Percussão Grupo Primos do Samba lança o 1º CD Rosa Magalhães é a nova Carnavalesca da Estácio Mariana Lewis “ganha o mundo” com canal no YouTube
-Duetto Assessoria-
Assessoria e Comunicação