No dia 27 de setembro, sexta-feira, a Cia. Cerne fará a segunda mesa de bate papo referente a seu mais novo projeto: o espetáculo “Turmalina 18 – 50”, contemplado no Programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, e que tem como tema a vida de João Cândido, líder da Revolta da Chibata.
Rindo à toa, Sossego promove Anderson Morango e Hugo César no quadro de casais da escola
O evento, que terá como tema “As pedras pisadas no cais – João Cândido e as histórias sufocadas do Rio de Janeiro” é o segundo de uma série de atividades programadas com o intuito de discutir a importância de João Cândido no ano do cinquentenário de sua morte e também aspectos do fazer teatral. A partir do insistente apagamento histórico pelo qual passa a figura do Almirante Negro, esta segunda mesa visa discutir grupos, fatos e histórias das bordas da cidade que, pouco a pouco, foram sendo sufocados pelas versões oficiais e por um projeto de apagamento de culturas e tradições populares até caírem quase no esquecimento.
Foram convidados para esta atividade Luiz Antonio Simas, historiador e escritor de livros como “Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros” (Mórula Editorial, 2013) e “Almanaque brasilidades” (Babilônia Cultura Editorial); e Julia Santos, analista cultural do SESI Rio, que tem sido referência em abrir espaço para espetáculos com temáticas relacionadas às chamadas “minorias”.
Rádio Táxi e Placa Luminosa faz show de lançamento – Quatro décadas
Além do debate, a Cia. Cerne apresentará uma pequena cena do espetáculo que está sendo montado e que tem estreia marcada para novembro. A atividade é gratuita, aberta a convidados e pessoas interessadas e acontecerá às 16h na Casa Porto. Maiores informações pelos telefone 21-995019062 ou pelo email ciacerne@gmail.com
A CIA. CERNE
Fundada em 2013 na cidade de São João de Meriti, Baixada Fluminense (RJ), a Cia. Cerne se consolida como uma das principais companhias da região. Tendo circulado por nove estados do Brasil e participado de importantes festivais, já recebeu mais de 50 prêmios, incluindo 13 prêmios de melhor espetáculo, 9 prêmios de melhor direção e 14 prêmios de atuação. Passou por importantes espaços como Teatro Dulcina, Teatro Glauce Rocha, Teatro Maria Clara Machado, Teatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Centro Cultural Justiça Federal, entre outros. Já foi contemplada por editais da Funarte e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além dos editais Rumos Itaú Cultural e SESI Novos Talentos.Nos últimos anos, fez o circuito SESI – RJ, temporada no SESC Belenzinho (SP) e participou de projetos como Natal SESC e Mostra SESC Regional de Artes Cênicas.Integra a Rede Baixada em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017 na categoria Inovação.
A MESA
A partir da relação de João Cândido com a região portuária do Rio de Janeiro, o evento visa resgatar grupos, fatos e histórias populares da cidade que, pouco a pouco, foram sendo sufocadas pelas versões oficiais até caírem quase no esquecimento.
OS DEBATEDORES
Luiz Antonio Simas é professor, historiador e escritor. Publicou, entre outros, Pedrinhas Miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros, Coisas Nossas (finalista do Prêmio Jabuti na categoria “Crônicas”), Ode a Mauro Shampoo e outras histórias da várzea, Fogo no Mato: a ciência encantada das macumbas, e o Almanaque Brasilidades, um inventário das culturas populares do Brasil. Ganhou em 2016, o Prêmio Jabuti, mais importante premiação do livro no Brasil, de Livro de Não Ficção do Ano, pelo Dicionário da História Social do Samba, escrito em parceria com Nei Lopes. É jurado do Estandarte de Ouro, a mais tradicional premiação do carnaval carioca.
Julia Santos é produtora cultural, formada pela FACHA em Comunicação Social e analista cultural do SESI Rio. Desde 2014 é responsável pela criação, implantação e gestão dos editais de circuito nas redes de Teatro do SESI RJ, integra a equipe de coordenação do Núcleo de Dramaturgia SESI. Em 2017, responsável pela curadoria e gestão do Festival X-Tudo SESI Cultural, que naquele ano teve a sua maior audiência de público e retorno de mídia tendo como tema a cultura negra.
Sobre o Rumos Itaú Cultural
Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.
Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.
Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.
Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.
SERVIÇO:
Dia 27 de setembro, às 16h
Local: Casa Porto
Endereço: Largo São Francisco da Prainha, nº4
Saúde – Rio de Janeiro.
Classificação etária: Livre
Duração: 120 minutos
Informações: (21) 9.9501-9062
E-mail: ciacerne@gmail.com
Entrada gratuita
TAGS: Unidos da Ponte escolhe musa Desenvolva a Tolerância Mocidade, 1a escola a escolher samba-enredo para 2020 Horóscopo Alto Astral de 9 a 15/9 Boavista Shopping e Catho promovem ação de empregabilidade Vestidos Fluidos são tendência Trabalho! “Vozes do Samba” Feijoada do Leão Gil Jung fala sobre Coach Vera Lucia Corrêa não renunciou ao cargo de Presidente do Império Serrano Lierj firma parceria que oferecerá academia grátis para casais de MT e PB Primavera-verão 2019 /2020 Denise Dias exibe sua marquinha Marcelo Crivella triplica verba da Intendente Horóscopo Alto Astral de 2/9 a 8/9 1º festival de morango e chocolate Riotur recebe diretoria da Liesb “Marlene Dietrich ‐ as pernas do século”
-Alessandra Costa-