O dia 21 de janeiro – Dia Nacional Contra Intolerância Religiosa não é pra ser celebrada, mas pra se lembrada. Apesar de inúmeras ações afirmativas, lideradas pela CCIR, CEAP e outras organizações civis do Estado, mas a intolerância e violência religiosa só cresce.
Veja também: Amigos e fãs, Mc Sabrina comemora 20 anos de Carreira e promove uma grande festa!
Com isso, se faz necessário chamar atenção da sociedade e das autoridades públicas para o perigo da construção de estado teocrático em um país constitucionalmente laico como o Brasil.
E ontem, a SEMANA DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA abriu com encontro solene na ASA – Association Sholem Aleichem, em Botafogo, com a intenção de mobilizar a sociedade em defesa da liberdade religiosa, movimentação fundamental para manutenção da liberdade de fé.
Confira: Voltando com tudo! Independentes de Olaria ensaia na Praça Belmonte no próximo sábado, 26
A atividade se iniciou com um vídeo sobre Mãe Gilda – A data rememora o dia do falecimento em 21 de janeiro de 2000, da Iyalorixá, do terreiro Axé Abassá de Ogum (BA). A sacerdotisa foi acusada de charlatanismo e consequentemente infartou.
“Os dados nos revelam uma nefasta realidade que assola à todas as minorias religiosas representativas no Brasil, que durante muito anos usou o slogan “Somos todos iguais” e é lido no exterior como o “O país das igualdades”. Igualdades essa, que esbarram nas fronteiras da falta de respeito ao próximo. Por isso, precisamos promover a tolerância cotidianamente e não apenas no dia 21 de janeiro”, atestou o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, que estava no bairro Jesus de Nazaré, participando da 4° edição das Bandeiras de Matrizes Africanas, também com atividade de combate à intolerância religiosa, na Zona Norte de Macapá. E mesmo de lá, acompanhando aqui no Rio, da atividade.
Em seguida foi apresentado um compacto do documentário sobre a 11ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que aconteceu em setembro, em Copacabana. O teaser traz depoimentos ainda de Kleber Lucas e Padre Fábio de Mello, elaborado pelo Diretor Brunno Rodrigues.
Dê uma olhadinha: Destaque do Gres Difícil é o Nome, Phill Ferraz faz seu primeiro ensaio fotográfico
Vários representantes religiosos marcaram presença, entre eles: Fátima Damas – CEUB, que atestou: “Vamos dar as mãos, não podemos parar, temos que lutar”.
Segundo Paulo Maltz – Diretor de Assuntos Inter-religiosos da Fierj: “Só vamos ter voz, ter força, se nos unirmos”.
O encontro contou ainda com apresentação do Grupo Lehaká Kessem, que fizeram um pout-pourri com danças judaicas, onde estimularam a platéia com palmas e puxados para participação na última dança.
Foi lido por David Albagli Gorodicht – Ex-Diretor da Federação Sefaradi Latino-americana, uma carta da Confederação Israelita do Brasil – CONIB, com manifestação de apoio e iniciativa da SEMANA DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Das muitas falas e agradecimentos da festividade, foi unânime a união de diversos segmentos religiosos, conferida por Mauro Band – Presidente na ASA, Arnon Velmovitsky – Presidente na Fierj – Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, Marilena Mattos – representante do Muda, Sacerdote Og Sperle e a mulher Ariadne Pinheiro – representantes Wicca, Frei Tata, Eliane Campanella – Comunidade de Jesus dos Últimos Dias, Hare Krishna, entre outros.
Vale a pena ver de novo: Laboratório sexual, que comece o jogo!!!
O Grupo Mio Vacite mandaram ver com um “Encanto Cigano”, Mio e os filhos Marcelo e Ricardo, vem há anos preservando as canções ciganas. A noite fechou com apresentação do Grupo Afro Cultural O Òrúnmilà, com uma magistral apresentação e valorização da raça negra!
A nossa luta é pela valorização das diversidades religiosas e pelo direito de cada um professar e expressar sua fé com total liberdade e autonomia
alegou o Vereador Reimont
A SEMANA DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, segue ainda com agenda no IFCS e Oi Casa Grande, nos dias 24 e 28 de janeiro, respectivamente. Com festival de música, seminários, baile e presenças de Martinho da Vila, Kleber Lucas, Tunico da Vila, Grupo Awurê, Mestre Kotoquinho, entre outros, para uma grande encontro. Vale dar uma conferida.
TAGS: Horóscopo Carnavalesco – semana de 21 a 27/1 Cordão amarrado na cintura está com tudo! Pablo Guerreiro assume a comissão de frente da Acadêmicos de Vigário Geral Independentes de Olaria terá presidente da bateria para o desfile de 2019 Bar Big no Centro do Rio traz novidades para atrair mais clientes Mariana Lewis grava nova temporada de “Encanto da Sereia” Ensaios técnicos do Rio começa dia 27 Anderson Lopes estreia como Produtor de Rodas de Samba Tatiane Minerato é a nova Musa da azul e branco de Noel Crítica! Conheça o novo clipe de Fialho Ex BBB Dicesar Ferreira visita Fábrica do Samba Frisas para domingo e segunda-feira estão esgotadas Veja a nova vinheta Globeleza 2019 Ana Paula Evangelista faz tour pela Europa com a família Serginho do Porto e Ito Melodia Unidos de Padre Miguel realiza primeiro ensaio do ano Salgueiro faz seu primeiro ensaio de rua 2019 Das folhas que tocam o chão Riotur recebe cinco navios com cerca de 20 mil turistas Shayene Cesário prestigia evento de ritmistas da Rocinha Veja a programação completa dos ensaios técnicos 2019 de SP
-Rozangela Silva-
Assessoria de Imprensa