E vamos comemorar juntos! Governo do Rio de Janeiro sancionou uma lei que declara os passistas de samba patrimônio cultural imaterial.
– A sensação que tenho neste momento é de gratidão, vale à pena lutar e persistir por uma causa. É um sentimento de vitória que teve como embrião a Lei Municipal 4.462 – Lei Valci Pelé, até chegarmos nesta Lei 9.684/22 declarando o segmento de Passista – Patrimônio Cultural e Imaterial, em todo, Estado do Rio de Janeiro.
A importância da Lei é a valorização do segmento, da dança e da Cultura do Samba. É resignificar todos, àqueles que lutaram e lutam para que a Dança do Samba tenha seu Protagonismo devido.
Aproveito a oportunidade para dizer que isso, este ato produza um avanço para o segmento ser reconhecido como fundamental nos desfiles das Escolas de Samba. Hoje, em dia, nossa participação não é obrigatória. Ficamos à mercê da sensibilidade dos Dirigentes em ter ou não a ala desfilando.
Só gratidão a todos que se envolveram para este acontecimento.
Agradecemos a Deputado Daniella Monteiro e ao Governador Cláudio Castro, ressaltou o Diretor de Passistas da Unidos do Viradouro, Valci Pelé.
Foto de Capa: Vanderley Lúcio
@ Portal AL 2.0.2.2