Equipe brasileira chegou a San Juan del Pasto no fim de semana onde foi recebida pelo prefeito da cidade. Até o dia 26, profissionais irão realizar uma série de conferências e oficinas para os profissionais que realizam o Carnaval de Negros Y Blancos, evento que acontece em janeiro
A expertise dos profissionais brasileiros que atuam na organização e realização do carnaval carioca está sendo compartilhada com profissionais colombianos que já preparam mais uma eidção do Carnaval de Negros Y Blancos, tradicional festa que acontece na capital de Nariño. No país desde o fim de semana, Egili Oliveira, Leonardo Bessa, Fábio Fabato, Valdo Lima e Renato Figueiredo, estão a convite do Instituto MentoresHub para um intercâmbio de saberes onde serão realizadas palestras e oficinas de capacitação.
“O intercâmbio cultural entre os Carnavais do Rio de Janeiro e da Colômbia reforça conexões artísticas e promove a troca de saberes que enaltecem as duas tradições. Esse diálogo fomenta novas ideias e adaptações locais, tanto colombianas quanto brasileiras, promovendo a profissionalização e o desenvolvimento sustentável dos eventos. A combinação de criatividade, inovação e respeito às raízes, amplia o impacto cultural, artístico e turístico das festividades, enriquecendo ainda mais a cena carnavalesca em ambos os países,” comenta Renato Figueiredo, carnavalesco e arte-educador, que realizou no domingo, uma oficina de planejamento de carros alegóricos.
Com contribuições para prestigiadas escolas de samba, como GRES Beija-Flor de Nilópolis, GRES Portela e GRES Em Cima da Hora, conquistando diversas premiações, incluindo quatro títulos de campeão do carnaval, Renato compartilhou seu conhecimento na área com cerca de 40 profissionais que atuam na realização do espetáculo colombiano.
Até o dia 26, o grupo estará em San Juan del Paso com oficinas diárias cujo intuito é o de ampliar o conhecimento e promover a internacionalização dos carnavais, conforme explica Marcelo Caldas
“Essa interlocução entre os países e troca cultural só enriquece nossa relação, cultural, econômica e cada vez mais expande nossa cultura”, diz o empreendedor cultural.
Além das ações que estão sendo realizadas diariamente em Paso, a equipe também realizará oficinas de 26 a 29 de setembro em Mocoa com a mesma finalidade. O projeto foi um dos contemplados no edital promovido pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, para promoção do “Ano Rio-Colômbia”.
-Best Comunicação-
Equipe nas Oficinas – Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.4