Portal AL
No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral
Portal AL
No Result
View All Result
Início Notícias

Mais de 25 mil pessoas são esperadas para festejo da Rainha do Mar no dia 2 de fevereiro

Dia de Iemanjá do Arpoador

Anderson Lopes Por Anderson Lopes
janeiro 22, 2025
Em Notícias
0
Mais de 25 mil pessoas são esperadas para festejo da Rainha do Mar no dia 2 de fevereiro
311
Compartilhamentos
2.4k
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

A terceira edição do evento virá com novidades, como a Lavagem do Arpoador, a participação de surfistas locais e de terreiros de umbanda dando passes nas areias de Ipanema

.

Após reunir mais de 25 mil pessoas na sua segunda edição, em 2024, o Dia de Iemanjá do Arpoador receberá o público carioca e as suas oferendas no domingo, 2 de fevereiro, das 8h às 22h, no Arpoador. Já estão confirmadas atrações como o Afoxé Filhos de Gandhi, Samba de Caboclo e Pretinho da Serrinha, Nina Rosa, Ogan Bangbala, Jongo do Vale do Café, Tião Casemiro, Ogan Kotoquinho, Pai Dário, Samba Jongo, Mingo Silva, Companhia de Aruanda, Orin Dudu, Ilê Axé Onixêgun e Marcos André, o idealizador da celebração, além da Feira Crespa. Tudo gratuito!

Leia também

Em parceria com a Nova Itapemirim, Programa Roda Mais chega às lotéricas do RJ com venda de passagens rodoviárias

Enem 2025: anunciadas datas de inscrições e provas – Confira!

A celebração à orixá mais amada do Brasil virá com novidades neste 2025. Na véspera, dia 1, a partir das 18h, haverá a Lavagem do Arpoador, sob a liderança do Afoxé Filhos de Gandhi, pioneiros na entrega de presente a Iemanjá na cidade, seguido do Bloco afro tradicional de Madureira, Lemi Ayó.

Outra ação inédita, que tem tudo para cair nas graças do público, é que a tradição religiosa vai se unir à tradição local. Os surfistas que há muitos anos frequentam a praia aceitaram o convite para entrar no mar com flores em oferendas, às 17h. Ao mesmo tempo, 150 filhos umbandistas de dez terreiros e de umbanda da região metropolitana do Rio vão abrir as giras nas areias do Arpoador, dando passes em quem quiser receber o axé.

“A festa para Iemanjá carioca era uma tradição antiga inventada pelos terreiros nas areias da Zona Sul, liderada pelo célebre pai de santo e sambista Tatá Tancredo em 31 de dezembro, dia de Iemanjá na umbanda. Poucos sabem que essa foi a origem do grandioso Réveillon de Copacabana – que acabou se tornando a maior festa de rua do mundo, com seus costumes, tais como se vestir de branco, jogar flores no mar e pular as sete ondas na virada”, rebobina Marcos André, músico e idealizador do evento e um dos líderes de comunidades de Quilombos do Vale do Café.

Com o tempo e a adesão de um número cada vez maior de pessoas escolhendo ver a meia noite chegar nas areias, vieram os mega espetáculos de fogos e shows, que expulsaram os terreiros da virada nas praias.

“Essa celebração dá visibilidade e enaltece a enorme contribuição do negro na formação da cultura carioca e revela a história de Tatá Tancredo, devolvendo essa vivência popular riquíssima no coração da Zona Sul para o povo de santo e para os cariocas e turistas”, diz Marcos, que vai mobilizar para a festa cerca de 450 mestres, entre líderes religiosos, artistas e filhos de santo, integrantes da rede de comunidades tradicionais que ele coordena em Madureira e em comunidades tradicionais do interior do Estado do Rio.

.

Recorde de público

Este ano, o Dia de Iemanjá do Arpoador cairá num domingo de verão. Por isso, o público esperado será igual ou maior àquele que levou o seu agradecimento à Iemanjá na edição de 2024.

.

“Parecia até noite do ano novo com milhares de pessoas chegando vestidas de branco e com flores nas mãos. Ficamos surpresos com tamanha adesão do público. No primeiro ano, esperávamos mil pessoas e recebemos 10 mil. Ano passado, foram 25 mil pessoas. Ficou provado que os cariocas e os turistas querem muito essa festa e que temos tudo para, em alguns anos, alcançar a importância que o 2 de fevereiro tem em Salvador”, diz Marcos André, que completa: “O Rio possui tradição forte e um número imenso de casas de matriz africana para isso”.

Todo o ritual de oferendas do Dia de Iemanjá no Arpoador é liderado pelo lendário Mestre Bangbala, aos 105 anos, o Ogan mais antigo do país em atividade e patrono do evento, juntamente com Pai Dário, descendente da Casa Branca, primeira casa de candomblé do Brasil e um dos líderes do jongo do Morro da Serrinha. Eles serão acompanhados por Marcos André, de família umbandista e de Mãe Maria da Paz, mãe de santo do Quilombo São José, em Valença.

“Além de promover a integração entre pessoas de todos os credos, cores e regiões da cidade e enaltecer a cultura de matriz africana tão poderosa e ao mesmo tempo tão atacada, o evento vai gerar mais empregos e divisas para a cidade através do turismo, com potencial de se tornar um dos maiores eventos do calendário do Rio. Em Salvador, o dia de Iemanjá atrai cerca de 500 mil turistas e movimenta mais de R$ 400 milhões. O poder público e as empresas do Rio têm que abrir os olhos para esse enorme potencial econômico, além de promover de forma tão potente os nossos patrimônios imateriais”, afirma Marcos André.

.

Só oferendas sustentáveis

O evento continua alinhado com a sustentabilidade e a preservação dos mares, alertando os frequentadores para só levarem oferendas biodegradáveis. Ao final, o público ainda será convidado para fazer um mutirão, de limpeza das areias, do calçadão e da Pedra do Arpoador.

 

Pai Dário é categórico: “Todas as oferendas do ritual serão biodegradáveis. Pedimos ao público que não leve plástico, vidro ou madeira. É uma saudação à Rainha do Mar, à sua morada e às forças da natureza. Somente flores e frutas serão oferecidas às águas”.

O Dia de Iemanjá no Arpoador é uma realização de Marcos André, do Instituto Floresta, Samba Jongo Produções e da Rede de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio, com recursos da Prefeitura do Rio via Secretaria Municipal de Cultura e Hotel Arpoador. O evento conta com o apoio da Coordenadoria de Diversidade Religiosa, Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura do Rio, Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados, Secretaria de Meio Ambiente, Subprefeitura da Zona Sul, Ilê Axé Onixêgun, Companhia de Aruanda, Instituto Carta Magna da Umbanda, Coletivo Kalundú, Pedra do Arpoador Conservação, Projeto Ondas e da Rede de Jongo do Vale do Café.

.

Cortejo abre os trabalhos às 9h

O público é bem-vindo a partir das 8h para a concentração do cortejo, aos pés da estátua do Tom Jobim, que sairá às 9h em ponto com as oferendas para Iemanjá, liderado por representantes das casas de umbanda e candomblé de origens centenárias e de cerca de 300 artistas de grupos de afoxé, jongo e samba.

Em seguida, será aberta uma Roda de Tambor ao lado da Pedra do Arpoador, com pontos de candomblé cantados pelo Mestre Ogan Bangbala e pelo Pai Dário, do Ilê Axé Onixêgun e do grupo Orin Dudu.

Logo depois, o Afoxé vai brilhar, com os grupos Filhas de Ghandy, Afoxé Ore Lailai e Ogan Kotoquinho, Roda de jongo com os quilombos do Jongo do Vale do Café acompanhados da Companhia de Aruanda do jongo do Morro da Serrinha, que convidarão o público para dançar muito samba de roda, jongo, ciranda e afoxé à beira mar. A partir das 15h, um festival de cantores de umbanda e a presença de giras de dez terreiros da Zona Norte do Rio vão dar passes e rezas aos presentes.

O Jongo do Vale do Café vai descer a serra para apresentar mais de 150 anos de história dos quilombos da região, berço do jongo, na festa. “O jongo é considerado o pai do samba carioca e o Jongo do Vale do Café o celeiro dos grupos de jongo mais antigos do país”, explica Marcos André.

Após as rodas, o célebre cantor de umbanda Tião Casemiro vai entoar pontos de umbanda acompanhado pela sua orquestra de tambores e da DJ Bieta.

A apoteose final do evento será uma roda de samba, prevista para começar às 19h, em um palco montado ao lado da Pedra do Arpoador, com a apresentação do espetáculo Samba Jongo, com os sambistas Nina Rosa, Mingo Silva, Marcos André e Samba de Caboclo com a participação especial do Pretinho da Serrinha. Muito samba no pé e pontos de macumba prometem embalar a plateia até o fim da noite.

Durante todo o evento, a Feira Crespa estará a postos, com barracas de moda, artesanato e gastronomia sob o comando de afroempreendedoras no Parque Garota de Ipanema.

Ao longo do dia de sábado, o artista de praia Rogean vai construir uma estátua de areia gigante de Iemanjá ao lado da Pedra do Arpoador.

Odoyá, Iemanjá. Salve a Rainha do Mar e as forças da natureza!

.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado, 1 de fevereiro, véspera da grande festa:

18h30 – O Afoxé Filhos de Gandhi do Rio realizará a Lavagem do Arpoador, abrindo as atividades do Dia de Iemanjá com muito axé seguidos do Bloco afro tradicional de Madureira, Lemi Ayó às 20h;

Ao longo do sábado, o artista de praia Rogean vai construir uma estátua de areia gigante de Iemanjá.

.

Domingo, 2 de fevereiro:

8h – Concentração do Cortejo na Estátua do Tom Jobim

9h – Cortejo com oferendas liderado por Ogan Bangbala, Ogan Kotoquinho, Pai Dário e Ilê Axé Onixêgun

9h30 – Presente para Iemanjá na Pedra do Arpoador

10h – Roda de Candomblé com grupo Orin Dudu e lideranças religiosas

14h – DJ Bieta

15h – Festival de Curimbas na Pedra do Arpoador com Pai Caio, Coletivo Kalundú e convidados.

15h – Roda de Afoxé com Ore lai lai, Filhas de Gandhy e Yza Diordi

15h45 – Ciranda, Coco, Jongo e Samba de Roda com Companhia de Aruanda do jongo do Morro da Serrinha e Tia Ira Rezadeira.

17h – Oferendas de flores no mar pelos surfistas da Escola de Surf local “Ondas Arpoador”.

17h às 21h – Giras de Umbanda na areia da praia com 10 terreiros organizados pelo Instituto Carta Magna da Umbanda.

18h – Mutirão de limpeza das praias com Pedra Arpoador Conservação

17h às 18h30 – DJ Bieta.

18h30 – Roda de Umbanda com Tião Casemiro

19h – Show “Samba Jongo” com Nina Rosa, Mingo Silva e Marcos André

20h45 – Show com o grupo Samba de Caboclo e participação especial do Pretinho da Serrinha

22h – Encerramento logo após o mutirão de limpeza das praias com a equipe do Pedra Arpoador Conservação

10h às 22h – Feira Crespa de gastronomia, moda e artesanato no Parque Garota de Ipanema.

18h e 22h – Mutirão de limpeza das praias e pedras com o público e projeto Pedra do Arpoador Conservação.

.

Dia de Iemanjá no Arpoador

Data: 2 de fevereiro de 2024

Horário: das 8h às 22h, com concentração do cortejo às 8h na estátua do Tom Jobim.

Local: Praia de Ipanema – Trecho do Arpoador

Grátis. Livre.

.

-Belmira Ideias e Conteúdo-

Foto de Capa: Karen Eppinghaus

@ Portal AL 2.0.2.5

Tags: ArpoadorAxéCultura & ArteDia de Iemanjá no ArpoadorEntretenimentoIntolerância ReligiosaRio de janeiro
Previous Post

Volta às Aulas: compreenda a importância da leitura na infância

Next Post

Show de Lady Gaga aumenta em cerca de 60% as buscas de viagens para o Rio

Related Posts

Em parceria com a Nova Itapemirim, Programa Roda Mais chega às lotéricas do RJ com venda de passagens rodoviárias
Notícias

Em parceria com a Nova Itapemirim, Programa Roda Mais chega às lotéricas do RJ com venda de passagens rodoviárias

maio 10, 2025
Enem 2025: anunciadas datas de inscrições e provas – Confira!
Notícias

Enem 2025: anunciadas datas de inscrições e provas – Confira!

maio 10, 2025
Teatro Rival Petrobras: Feijoada do Rival com Roda de Samba do Ito Melodia. Você não vai perder, vai?
Notícias

Teatro Rival Petrobras: Feijoada do Rival com Roda de Samba do Ito Melodia. Você não vai perder, vai?

maio 10, 2025
Secretária de Cultura do Estado do Rio é eleita Presidente do Fórum de Secretários Estaduais
Notícias

Secretária de Cultura do Estado do Rio é eleita Presidente do Fórum de Secretários Estaduais

maio 9, 2025
Dias 12 e 13 de maio: Cultura RJ promove escutas públicas presenciais em Nova Friburgo e Cabo Frio
Notícias

Dias 12 e 13 de maio: Cultura RJ promove escutas públicas presenciais em Nova Friburgo e Cabo Frio

maio 9, 2025
Alaíde Costa canta Dalva de Oliveira, hoje, no Teatro Rival Petrobras
Notícias

Alaíde Costa canta Dalva de Oliveira, hoje, no Teatro Rival Petrobras

maio 9, 2025

Recommended

Wesley Safadão mostrará seu viés empreendedor no maior congresso de empreendedorismo do Brasil

Wesley Safadão mostrará seu viés empreendedor no maior congresso de empreendedorismo do Brasil

novembro 3, 2020
Drik Barbosa e Péricles levam cura e afeto por meio da música “Calma, respira”

Drik Barbosa e Péricles levam cura e afeto por meio da música “Calma, respira”

agosto 10, 2021

Popular Posts

  • Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    Anota ai esse nome! Brenno Willian lança “Tá Querendo Vem!”

    320 shares
    Share 128 Tweet 80
  • Imagens áereas do desfile da Estação Primeira de Mangueira

    318 shares
    Share 127 Tweet 80
  • Estão sentindo o cheiro? É cheiro de comida boa: Rio de Janeiro realiza 18ª edição do concurso Comida di Buteco 2025

    309 shares
    Share 124 Tweet 77
  • “Minha expectativa é a melhor possível!” – Flávio Azevedo é o novo Diretor de Carnaval da Botafogo Samba Clube

    309 shares
    Share 123 Tweet 77
  • Rainha que é rainha, se cuida! Monique Favacho prepara o corpo para o Carnaval

    335 shares
    Share 134 Tweet 84
  • Sobre o Portal AL
  • Parceiros
© 2018 - 2025. Portal AL Anderson Lopes Todos os direitos reservados

DESENVOLVIMENTO     

No Result
View All Result
  • Início
  • Carnaval
  • Dicas de Moda
  • Rodas de Samba
  • Nossa, Arraso!
  • Mais
    • Literatura
    • Fotos
    • Horóscopo Alto Astral

DESENVOLVIMENTO