A exposição acontece na Praça Mauá nos dias 25 e 26 de março Ação é gratuita e promovida pela farmacêutica Daiichi Sankyo Brasil
A farmacêutica japonesa Daiichi Sankyo promove O Futuro do Ser, uma experiência imersiva e artística que levará conhecimento sobre o papel desempenhado pelos avanços da ciência e da inovação para promover a longevidade humana. O evento, que acontece na Praça Mauá, no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 25 e 26 de março, será aberto ao público e busca gerar uma reflexão sobre a relação direta do avanço em termos de tratamentos, longevidade e bem-estar com os marcos científicos que ocorreram ao longo da história.
“As doenças, especialmente aquelas mais graves, ainda sofrem com diversos tabus em nossa sociedade, justamente pela complexidade e pela agressividade com que se manifestam. Apesar disso, a ciência está avançando a um ritmo pelo qual já podemos perceber não somente o aumento da longevidade, como também qualidade de vida atrelada ao bem-estar na jornada de milhões de pacientes ao redor do mundo. Dar luz a esse assunto e trazer conhecimento por meio de uma experiência totalmente inédita no Brasil foi o nosso objetivo central com a experiência O Futuro do Ser’’, afirma Allyson Nakamoto, Diretor da Unidade de Negócios de Oncologia da Daiichi Sankyo Brasil.
O conceito artístico foi idealizado com o objetivo de inserir o observador como protagonista de toda a jornada de conhecimento, ao utilizar recursos tecnológicos sensoriais com imagens, sons e efeitos visuais. Esse é um formato inovador de exposição artística que vem ganhando considerável espaço no mundo nos últimos anos, ao atrair a atenção do público para traduzir, de forma criativa, assuntos que muitas vezes são complexos.
“Quando falamos sobre ciência, encontramos diversas barreiras que dificultam o entendimento do público leigo, pois são temas densos e em muitos casos difíceis de traduzir. Na Daiichi Sankyo, a inovação é algo que nos move continuamente a investir em iniciativas que levem informação e conhecimento utilizando a tecnologia como aliada”, explica Carolina Canela, Gerente de Produto de Oncologia na Daiichi Sankyo Brasil.
Para estrear O Futuro do Ser, o local receberá um evento fechado no dia 25 de março, com a participação de celebridades e influenciadores digitais. A ideia é que eles vivenciem, em primeira mão, toda a experiência lúdica e sensorial para mostrarem ao público a mensagem que está por trás da criação visual e roteiro.
‘‘Para mim, estava claro que o futuro só pode ser positivo se houver uma evolução da consciência, que começa com a percepção expandida do eu e de como ele se relaciona com o outro e com o ambiente’’, comenta André Castilho, Roteirista de O Futuro do Ser.
‘‘Fui especialmente tocado pelo convite do projeto para os visitantes considerarem a natureza da existência e o significado de nossas vidas, o que acredito ser uma ação importante e provocativa’’, testemunha Lucas Gutierrez, Artista Visual de O Futuro do Ser.
A experiência imersiva estará aberta para visitações nos dias 25/03 (das 12h às 18h) e 26/03 (das 10h às 18h), na Praça Mauá, localizada na região central do Rio de Janeiro (RJ). O acesso é gratuito e não é necessário realizar reservas.
Pingue-pongue
Para traduzir a mensagem sobre ciência e longevidade de O Futuro do Ser, foi necessário construir uma equipe artística com diferentes abordagens, que vão desde a concepção, idealização, roteirização e criação. Esses profissionais apresentam singulares e diversos pontos de vista que, juntos, entregam uma reflexão mais profunda e divertida sobre a vida humana.
ALLYSON NAKAMOTO, Diretor da Unidade de Negócios de Oncologia na Daiichi Sankyo Brasil
Qual é a conexão desse projeto com o tema inovação na saúde?
Allyson Nakamoto: Em toda história, o ser humano sempre procurou maneiras diferentes de aprimorar sua evolução e qualidade de vida. E isso só foi possível porque temos a capacidade de transmitir conhecimento de geração para geração. Na saúde, a evolução do conhecimento científico nos abriu um leque de possibilidades para exercitar a inovação por meio da criação de soluções que irão impactar a rotina e qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Como você vê o futuro da oncologia?
Allyson Nakamoto: A medicina entrou em um caminho cada vez mais personalizado ao entendermos por meio das pesquisas científicas e novas tecnologias que as doenças possuem diversas variações genéticas. Se continuarmos nesse caminho, acredito que veremos uma oncologia com uma abordagem cada vez mais precisa e integral para tratar os pacientes.
Quais são os maiores desafios em falar sobre saúde e ciência com a população?
Allyson Nakamoto: Acredito que são muito mais do que eu possa citar aqui, porém, os principais são informar e educar a população na mesma medida em que disponibilizamos inovação por meio de nossas soluções em saúde. Em cada etapa dessa jornada, existe uma oportunidade de engajar as pessoas e é esse olhar que precisamos exercitar na hora de falar sobre saúde, entendendo a realidade daquelas pessoas, da região que moram, características culturais, sociais, econômicas etc.
CRISTIANNE SANTOS, Executiva de O Futuro do Ser
Qual foi a ideia por trás do conceito de O Futuro do Ser?
Cristianne Santos: a concepção desta experiência imersiva representa nossa crença de que a comunicação atual vai além da publicidade. Com O Futuro do Ser, buscamos contribuir com a construção da notoriedade da Daiichi Sankyo no segmento da oncologia de forma inovadora e com alto engajamento.
ALEXANDRE NINO, Diretor Criativo na Órbita
Qual a principal mensagem que você busca passar quando as pessoas saírem da sessão de O Futuro do Ser?
Alexandre Nino: Sensação de pertencimento, somos células de um grande organismo, o planeta. A sensação de pertencimento coletivo, de que não estamos sozinhos é acolhedora e reconfortante e nos traz responsabilidades, para conosco, com o coletivo e com o planeta.
LUCAS GUTIERREZ, Artista Visual
Que referências você utilizou na criação?
Lucas Gutierrez: Eu me inspirei em texturas e referências relacionadas ao corpo humano, ciência e tecnologia. No entanto, abordei este projeto de uma perspectiva filosófica, focando nos aspectos mais humanos e poéticos desses conceitos. Para alcançar isso, por exemplo, criei paisagens abstratas para que os visitantes pudessem explorar e refletir sobre essas ideias de maneira criativa e coletiva.
O que mais chama a sua atenção na experiência O Futuro do Ser?
Lucas Gutierrez: O projeto O Futuro do Ser chamou minha atenção por sua exploração em múltiplas camadas de um assunto transcendente. Fui especialmente tocado pelo convite do projeto para os visitantes considerarem a natureza da existência e o significado de nossas vidas, o que acredito ser uma ação importante e provocativa. As técnicas imersivas usadas no projeto também adicionam uma nova dimensão à experiência e ajudam a reforçar a narrativa geral, tornando-a mais atraente por meio da arte e da tecnologia.
ALMA ANDRÉ CASTILHO, Roteirista
No processo de roteirização, quais marcos históricos você considerou para narrar o papel da ciência na longevidade humana?
André Castilho: Os primórdios da célula e da vida, as civilizações pré-históricas, quando se tem vestígios dos primeiros curandeiros, os Antigos Egito e Grécia, que deram origem à medicina como a conhecemos, os avanços de tratamentos inovadores que se sucederam à descoberta dos genes, no século XIX, à descoberta do DNA, na década de 50, e ao sequenciamento do genoma humano, em 2001.
Sobre a Daiichi Sankyo
A Daiichi Sankyo, companhia farmacêutica global com origem corporativa no Japão, dedica-se à criação e fornecimento de produtos farmacêuticos e serviços em 26 países para suprir as diversas necessidades médicas, tanto em mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Com mais de 16.000 colaboradores ao redor do mundo e mais de 100 anos de expertise científica, a companhia baseia-se em um rico legado de inovação e um pipeline robusto de novos medicamentos promissores para ajudar os pacientes. Enquanto mantém seu portfólio de produtos farmacêuticos nas áreas cardiovascular, psiquiatria, hipertensão, gastroenterologia, ortopedia, inflamação e dor; o grupo está engajado no desenvolvimento de terapias inovadoras nas áreas metabólicas, cardiovasculares e em oncologia. Para mais informações, visite: www.daiichisankyo.com.br
Sobre O Futuro do Ser
A exposição O Futuro do Ser se utiliza do storytelling imersivo expresso por meio do estado da arte da tecnologia audiovisual, para apontar um olhar otimista, reflexivo e contemplativo sobre a relação da humanidade com o tempo, tanto da perspectiva científica, quanto do caráter filosófico existencialista. Promove, através de estímulos sensoriais, um resgate ao conhecimento ancestral aliado aos avanços recentes e futuros da medicina oncológica e integrativa, para apontar caminhos possíveis ao anseio humano de se alcançar equilíbrio entre longevidade, estado de presença e consciência sobre seu papel de protagonismo no meio em que vive. Em última análise, é um convite para a imaginação coletiva como ferramenta de cocriação da realidade.
-Edelman Brasil-
Praça Mauá – Foto de Capa: Divulgação
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