Com êxito nas edições anteriores, pesquisa pretende revelar o grau de satisfação de quem visita o Rio durante a semana do megashow da cantora Madonna
O Rio de Janeiro se prepara para uma temporada mais que especial no turismo. A cidade será palco do megashow de encerramento da turnê “The Celebration Tour”, que comemora os 40 anos de carreira da rainha do pop Madonna. O evento, marcado para o próximo sábado (04/05), na Praia de Copacabana, é gratuito e tem expectativa de público de 1,5 milhão de pessoas. Dentre o público esperado nas areias, estão cariocas e turistas do mundo todo. Com o compromisso de oferecer a melhor experiência ao público, a Riotur vai coletar dados sobre a experiência de turistas e residentes na cidade, dos dias 01 e 06 de maio.
“Os dados revelados ao fim da pesquisa serão fundamentais para uma análise detalhada das preferências e perspectivas de quem visita à cidade, além de contribuir para um maior entendimento de como o Rio opera. Ouvir a opinião de quem visita o Rio servirá de base para a implementação de ações que tornem a cidade cada vez mais acolhedora”, – ressalta, Patrick Corrêa, presidente da Riotur
Feita em parceria com a Smart Tour, EmbraturLab, Grupo Iter, VisitRio, HotéisRio, Orla Rio, AquaRio e Yup Star, a iniciativa tem como objetivo avaliar o nível de informação oferecido na capital, além de traçar um perfil com as preferências de quem pretende passear pelo Rio e conhecer os principais pontos turísticos. Através do QR Code, os participantes poderão responder a um rápido questionário, em inglês e espanhol, sobre sua experiência durante o período. Como brinde, cada participante receberá, ao final da pesquisa, um código com 10% de desconto no site Destinow, plataforma de venda de tíquetes para atrativos turísticos em todo o Brasil.
A pesquisa também estará disponível nos postos de informações turísticas, localizados nos principais acessos à capital, Orla de Copacabana, no Terminal Gentileza e nos principais pontos turísticos. As pessoas que fizerem a pesquisa nos postos receberão os vouchers de descontos e um brinde da cidade.
Para tornar a coleta de informações mais abrangente, a Riotur vai disponibilizar por meio do Sistema Especialista Turístico (SET), uma ferramenta de inteligência artificial premiada na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo 2023, a pesquisa para que moradores e turistas possam contribuir com as informações.
A análise de grandes volumes de dados, fornecerá ainda, uma compreensão mais precisa sobre padrões de fluxo turístico, comportamento dos visitantes e preferências. Ao analisar e interpretar os dados sobre a experiência de turistas e moradores em tempo real, a ferramenta vai auxiliar gestores a identificar tendências, resolver problemas e explorar novas oportunidades.
-Imprensa Riotur-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.4