Em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e a Escola Música e Negócios (PUC-Rio), a Sony Music Brasil acaba de lançar o “Crias da Música”, um curso de qualificação de artistas, produtores, empreendedores e pessoas interessadas em trabalhar no setor musical. O projeto é especialmente voltado para jovens negros de três comunidades localizadas na zona norte do Rio de Janeiro: Jacaré, Maré e Alemão.
O programa, inédito, é fruto da parceria de um ano entre a gravadora e o ID_BR, que, juntos, já realizam uma série de ações para promover a diversidade e a inclusão na companhia. O “Crias da Música”, inteiramente gratuito, terá a duração de dez semanas e será realizado online, com algumas aulas presenciais. Já a certificação é do Instituto Gênesis (PUC-Rio).
Ao longo do curso, que se inicia na primeira semana de agosto e vai até outubro, os participantes terão um panorama da indústria da música, sua história, inovações e tendências. O programa também vai oferecer conhecimento e ferramentas para aplicação no gerenciamento de carreiras artísticas, cargos executivos e negócios na música.
“Este é mais uma ação da Sony Music para promover a diversidade e a inclusão no mercado da música. Não existe inclusão genuína que não passe pela criação de possibilidades para aquelas pessoas que enfrentam dificuldades estruturais de acessos. A gente tem muita a ganhar com a soma das trajetórias, da criatividade e da inventidade das pessoas que participarão do curso, ao mercado da música.” comenta a head de RH da Sony Music Brasil, Bruna Araújo.
Dados da pesquisa “Coronavírus nas Favelas: A Desigualdade e o Racismo sem Máscaras”, divulgada no final de 2021, mostram que 54% dos moradores de favelas no Rio de Janeiro perderam o emprego na pandemia. O estudo, realizado pelo coletivo “Movimentos”, formado por jovens de diferentes favelas da cidade, com apoio do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), ainda mostrou que apenas 26% dos moradores possuem emprego com carteira assinada.
As inscrições para o “Crias da Música” devem ser feitas de 7 a 21 de junho, por meio do link https://bit.ly/CriasDaMusica. Para se inscrever, é preciso residir em um dos territórios contemplados pelo programa – comunidades do Jacaré, Maré e Alemão – e realizar a autodeclaração racial.
Essa é mais uma ação afirmativa promovida pela Sony Music Brasil, dedicada a pessoas que se autodeclaram negras (pretos e pardos). Em 2022, a companhia também passou a oferecer vagas de estágio 100% afirmativas para jovens negros, e que serão promovidas dessa forma ao longo de todo o ano.
Sobre a Sony Music
A Sony Music Entertainment é uma companhia global de música com vasta gama de artistas locais e grandes estrelas internacionais. A empresa possui um grandioso catálogo que inclui algumas das gravações mais importantes da história. É a casa de gravadoras que representam música de todos os gêneros, incluindo Arista Nashville, Beach Street Records, Black Butter Records, BPG Music, Bystorm Entertainment, Century Media, Columbia Nashville, Columbia Records, Day 1, Descendant Records, Disruptor Records, Epic Records, Essential Records, Essential Worship, Flying Buddha, Fo Yo Soul Recordings, House of Iona Records, Insanity Records, Kemosabe Records, Latium Entertainment, Legacy Recordings, Louder Than Life, Masterworks, Masterworks Broadway, OKeh, Polo Ground Music, Portrait, RCA Inspiration, RCA Nashville, RCA Records, Relentless Records, Reunion Records, Sony Classical, Sony Music Latin, Star Time International, Syco Music, Vested in Culture e Volcano. Presente em mais de 40 países, a Sony Music Entertainment é uma subsidiária integral da Sony Corporation of America, com matriz na cidade de Nova Iorque. No Brasil, nossa sede encontra-se no Rio de Janeiro.
-Sony Music Brasil – RPMA Comunicação-
Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.2