Nesta terça-feira, dia 14 de setembro, às 17h, a PUCRS Cultura, em parceria com o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, promove a live Um diálogo atual com a Divina Comédia. O bate-papo ocorre em comemoração aos 700 anos da morte do poeta Dante Alighieri e conta com a presença dos professores e escritores Armindo Trevisan e Gilberto Schwartsmann, os quais possuem obras especializadas sobre leituras atuais da Divina Comédia. Na abertura, a live tem a participação de representante do Consulado Geral da Itália e, após, a conversa conta com a mediação do professor Antonio De Ruggiero. A transmissão ocorre através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.
A participação no evento confere certificado de horas complementares mediante a inscrição prévia. Durante o evento, será solicitado a confirmação de presença no chat. As inscrições podem ser realizadas pelo site.
O livro lançado neste ano, pelo convidado Armindo Trevisan, Por uma Leitura Atual da Divina Comédia, traz um estudo e análise do clássico de Dande Alighieri. O objetivo do autor é aproximar o leitor da consagrada obra da Idade Média. As leituras e pesquisas feitas por Trevisan concluem que a obra de Dante é sempre atual em seu conteúdo, além de representar importante marco na arte poética. Já A Divina Rima, livro do convidado Gilberto Schwartsmann, também é um grande convite à leitura do clássico ocidental. A obra do professor é especialmente escrita em tercetos, mesma técnica criada e utilizada por Alighieri.
Sobre os escritores
Armindo Trevisan é professor aposentado de História da Arte e Estética na UFRGS, onde também ministrou aulas no curso de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de Fribourg, na Suíça. Publicou diversos livros de poemas e ensaios, destacando-se: O Ferreiro Harmonioso (1978); A Escultura dos Sete Povos (1978); Escultores Contemporâneos do Rio Grande do Sul (1983); Como Apreciar a Arte (1990); Reflexões sobre a Poesia (1993); Os Olhos da Noite (1997); O Canto das Criaturas (1998); e Orações para o Novo Milênio (1999). O autor recebeu prêmios como o Prêmio Nacional de Poesia Gonçalves Dias, da União Brasileira de Escritores; Prêmio Nacional de Brasília, para poesia inédita; e Prêmio APLUB de Literatura. Além disso, em 2001, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Em 2008, publicou Vamos Aprender Poesia?, com o objetivo de incentivar a escrita poética.
Gilberto Schwartsmann é professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Presidiu a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, preside atualmente a Bach Society Brasil, a Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul e a Associação de Amigos do Theatro São Pedro. É autor de vários livros e capítulos de obras médicas no país e no exterior como Frederico e outras histórias de afeto (Editora Libretos), Meus olhos, Acta Diurna, Max e os demônios, Divina Rima e Gabinete de Curiosidades, pela Editora Sulina. Gilberto também é cronista eventual de Zero Hora e do Caderno de Cultura do Correio do Povo.
Sobre o Mediador
Antonio De Ruggiero possui graduação em História, doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Università degli Studi di Firenze – Itália e pós-doutorado pela PUCRS, onde é professor do curso de graduação e pós-graduação em História. Desenvolve e orienta pesquisas sobre a história da imigração italiana no Brasil com foco particular sobre os aspectos do transnacionalismo; multiculturalismo; imigração qualificada e empresarial; imigração e urbanização; imigração política, imprensa étnica.
Serviço
O quê: Um diálogo atual com a Divina Comédia, com Armindo Trevisan e Gilberto Schwartsmann
Data: 14 de setembro
Horário: 17h
Onde: Facebook PUCRS Cultura e canal da PUCRS no YouTube
-PUCRS Cultura-
Reprodução de pintura de Domenico Di Michelin – Foto de Capa: Divulgação
@ Portal AL 2.0.2.1