Evento que acontece nos dias 18 e 19 de outubro é voltado para professores, educadores e pesquisadores interessados no tema
Instituição também lança podcast sobre os desafios que até hoje atingem grupos que foram perseguidos pelo regime nazista
O Instituto Odeon abre hoje as inscrições para o I Seminário de Educação e Direito à Memória, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro com atividades presenciais de 9h às 18h, no Memorial às Vítimas do Holocausto, no Rio de Janeiro. Com o objetivo de estimular a reflexão entre memória, educação e os Direitos Humanos, e compartilhar experiências e saberes, o evento é voltado para professores da rede pública e privada de ensino, educadores em museus e espaços culturais, educadores populares, agentes culturais e outros pesquisadores interessados pela temática. As inscrições podem ser feitas através deste link: https://forms.gle/eoQAXSKVf9RgY14U6 até 15 de outubro. O Memorial às Vítimas do Holocausto Rio é gerido pela parceria entre a Associação Cultural Memorial às Vítimas do Holocausto e o Instituto Odeon, viabilizado por meio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. As atividades do ano de 2024 do Memorial tem o co-patrocínio do Banco Daycoval e Apoio da Gávea Investimentos, Vista Capital, Oceana Investimentos e SH Formas, além da Parceria estratégica do Instituto Memorial do Holocausto.
“Queremos cada vez mais consolidar o Memorial do Holocausto como espaço dedicado não somente à preservação da memória, como também em um ambiente rico para trocas e reflexões caras à sociedade. Com essas questões em mente, idealizamos a primeira edição deste Seminário que aborda uma temática que dialoga perfeitamente com o espaço e com todo o pensamento de programação que temos construído. Estamos buscando cada vez mais trazer propostas inéditas e conteúdos exclusivos para o Memorial. Nesse sentido, lançamos recentemente o podcast Diálogos Contemporâneos, que é uma extensão dessa missão ampliando ainda mais as possibilidades de aprendizado e de conversas para outros formatos”, explica Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon.
Nesta primeira edição, o Seminário vai reunir palestrantes de diferentes áreas como escritores, psicólogos, museólogos, professores, pesquisadores e jornalistas, convidados para liderarem e mediarem mesas de debates. Já no primeiro dia, a abertura do seminário vai receber a curadora e diretora-presidente do Museu da Pessoa, Karen Worcman, para uma conversa sobre o papel da memória e das narrativas na construção do futuro. Filha de imigrantes judeus cujos avós paternos fugiram da 2° Guerra Mundial, ela vai levantar questões sobre como a preservação da memória pode auxiliar na projeção de um futuro igualitário. A programação também conta com um debate com a psicóloga e professora Sofia Débora Levy, sobre as marcas geracionais causadas pelo Holocausto. Encerrando o dia, haverá uma mesa sobre a cultura material e os espaços de memória social, onde o professor Bessa Freire e o museólogo Vinícius José pretendem iniciar um diálogo sobre quais são os espaços de memória e como eles se consolidam.
No dia 19, o evento começa com a palestra “Todas as histórias contadas aqui são reais: o papel da educação midiática no combate à desinformação”, com Mariana Ochs. Designer, jornalista e especialista em tecnologias na educação, ela busca explorar o papel da criatividade na educação e o uso ético e fortalecedor das mídias como forma de participação plena na sociedade. A agenda segue com duas oficinas práticas, a primeira sobre a conservação de objetos e a segunda sobre escrita criativa, que vai convidar os participantes a pensar no processo de externalização da memória. O encerramento contará com uma apresentação cultural.
“O Memorial às Vítimas do Holocausto é muito mais do que um equipamento cultural da cidade do Rio de Janeiro. Ele é uma ferramenta pedagógica que nos possibilita olhar para o passado para compreender pensamentos e comportamentos que devemos combater no nosso momento presente. Por isso, estamos trazendo essa proposta de um seminário que fala sobre o papel da educação, e da pessoa educadora, na preservação da memória. O objetivo é criar um espaço de compartilhamento e de formação continuada para os profissionais que atuam na educação e cultura”, explica Wesley Ribeiro, coordenador do educativo do Memorial.
Confira mais abaixo a programação completa.
Novo podcast no ar
O Memorial também produz o podcast “Diálogos contemporâneos”, apresentado por Matheus Magalhães e Carol Pereira. Semanalmente eles recebem convidados que irão abordar as particularidades e desafios enfrentados até hoje por aqueles que pertencem a grupos minoritários que, de alguma forma, sofreram com o regime nazista. No primeiro episódio, que já está disponível nas plataformas de áudio, a dupla de apresentadores recebeu a pedagoga Tamar Moscavitch, que atua há cinco anos no setor educativo. Na pauta, eles falam o que foi o Holocauto, quem são as 11 milhões de vítimas e a importância de falar e ensinar sobre esse período histórico.
Programação I Seminário de Educação e Direito à Memória:
18/10 – Sexta – Feira
9h – Credenciamento e Café de boas vindas
9h30 – Abertura
10h – Palestra de abertura: Uma história de todos – o papel da memória e das narrativas na construção do futuro
Com Karen Worcman
Karen Worcman: curadora e diretora-presidente do Museu da Pessoa. Filha de imigrantes judeus cujos avós paternos fugiram da 2° Guerra Mundial. A palestra de abertura do I Seminário de Educação e o Direito à Memória irá abordar a importância da preservação das narrativas pessoais para a construção de uma memória comum a todos nós e como esse processo nos permite projetar um futuro igualitário e reconhecer os elementos do passado no tempo presente.
14h – Mesa: As marcas de uma geração – como o trauma do Holocausto impacta a construção das identidades
Com Sofia Débora Levy e Rolande Fichberg
Mediação: Carolina Pereira
Nesta roda de conversa, convidamos o público a refletir sobre as reverberações causadas pelo trauma do Holocausto na vida dos sobreviventes e seus descendentes. Debatendo as possibilidades de construção de identidade cultural em diálogo com a educação e a saúde mental.
16h30 – Mesa: A cultura material e os espaços de memória social
Com: Bessa Freire e Vinícius José
Mediação: Matheus Magalhães
O que os museus, os centros culturais e os memoriais têm em comum? Nesta roda de conversa, convidamos Bessa Freire e Vinícius José para um debate sobre o processo de museificação de objetos e artefatos, além do papel educacional dos espaços voltados à preservação da memória.
19/10 – Sábado
9h30 – Credenciamento
10h – Palestra: Todas as histórias contadas aqui são reais: o papel da educação midiática no combate a desinformação
Com: Mariana Ochs
O desenvolvimento tecnológico pode ser considerado um dos propulsores da prática de disseminação de desinformação, também conhecida como Fake News. Nesse cenário, os eventos históricos são revisitados sem o compromisso com a verdade.
Para falar sobre a importância do letramento digital e o desenvolvimento de habilidades críticas para analisar e questionar as informações, convidamos Mariana Ochs, coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta e filha de sobrevivente do Holocausto.
14h – Oficina Criativa: Guardar histórias – preservação e conservação de objetos
Com: Karen Merlim
Nesta oficina prática, vamos conhecer os fundamentos e as técnicas de conservação de objetos. Por meio de exercícios, o público é convidado a explorar métodos que garantem a longevidade de itens como livros e cartas.
14h – Oficina criativa: Escrever a memória
Com Taís Bravo
Como eventos históricos participam de nossas vidas individuais? O que nossas lembranças íntimas falam sobre as memórias coletivas? Essas são algumas das questões que norteiam a oficina Escrever a Memória. Voltada para pessoas interessadas em escrita, leitura e educação, essa é uma oficina que investiga formas de contar, compartilhar e elaborar memórias. Ao longo de duas horas, serão praticados exercícios de escrita e a leitura coletiva de autores como Walter Benjamin, Heleine Fernandes, Saidiya Hartman e Tatiana Pequeno. Além disso, também serão propostos práticas educativas para estimular a produção textual de testemunhos em espaços escolares.
Podcast “Diálogos Contemporâneos”
Serão cinco episódios semanais, e o primeiro – “Uma história de todos nós – A importância do ensino do Holocausto nas escolas” com Tamar Moscavitch – já está disponível nas plataformas de áudio.
Sobre o Memorial do Holocausto
Desde a sua idealização e implementação, o Memorial às Vítimas do Holocausto está comprometido em trabalhar o Holocausto pela ótica pedagógica, com o intuito de evitar a repetição de preconceitos e discriminações. Além disso, as pessoas que passam por aqui são incentivadas a refletir sobre a importância dos direitos humanos, da democracia e, principalmente, do respeito à diversidade e ao pluralismo. O MVH é contra qualquer tipo de violência.
O Memorial é gerido pela parceria entre a Associação Cultural Memorial às Vítimas do Holocausto e o Instituto Odeon e, atualmente, é viabilizado pelo Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet.
Sobre o Instituto Odeon
O Instituto Odeon é uma Organização Social que atua na gestão artística e cultural em diversas cidades do Brasil há mais de 25 anos, criando, desenvolvendo, implementando e administrando projetos que promovem cultura, cidadania e desenvolvimento socioeducacional. Uma instituição que acredita na arte como patrimônio vivo e acessível, na preservação da memória para estabelecer vínculos e pensamento crítico, além do impacto da cultura na economia. O Instituto Odeon trabalha com criatividade, coragem e excelência para influenciar positivamente as cidades e suas populações. Em março de 2013, foi responsável pela inauguração do Museu de Arte do Rio. Atualmente, é gestor do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, do Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da itinerância da exposição “Imagens que não se Conformam”, e correalizador do projeto artístico do Museu de Arte do Rio.
-Atômica Lab-
Foto de Capa: Divulgação
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