Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Tudo gratuito! Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) anuncia super mostra dedicada ao ator Steve McQueen

Retrospectiva marca os 91 anos do ator americano

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
março 1, 2021
Em Notícias
0
Tudo gratuito! Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) anuncia super mostra dedicada ao ator Steve McQueen
319
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

De 3 de março a 5 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro apresenta a mostra Steve McQueen – The king of cool, que abaliza a trajetória de um dos principais fenômenos da indústria cinematográfica de todos os tempos, influenciando uma leva de atores e também artistas da música e da animação, e que comemoraria 91 anos (dia 24 de março) – a mostra seria inicialmente em 2020 para celebrar os 90 anos do ator, mas por conta da pandemia não ocorreu. Sob curadoria do jornalista, crítico e diretor de cinema Mario Abbade e produção da BLG Entretenimento, a mostra exibirá 29 produções, entre filmes e documentários, sobre o astro. Além da filmografia, apresentada em sessões presenciais no formato digital, haverá também na programação atividades on-line como debate, aula magna, palestra, lives e sessões com recursos de acessibilidade (audiodescrição, legenda descritiva e interpretação em libras).  E ainda um plus: playlist no app spotify com as músicas dos filmes estrelados por McQueen. Todas as sessões presenciais, as atividades on-line e o o acesso aos filmes com acessibilidade serão gratuitos. A mostra ainda passa pelos CCBBs Brasília e São Paulo, o projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.

 

McQueen foi considerado a personificação do “sonho americano” – Foto / Divulgação

Apelidado de ‘The king of cool’ (em português seria algo como ‘rei dos descolados’), Steve McQueen (04/03/1930 – 07/11/1980) é lembrado por seus personagens icônicos e seu estilo único. O ator ficou marcado por papéis de anti-heróis no cinema, como o ladrão de luxo Thomas Crown, o policial Frank Bullitt e o jogador de poker Cincinnati Kid. Desta forma, virou uma espécie de símbolo da contracultura nos Estados Unidos, em oposição aos mocinhos tradicionais do cinema. O talento de McQueen, porém, não se limitava a atuar: ele foi um grande ícone da moda masculina que influenciou milhões de homens ao longo de décadas. 

Leia também

Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)

Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio

Realizar uma mostra que reunirá os 26 filmes estrelados por McQueen – com direito a 3 documentários sobre sua vida e obra – é proporcionar ao público carioca a chance de (re)ver, analisar e discutir a importância de Steve McQueen e seu estilo de atuação para o cinema e outras artes. Entre os filmes que serão exibidos estão ‘Sete homens e um destino’, ‘Fugindo do Inferno’, ‘Crown, o magnífico’, ‘Bullit’, ‘Papillon’, ‘Inferno da torre’, entre outros petardos. Os documentários ‘Steve McQueen’ (Steve McQueen: Man on the edge), de Gene Feldman, ‘Eu sou Steve Mcqueen’ (I am Steve Mcqueen), de Jeff Renfroe, e ‘Steve McQueen: A essência do formidável’ (Steve McQueen: The essence of cool), de Mimi Freedman estão na programação. A importância da mostra se mede não só pelo grande público fã de McQueen no mundo, mas também admiradores de cinema em geral, haja vista que o ator foi dirigido por importantes cineastas como Robert Wise, Sam Peckinpah, Peter Yates, Norman Jewison, John Sturges, Don Siegel, entre outros. 

Segundo o curador, a mostra Steve McQueen – The king of cool serve tanto ao estudo da arte cênica quanto à análise de um fenômeno da cultura. “O ator faz parte de uma linhagem de nomes que constituem marcos da arte dramática, e é preciso que a sua filmografia seja observada e analisada sob essa perspectiva”, avalia Mário Abbade. Nomes do cinema como Colin Farrell, Kevin Costner, Pierce Brosnan e Bruce Willis o apontam como herói e inspiração para se tornarem atores. A lista de citações sobre McQueen vai longe: inclui longa de Tarantino e muitos outros filmes, livros, a animação “Os Simpsons” e o seriado “House”. O ator foi citado em listas de importantes revistas como a Premiere e a Empire como uma das maiores estrelas do cinema de todos os tempos. “McQueen era um ícone tão forte que se sentiu à vontade para dizer não a diretores como Coppola, Spielberg e Milos Forman, recusando convites milionários e papéis com que outros profissionais sonhavam, como os de Apocalypse Now e Um estranho no ninho”, diz Abbade.

 

Em toda a sua vida como ator, jamais utilizou um dublê de ação – Foto / Divulgação

O reflexo da influência de Steve McQueen na cultura também pode ser medido no mundo da música. Os Rolling Stones falam dele em “Star star”. Sheryl Crow compôs a canção “Steve McQueen” homenageando o ator. Outra letra em tributo ao king of cool, que também leva seu nome, é a da banda Drive-By Truckers, que anuncia o que ele significou para muita gente: “Quando eu era menino, eu queria crescer para ser Steve McQueen”, diz a letra. McQueen também é citado em músicas de artistas consagrados como Leonard Cohen, R.E.M., Beastie Boys, Blur, Boy George e Elton John, entre muitos outros, e deu nome a um disco da banda Prefab Sprout.

 

ATIVIDADES EXTRAS

Proporcionar ao público uma maior proximidade com o ícone Steve McQueen é uma das premissas da mostra que terá as seguintes atividades extras de forma virtual: Debate sobre a vida e a obra do homenageado; aula magna com o tema “Steve McQueen – O Arquétipo do Anti-Herói de Poucas Palavras”, com o curador Mario Abbade e o ator Eriberto Leão; palestra “A narrativa cinematográfica em imagens – O que está por trás de cada cena”; e a exibição de dois filmes com recursos de acessibilidade: audiodescrição, legenda descritiva e interpretação em Libras, com acesso gratuito pela plataforma Wurlak.com. A programação contará também com lives mediadas por Abbade e playlist com as trilhas sonoras dos filmes estrelados por McQueen.

 

LIVES

Dia 03/03, às 19h, com a crítica de cinema Ana Carolina Garcia

Dia 17/03, às 19h, com o crítico de cinema Ricardo Largman

Todas as Lives serão mediadas pelo curador Mario Abbade e irão acontecer no perfil @blgentretenimento no Instagram.

 

DEBATE: STEVE MCQUEEN, VIDA E OBRA

Dia 20/03, às 19h, no canal da BLG Entretenimento no Youtube

Com os críticos de cinema Ana Rodrigues e Ricardo Cota

Mediação do curador Mario Abbade.

 

PALESTRA: A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA EM IMAGENS – O QUE ESTÁ POR TRÁS DE CADA CENA

Dia 06/03, às 14h, com o curador Mario Abbade.

Inscrições gratuitas na plataforma Sympla, com transmissão via Zoom. Vagas limitadas. Duração 60 minutos. Aos participantes será oferecido certificado.

A palestra pretende mostrar a importância da imagem desde clássicos do cinema até filmes mais herméticos, até porque alguns cineastas escolhem não desenvolver a trama por meio de diálogos, e sim por imagens e mise-en-scéne (expressão francesa que está relacionada com encenação ou o posicionamento de uma cena), deixando espectador menos atento em dúvida sobre o que está acontecendo na narrativa.

 

AULA MAGNA: STEVE MCQUEEN – O ARQUÉTIPO DO ANTI-HERÓI DE POUCAS PALAVRAS

Dia 20/03, às 14h.

Inscrições gratuitas na plataforma Sympla, com transmissão via Zoom. Vagas limitadas. Duração 120 minutos. Aos participantes será oferecido certificado.

A atividade, ministrada pelo curador Mario Abbade em parceria com o ator Eriberto Leão, tem como proposta abordar os diferentes métodos de interpretação. Por meio de exercícios teóricos e práticos, o aluno poderá descobrir e vivenciar essas escolas de pensamento sobre a arte de atuar.

 

FILMES COM RECURSOS DE ACESSIBILIDADE: A BOLHA ASSASSINA E FUGINDO DO INFERNO

Dia 24/03, às 13h. Os filmes ficarão disponíveis para visualização até as 23h59 do dia 30/03.

“A bolha assassina”, primeiro trabalho de Steve McQueen no cinema, e “Fugindo do inferno”, um dos filmes mais famosos do ator, serão programados na plataforma de streaming Wurlak.com com os 3 recursos de acessibilidade juntos: Interpretação em Libras, Legenda Descritiva e Audiodescrição. O acesso é gratuito.

Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir os filmes.

OBS.: Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.

 

SOBRE A REABERTURA DO CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda (só fecha nas terças) de 9h às 18h.

O CCBB RJ está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento on line, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. No cinema a capacidade foi reduzida para 1\3, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão, além do distanciamento de 2 metros entre as poltronas.

A bilheteria presencial está proibida, todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br

 

Serviço:

Mostra Steve McQueen – The king of cool

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema I

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)

(21) 3808-2007 | ccbbrio@bb.com.br

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Datas: De 3 de março a 5 de abril de 2021

Horários: consultar programação

Entrada Gratuita

Lotação: 49 lugares

Todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br

Classificação: 14 anos

Acesso para pessoas com deficiência: Sim

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: CCBB

Programação completa: http://www.bb.com.br/portalbb

 

INFORMAÇÕES AO PÚBLICO

SITE: www.bb.com.bra

Twitter: twitter.com/CCBB_RJ

Facebook: www.facebook.com/CCBB .RJ

ccbbrio@bb.com.br

 

PROGRAMAÇÃO:

Steve McQueen – Rio de Janeiro 03 de março a 5 de abril

 

03/03 – quarta-feira

14h30 A bolha assassina (The blob). 91 min

17h30 O canhoneiro do Yang-Tsé (The Sand Pebbles). 182 min

19h Live com Mario Abbade e Ana Carolina Garcia

 

04/03 – quinta-feira

14h30 A máquina do amor (The honeymoon machine). 87 min

17h30 Império de gangster (Never love a stranger). 91 min

 

05/03 – sexta-feira

14h30 O grande roubo de St. Louis (The great St. Louis Bank robbery). 89 min

17h30 Inferno na torre (The towering inferno). 165 min

 

06/03 – sábado

14h Palestra: A narrativa cinematográfica em imagens – O que está por trás de cada cena. 60 min

15h Steve McQueen (Steve McQueen: Man on the edge). 60 min

17h30 Tom Horn, O cowboy (Tom Horn). 98 min

 

07/03 – domingo

15h00 O inferno é para os heróis (Hell is for heroes) 90 min

17h30 O amante da guerra (The war lover). 105 min

 

08/03 – segunda-feira

14h30 O preço do prazer (Love with the proper stranger) 102 min

17h30 A mesa do diabo (The Cincinnati kid). 102 min

 

10/03 – quarta-feira

14h30 O gênio do mal (Baby the rain must fall). 100 min.

17h30 Nevada Smith. 128 min

 

11/03 – quinta-feira

14h30 As 24 horas de Le Mans. 106 min

17h30 Papillon. 151 min

 

12/03– sexta-feira

14h30 O inimigo do povo (An enemy of the people). 103 min

17h30 Os implacáveis (The getaway). 123 min

 

13/03 – sábado

15h Eu sou Steve McQueen (I am Steve McQueen). 90 min

17h30 Caçador implacável (The hunter). 97 min

 

14/03 – domingo

15h Quanto vale um homem (Soldier in the rain). 88 min

17h30 Crown, o magnífico (The Thomas Crown affair). 102 min

 

15/03 – segunda-feira

14h30 Dez segundos de perigo (Junior Bonner). 100 min

17h30 Quando explodem as paixões (Never so few). 125 min.

 

17/03 – quarta-feira

14h30 O grande roubo de St. Louis (The great St. Louis Bank robbery. 89 min.

17h30 Fugindo do inferno (The great escape). 172 min.

19h Live com Mario Abbade e Ricardo Largman

 

18/03 – quinta-feira

15h00 A bolha assassina (The blob). 91 min.

17h30 Inferno na torre (The towering inferno). 165 min

 

19/03 – sexta-feira

15h00 Império de gangster (Never love a stranger). 91 min

17h30 Sete homens e um destino (The magnificent seven), de John Sturges (EUA, 1960). 128 min

 

20/03 – sábado

14h Aula magna: Steve McQueen – O arquétipo do anti-herói de poucas palavras 120 min

15h30 A máquina do amor (The honeymoon machine. 87 min

17h40 O canhoneiro do Yang-Tsé (The Sand Pebbles). 182 min

19h Debate Steve McQueen, vida e obra

 

21/03 – domingo

14h30 O preço do prazer (Love with the proper stranger) 102 min.

17h30 Bullitt. 114 min

 

22/03 – segunda-feira

15h Quanto vale um homem (Soldier in the rain). 88 min

17h30 O inferno é para os heróis (Hell is for heroes. 90 min.

 

24/03 – quarta-feira

13h A bolha assassina e Fugindo do Inferno na plataforma Wurlak.com. (inserir os 3 símbolos de acessibilidade: legenda descritiva, interpretação em Libras e audiodescrição)

14h30 A mesa do diabo (The Cincinnati kid). 102 min.

17h30 Os implacáveis (The getaway). 123 min

 

25/03 – quinta-feira

14h30 Tom Horn, O cowboy (Tom Horn). 98 min.

17h30 Nevada Smith. 128 min.

 

26/03 – sexta-feira

14h30 O amante da guerra (The war lover). 105 min.

17h30 Crown, o magnífico (The Thomas Crown affair). 102 min

 

27/03 – sábado

15h Steve McQueen: A essência do formidável (Steve McQueen: The essence of cool). 87 min

17h30 Os rebeldes (The reivers). 107 min

 

28/03 – domingo

14h30 As 24 horas de Le Mans. 106 min

17h30 O inimigo do povo (An enemy of the people). 103 min

 

29/03 – segunda-feira

14h30 Tom Horn, O cowboy (Tom Horn). 98 min.

17h30 Caçador implacável (The hunter), de Buzz Kulik (EUA, 1980). 97 min.

 

31/03 – quarta-feira

17h30 Sete homens e um destino (The magnificent seven). 128 min

 

01/04 – quinta-feira

17h30 Os rebeldes (The reivers). 107 min

 

02/04 – sexta-feira

17h30 Bullitt. 114 min

 

03/04 – sábado

17h30 O gênio do mal (Baby the rain must fall). 100 min.

 

04/04 – domingo

17h30 Dez segundos de perigo (Junior Bonner). 100 min

 

05/04 – segunda-feira

17h30 Papillon. 151 min

 

Assessoria de Imprensa da mostra: -Alexandre Aquino-

Steve McQueen – Foto de Capa / Divulgação

Assessoria de imprensa CCBB

-Bianca Mello-

Tags: BrasilCCBB RioCulturaEntretenimentoLiteraturaMúsicaRio de janeiro
Previous Post

Projeto WSolidário: Wesley Safadão e Thyane Dantas recebe mais de 20 toneladas de alimento para doação

Next Post

Planejamento e organização faz toda a diferença na sua vida. Horóscopo Alto Astral – Céu Astrológico de 1/03 a 7/03

Related Posts

Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)
Notícias

Sicoob oferece consultoria financeira gratuita na estação Carioca do MetrôRio até sexta-feira (16/05)

maio 13, 2025
Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio
Notícias

Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, retorna com nova temporada no Theatro Municipal do Rio

maio 13, 2025
Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”
Notícias

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”

maio 13, 2025
FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!
Notícias

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

maio 12, 2025
Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!
Notícias

Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!

maio 12, 2025
Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira
Notícias

Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira

maio 12, 2025

Recommended

Ysa Santos intensifica treinos em preparação para estreia como rainha de bateria de Manguinhos

Ysa Santos intensifica treinos em preparação para estreia como rainha de bateria de Manguinhos

fevereiro 3, 2018
Tons terrosos: tendência da temporada de primavera/verão 2017

Tons terrosos: tendência da temporada de primavera/verão 2017

outubro 11, 2017

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    318 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    335 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO