O auditório da Biblioteca Parque Estadual (Centro) recebeu, na última quinta-feira (9), a Oficina de Elaboração de Projetos, organizada pela Superliga Carnavalesca do Brasil e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio da FICCCERJ e ministrada pelo SEBRAE/RJ. A ação, que é pioneira no carnaval carioca, teve como prioridade auxiliar os gestores e representantes das agremiações a aumentar a assertividade nos editais.
O presidente da Superliga, Pedro Silva, fez um balanço do evento e uma análise dos resultados que a oficina oferecerá às escolas.
“Estamos muito felizes. Nossa parceria com a Secretaria de Cultura abre uma janela de oportunidades para as escolas de samba da Superliga, principalmente no que diz respeito à capacitação e otimização na área administrativa. A Oficina de Elaboração de Projetos para o Carnaval, ministrada pelo SEBRAE/RJ, elevará o nível de conhecimento dos gestores, ampliando a chance de aprovação nos editais abertos e nos que estão por vir. Acredito que, juntos, demos início a um novo movimento, que visa o crescimento, reconhecimento e visibilidade das as escolas que desfilam na Passarela do Povo”, ressaltou.
A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado, Danielle Barros, comentou sobre a parceria com a Superliga e a importância da capacitação e profissionalização das escolas de samba.
“O carnaval do Estado do Rio de Janeiro é uma referência para todos. E a qualificação faz parte deste processo de aperfeiçoamento da nossa grande festa. A união com a Superliga reforça a importância que o Estado do Rio de Janeiro dá para o nosso patrimônio e todos os segmentos do Carnaval. Este processo de aprimoramento do fazer cultural, através de editais e políticas públicas de fomento, é fundamental para a profissionalização do segmento”, destacou
Inscrições abertas
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) lançou, no dia 1/11, o pacote de editais “Folia RJ 2”, para garantir a animação do folião na maior festa popular do país. Com investimento de mais de R$ 13 milhões, o pacote é dividido em três chamadas públicas: “Bloco nas Ruas RJ 2”, “Não Deixa o Samba Morrer RJ 3” e “Turmas de Bate-Bolas RJ 2”. As inscrições ficam abertas até às 18h do dia 16/11, através da plataforma Desenvolve Cultura, no link: www.cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/inscricao/.
Mais informações sobre os editais em www.cultura.rj.gov.br/.
-Ascom Cultura-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.3