Nesta quarta-feira (14), o Exmo. Sr. Procurador-Geral de Justiça Interino do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Ribeiro Martins, recebeu um grupo de religiosos no gabinete, no Centro do Rio. Solicitada pelo interlocutor da CCIR/Comissão de Combate à Intolerância Religiosa – Ivanir dos Santos, que veio acompanhado dos advogados Hédio Silva Jr. e Dr Antonio Basilio Filho, além do Baba Tadeu de Oxossi, que vieram exclusivamente de São Paulo, para audiência.
Veja também: Sob nova direção, Império Serrano promove Roda de Conversa dos Passistas
“Não podemos permitir que nossa crenças ultrapassem o direito religioso do outro. A fé, o modo de culto, ou de expressar a religiosidade. A intolerância, a falta de alteridade e humanidade com outro, que crê e é diferente, são os grandes entraves para a construção de uma sociedade plural onde o respeito e a tolerância possam prevalecer”
afirmou o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos.
Presentes também dirigentes umbandistas da “Tenda de Umbanda Ogum Megê”, entre outros representantes religiosos. A reunião contou também com Roberta Rosa – ADHM/MPRJ (Assistente da Assessoria de Direitos Humanos e Minorias).
“Temos que nos preocupar com a causa, o sentimento de tristeza é grande”
alegou o advogado Hédio Jr. Que pretende mover ação penal pela prática de perturbação de culto, intolerância religiosa e formação de quadrilha.
Confia: Sucesso de crítica, Grupo Cultural Zé e Maria realizará Roda de Samba hoje
Sobre o caso: ocorrido no dia 2 de novembro, no Cemitério de Maruí Grande, bairro de Barreto, Niterói-RJ. No feriado de Finados, adeptos e praticantes das religiões afro foram impedidos de praticar suas atividades religiosas dentro do cemitério, por um grupo de denominação evangélica. O ato de intolerância religiosa foi testemunhado por diversas pessoas que, horrorizadas, pediram ajuda da Guarda Municipal.
“Muito bom para o povo de santo, e nós babalorixas ficamos muito satisfeitos pelo babalawô Ivanir, em está se oferecendo como apoio aos terreiros de Niterói”
acrescentou Babalorixa Cristiano D Oxosse, da Tenda Espírita Pai Joaquim d’ Angola.
O Procurador-Geral de Justiça, Ricardo Ribeiro Martins, se comprometeu em agilizar e dar atenção para a investigação, e já iria encaminhar o caso para 6ª Procuradoria de Investigação Penal de Niterói da 2ª Central de Inquéritos.
“Isso não é só uma intolerância religiosa, é racista também”
alegou.
“Foi muito produtivo o diálogo, muito satisfeito com a união de todos nós nessa única bandeira, fomos muito bem recebido pelo ministério público”
atestou o dirigente Allan Hansen Rosa de Souza, da Tenda de Umbanda Ogum Megê.
TAGS: Parceria de Igor vence o concurso de samba-enredo da Tradição Espanha já tem a sua corte de carnaval Estácio participa de encontro internacional de jovens do Cone Sul Horóscopo Carnavalesco – semana de 12 a 18/11 Independentes de Olaria inicia ensaios de comunidade no sábado, 17 UPM completa 61 anos com feijoada solidária e coroação da rainha de bateria Lexa é a nova musa da Mocidade Roberta Espinosa comemora parceria com Universal Music Sítio Shalon apresenta os melhores do ano 2018! Meia colorida é um dos acessórios em alta na moda masculina Vem aí a entrega do Troféu Intendente Magalhães 2018 Feijoada da Portela ‘fascina’ portelenses com show de Gilberto Gil Corpo de mestre Jorjão é sepultado no Cemitério de Irajá Egili Oliveira coloca presidente da Câmara Municipal de Ovar pra sambar! Ivanir dos Santos foi o cicerone para um grupo de intelectuais africanos no Rio Karina Costa está de volta ao posto de rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel União do Parque Curicica inicia oficina de percussão Ellen Jabour ministra bate-papo sobre autoestima em evento
– Rozangela Silva –
Assessoria de imprensa