Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a FMIS RJ realiza, na quarta-feira (14/5), às 16h, a exibição do documentário “O Cravo e a Lapela – Vida e Obra de Ricardo Cravo Albin”, com direção e produção de Wander Lourenço. O filme será apresentado na Fototeca Estadual do Rio de Janeiro, com a presença de Ricardo Cravo Albin, que foi diretor da FMIS RJ no período de dezembro de 1965 a dezembro de 1971.
“É uma honra para nós sediar a exibição do documentário do Wander Lourenço, com a presença do Ricardo Cravo Albin, um grande parceiro da FMIS RJ, que sempre nos apoia e incentiva! O evento, que celebra a sua vida e obra, é um reconhecimento à sua inestimável contribuição à cultura e à memória do país”, destaca Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.
O documentário traça um panorama da vida e atuação de Ricardo Cravo Albin, fundador do Instituto Cultural Cravo Albin e responsável por importantes iniciativas de salvaguarda do patrimônio musical brasileiro. A obra revela para o público o homem além dos seus arquivos e pesquisas, mostrando a sua paixão infinita pela música.
Além do homenageado, a sessão contará com a presença de convidados ilustres, como a biógrafa Maria Cecília Junqueira, a ex-diretora da FMIS RJ, Maria Eugênia Stein, o desembargador Siro Darlan, a pesquisadora Maria Alice Volpe, o pesquisador da música brasileira Luiz Antonio de Almeida, o jornalista Daniel Mazola, o empresário Paulo Marinho, o vice-prefeito de Niterói, Antônio Barroco, o advogado e escritor Celso Gomes, e o poeta Mario Lago Filho.
Após a exibição, haverá um debate com a participação de Ricardo Cravo Albin e convidados, promovendo uma reflexão coletiva sobre a memória, cultura e os bastidores da produção do documentário. O debate será gravado e, posteriormente, exibido no canal do Youtube da FMIS RJ.
O Centro de Pesquisa, Memória e Documentação do museu leva o nome de Ricardo Cravo Albin, em homenagem ao seu legado na preservação da história cultural brasileira. No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.
SERVIÇO
Exibição: O Cravo e a Lapela – Vida e Obra de Ricardo Cravo Albin. Evento somente para convidados
Local: FMIS RJ, Sede Lapa, Rua Visconde de Maranguape, 15
Data: 14 de maio de 2025
Horário: 16h
Facebook | Instagram | Youtube | Linkedin | Spotify
-Ascom Cultura-
Ricardo Cravo Albin – Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.5