Fabiana Teixeira, especialista em comunicação empresarial e branding, explica como se destacar no mundo do marketing pessoal
Com a chegada de 2023, novos objetivos, perspectivas e planos são formados, e não é diferente no mundo do mercado de trabalho. Conforme se avança cada vez mais a era da tecnologia e informação, talvez seja hora de se dedicar a sua imagem pessoal na internet, principalmente para quem está à procura de emprego ou recolocação no mercado.
“Hoje em dia diversos recrutadores e profissionais de RH passam tempo selecionando perfis do LinkedIn, ou fazem questão de conferir sua página nessa plataforma depois de receber um currículo, por isso é necessário se adaptar aos novos tempos para estar aberto à novas oportunidades”, explica Fabiana Teixeira, especialista em comunicação empresarial e branding.
Fabiana separa 5 dicas para quem não é familiarizado com a plataforma, e quer melhorar a sua presença no mundo do marketing pessoal:
Preencha todas os campos que a plataforma disponibiliza
1- Pode ser uma coisa um pouco maçante de se fazer, especialmente porque o LinkedIn tem muitos campos a serem preenchidos quando você cria seu perfil. Porém, lembre-se de que eles estão ali para trabalhar a seu favor, e quanto mais informações você completar, mais atrativo você se torna como profissional.
Então não se apresse e separe um tempo para que você possa se descrever da melhor forma e preencher todas as informações necessárias com calma, descrevendo seus atributos, pois vai valer a pena mais para frente.
A estética do seu perfil importa
2- Querendo ou não, aparências são importantes, não em um sentido do que é belo, mais de como você se apresenta. Estar na plataforma sem uma foto de perfil, por exemplo, já causa estranhamento e não passa confiabilidade. Não precisa ser nada muito elaborado, basta escolher uma foto com uma roupa profissional, que pegue a área de seus ombros para cima.
Sobre a foto de capa, que vai atrás da sua foto de perfil, vale procurar algo que te represente, seja uma frase motivacional, algo que fale sobre sua área de atuação, ou até um hobby.
Separe um tempo para se conectar
3- Especialmente para quem está empregado, pode ser que você não tenha tempo de passar um grande período online no LinkedIn. Mas tente procurar uns 20 a 30 minutos por dia para interagir com outras pessoas na plataforma.
Seja curtindo posts de amigos, pedindo para se conectar ou seguindo alguém, isto demonstra participação e faz com que você se torne cada vez mais visto por pessoas de sua área.
Compartilhe material interessante
4- Não necessariamente precisam ser seus pensamentos, mas compartilhar um estudo que achou interessante, uma matéria ou notícia, até mesmo uma imagem que ache significativa, mostra um pouco de quem você é. Alguém pode compartilhar sua postagem e assim você alcança mais pessoas.
Claro, procure temas que são pertinentes ao desenvolvimento profissional, e tente não cair muito na sua vida pessoal, pois não é o objetivo da plataforma.
Tente manter sua personalidade
5- Na intenção de agradar a todos, pode ser que passemos uma entonação mecânica e robótica no texto digitado, ou até tentando copiar a maioria e caindo num efeito manada de hashtags e expressões.
Mas, é através de nossa personalidade que nos comunicamos com o outro, que encontramos identificação e formamos uma conexão genuína com outros seres humanos. Não tenha medo de compartilhar suas opiniões ou seu senso de humor no âmbito profissional, desde que seja feito com educação e classe.
Você perceberá que quanto mais você se comunica, mais fácil esse hábito se torna. Como sempre digo aos meus mentorados, comunicação é prática e isto também se aplica ao digital.
Sobre a especialista:
Fabiana Teixeira é jornalista formada pela PUC-SP e tem experiência como repórter em emissoras como Record TV, TV Bandeirantes, Rede TV e TV Cultura. Também é especialista em Comunicação Empresarial, Branding e posicionamento de marcas pela ESPM e Marketing Digital pela Universidade de Columbia, em Nova York.
Instagram: @fabireporter / Site: www.fabireporter.com.br
-Máxima Assessoria de Imprensa-
Foto de Capa: Shutter Stock
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