Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa acontece de 16 a 21/01, com entrada franca

Diversas mesas de debates no CCJF - Centro Cultural Justiça Federal

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
janeiro 18, 2024
Em Notícias
0
Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa acontece de 16 a 21/01, com entrada franca
312
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Diversas mesas de debates no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, de 16 a 20

Entre outras atividades como o Festival Cantando a Gente se Entende, 

com Show do Pastor Kleber Lucas, Rita Benneditto, samba do grupo Vou Pro Sereno, em Madureira, no dia 21

Leia também

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

E Roda de Samba do Sambastião, na Glória, no dia 20 

 

Uma realização do CEAP, CCIR, CIRCUITO UBUNTU, a Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é um evento significativo destinado a promover o diálogo e fortalecer a tolerância, liberdade e coexistência pacífica entre diferentes religiões no Brasil. O evento ocorre em um contexto onde a intolerância religiosa continua a ser um desafio, especialmente notável no crescimento de casos contra comunidades religiosas minoritárias. O projeto contou com patrocínio: Tv Globo, Bayer, Ambev, Atacadão, Ministério de Cultura – Governo Federal, Secretaria Estadual de Cultura – RJ e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

– A atividade é alusiva ao 21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Instituída em 2007, através da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro, a data foi escolhida em homenagem a Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, que foi vítima de diversas agressões, verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião. Sendo o dia 21 de janeiro, data de falecimento da Mãe Gilda, um alerta e é um importante momento para dar visibilidade à luta pelo respeito a todas as religiões.

O VII Seminário Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos Mesas temáticas expositivas coordenadas por um especialista, composto por autoridades e especialistas em diversas áreas do conhecimento para dialogar sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos.

 

– Nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 no CCJF, no Centro, a partir das 14h, diversas mesas com temas pertinentes: Desafios para a promoção da Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos. Que ganha um caráter mundial com a Conferência Internacional com a Dra. Epsy Campbell Barr, presença de Emigdio Cuesta Pino, Michel Joseph, Mariana Gino, Helena Theodoro, entre outros. Abordados ainda temas como Estado laico, Liberdades e Pluralidades, Segurança Pública e Liberdade Religiosa, Política, Religiões e Democracia, entre outros. (No anexo, todos os temas, convidados, datas e horários).

“A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é uma das ações importantes dos trabalhos desenvolvidos pela CCIR e pelo CEAP. Neste ano, mais uma vez, o caráter internacional vem mostrar a importância da expansão das lutas e dos debates em defesa da liberdade religiosa, da pluralidade, da diversidade e contra a intolerância religiosa”. define o Prof. Dr, Babalawô Ivanir dos Santos.

A conferência abordará ainda: Instrumentos e técnicas de limpeza de espaços públicos com oferendas – Tema: A ancestralidade de matriz africana e o meio ambiente. Lançamento do Painel de Dados do Índice de Desenvolvimento Integral dos Povos e Comunidades Tradicionais. Debate: A Pequena África pelo Islamismo, a Umbanda, o Catolicismo e o Candomblé. I Mostra Internacional de Documentários sobre Liberdade Religiosa e Direitos Humanos Exibições de documentários e painéis de discussão com cineastas, ativistas dos direitos humanos, líderes religiosos e acadêmicos, entre outros.

A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa celebra a diversidade e a liberdade religiosa com o grande festival inter-religioso

– No dia 20, na Glória – Lançamento do Circuito Ubuntu, que acontecerá no Monumento a São Sebastião, na Praça Luís de Camões (Glória), apresentações Afro Culturais, lançamento do Circuito Ubuntu com Roda de Samba Sambastião, com Marquinhos Sathan, além de roda de conversa no combate ao racismo e intolerância religiosa.

– E no dia 21, em Madureira – Projeto “Cantando a gente se entende”. Festival Cultural Inter-religioso, no Parque de Madureira, aberto ao público, no decorrer do dia: show do Pastor Kleber Lucas e Rita Benneditto, com seu Tecnomacumba – 20 anos de Axé, samba do Vou Pro Sereno, apresentações de grupos culturais como Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita, dança cigana, entre outros. Com em torno de 30 barracas inter-religiosas compõem a atividade.

 

Mais informações: www.ccirbrasil.com.br/semana21

 

Dias: 16, 17, 18, 19 e 20, no CCJF – Av. Rio Branco, 241 – Centro

Das 14h às 20h

 

No dia 20, na Praça Luís de Camões – Glória

A partir das 14h30

 

Dia 21, Concha Acústica / Parque de Madureira – R. Soares Caldeira, 115.

Das 10h às 20h

 

Sem apoio e confiança de parceiros não seria possível realizar um evento dessa magnitude.

Patrocínio: Tv Globo, Bayer, Ambev, Atacadão, Ministério de Cultura – Governo Federal, Secretaria Estadual de Cultura – RJ e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

 

– A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, cuida de um dos maiores patrimônios brasileiros: a cultura carioca. São mais de 50 equipamentos espalhados por toda a cidade, entre teatros, arenas, museus, bibliotecas, salas de leitura e centros culturais. Uma das maiores redes municipais de equipamentos de cultura da América Latina. Investimos mais de R$ 200 milhões por ano em cerca de 1.200 projetos pensados, produzidos e estrelados pela cena cultural carioca. São milhares de empregos gerados e um grande aporte financeiro para a cidade. Criada em 2013, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura da cidade do Rio de Janeiro (Lei do ISS) é o maior mecanismo de incentivo municipal do país em volume de recursos e busca estimular o encontro da produção cultural com a população. Acreditamos que a cultura é um vetor fundamental de desenvolvimento econômico e social e de protagonismo da diversidade, democracia e da nossa identidade. Prefeitura do Rio / Secretaria Municipal de Cultura

– Atacadão – Com mais de 60 anos de história, o Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas e está presente em mais de 220 cidades distribuídas por todos os estados do Brasil. Com mais de 70 mil colaboradores, é líder no segmento de atacarejo (cash & carry) e está em rápida expansão. A rede conta com mais de 360 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce com o seu próprio canal de vendas online e com uma robusta operação de marketplace, que conta com mais de 300 sellers parceiros de atacado. Para saber mais, acesse: https://www.atacadao.com.br/.

 

– Apoio: CCJF – Centro Cultural Justiça Federal / UNESCO / Defensoria Pública da União

/ Coordenadoria de Experiências Religiosas Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ) / Coletivo Maitê Ferreira

 

– Realização Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) / Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) / CIRCUITO UBUNTU.

 

-Rozangela Silva-

Assessoria de Imprensa

Ivanir dos Santos – Foto de Capa: Brunno Rodriguês

@ Portal AL 2.0.2.4

Tags: Babalawô Ivanir dos SantosDengueEntretenimentoFamososHoróscopoRio de janeiroSemana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Previous Post

Nova temporada do documentário Cidade Delas conta história de empreendedoras brasileiras de Miami

Next Post

Alô, Pernambuco! Zé Vaqueiro é atração especial no “Ensaios da Anitta” em Recife

Related Posts

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”
Notícias

Já deixa anotado na agenda! Junior anuncia novas datas para “Solo Tour”

maio 13, 2025
FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!
Notícias

FGV e CAF lançam 4ª edição do Curso de Governança e Inovação Pública – Confira!

maio 12, 2025
Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!
Notícias

Coala Festival 2025 anuncia Marina Sena, Tássia Reis com Kiko Dinucci – Veja!

maio 12, 2025
Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira
Notícias

Avisa pra geral! Aniversário de 35 anos do Baile de Charme do Viaduto de Madureira

maio 12, 2025
De 12 de maio até 5 de junho: CAIXA abre nova seleção para estagiários de nível médio, técnico e superior
Notícias

De 12 de maio até 5 de junho: CAIXA abre nova seleção para estagiários de nível médio, técnico e superior

maio 12, 2025
Dando início ao novo projeto, Grupo Molejo apresenta a inédita “Coração Molengo”
Notícias

Dando início ao novo projeto, Grupo Molejo apresenta a inédita “Coração Molengo”

maio 12, 2025

Recommended

Clarice & Nelson – Um encontro imaginado para o teatro baseado na vida dos autores

Clarice & Nelson – Um encontro imaginado para o teatro baseado na vida dos autores

outubro 2, 2024
Unidos do Viradouro apresenta seu mais no ‘reforço’, maestro Jorge Cardoso

Unidos do Viradouro apresenta seu mais no ‘reforço’, maestro Jorge Cardoso

abril 14, 2018

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    318 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    335 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO