Na sequência, mesa de abertura com Ivanir dos Santos, Elé Semog (CEAP), Fernando Porto (UNIRIO), André Cardoso (Arquivo Nacional), Alexandre Carvalho (PADE), Angela Bretas (UFRJ) e Michel Fonseca (UFRJ). Por volta das 14h, foi dando início para roda de conversa com o tema “Identidade e Memória: Diáspora e Religiões no Brasil – Mediadora: Carolina Rocha, Doutor Renato Barreto, Carolina Potiguara e Genilson Leite.
Veja também: Dedicadas aos anos 80 e 90. Festa Ploc no Food Park in Rio – Sábado 24/11, 20h – De graça
Por volta das 17h, aconteceu performance “Corpo Macumba”, de autoria de Fábio Costta, que trouxe um festejo, uma rememoração de um corpo que é atravessado por diversos saberes adquiridos na encruzilhada da existência.
Em seguida foi a vez da oficina de ritmos “Uma vivência Afro-Amazônica”, com Mestre Silvan Galvão. O paraense de Santarém arrasou, mostrando os movimentos de salvaguarda do Carimbó, assim como deu uma aula de diversos toques de percussão. E ainda colocou todo mundo pra dançar e cantar.
Vale a pena ver de novo: Carol Picchi adere a quiropraxia, tratamento eficaz para dores de coluna
1ª foto Mesa de abertura – Foto: Mateus Paiva / 2ª foto Jongo da Serrinha – Foto: Zeca Santos
A noite, todos foram rumo ao João Caetano, para apresentação do Jongo da Serrinha, que levou o show “Vida ao Jongo”, onde contou em espetáculo a história do ritmo, que deu origem ao samba. E Vovó Maria Joana Rezadeira, foi a estrela da noite, esbanjando vitalidade e simpatia, o grupo fez uma apresentação majestosa.
“O festival apontou as possibilidades de consolidação de novas parcerias numa perspectiva solidária tanto social quanto científica”
atesta Ele Semog, secretário executivo do CEAP.
E quem disse que acabou? Hoje ainda, acontecem atividades na Biblioteca Parque e João Caetano. E amanhã o festival encerra no Arquivo Nacional e UNIRIO.
Clica no play!
TAGS: Lexa chega causando no ensaio de rua da Mocidade Mês da consciências negra A gola V caiu no gosto dos homens Império Serrano promove Roda de Conversa dos Passistas Parceria de Igor vence o concurso de samba-enredo da Tradição Espanha já tem a sua corte de carnaval Estácio participa de encontro internacional de jovens do Cone Sul Independentes de Olaria inicia ensaios de comunidade no sábado, 17 UPM completa 61 anos com feijoada solidária e coroação da rainha de bateria Lexa é a nova musa da Mocidade Roberta Espinosa comemora parceria com Universal Music Sítio Shalon apresenta os melhores do ano 2018! Meia colorida é um dos acessórios em alta na moda masculina Vem aí a entrega do Troféu Intendente Magalhães 2018 Feijoada da Portela ‘fascina’ portelenses com show de Gilberto Gil Corpo de mestre Jorjão é sepultado no Cemitério de Irajá Egili Oliveira coloca presidente da Câmara Municipal de Ovar pra sambar!
– Rozangela Silva –
Assessoria de imprensa