O projeto Estação Guanabara encerra o Festival de Verão, neste sábado, dia 27, trazendo as artistas do “Mulheres de Zeca”. O Bloco, criado pela cantora Dorina, reúne todos os anos os fãs do cantor e compositor Zeca Pagodinho, relembrando os sucessos do artista. A pandemia o impediu de ir para rua, mas o desfile virtual está garantido e as cantoras Bia Aparecida e Nina Rosa se juntam à fundadora do grupo, levando muita alegria ao público, através do canal Estação Guanabara no YouTube.
No repertório, clássicos de Zeca como “Seu Balancê”, “Verdade”, “Samba Pras Moças”, “Lama Nas Ruas”, “Maneiras”, “Vida Da Minha Vida”, “Minha Fé”, “O Dono Da Dor”, “Alto Lá”, “Ogum”, “Pedro Batuque”, “Patota Do Cosme”, “Água Da Minha Sede”, “Vai Vadiar”, “A Macumba Da Nega”, “Delegado Chico Palha”, “Camarão Que Dorme A Onda Leva”, “Coração Em Desalinho”, entre outras. A Banda que vai acompanhar as meninas será formada por Yasmin Alves (Cavaco), Mari Araujo (Caixa e Pandeiro), Marcelo Pizzott (Surdo e Congas) e Leandro Saramago (Violão).
Esta é a quarta apresentação deste projeto exibido durante todos os sábados de março, que também contou com as participações dos grupos “Samba no Prato”, “”Filhos de Oxossi” e “Rio e Seus Baluartes – Tributo a Roberto Ribeiro”, com o baluarte Zé Luiz do Império, Alex Ribeiro (filho de Roberto Ribeiro) e Iracema Monteiro.
O cenário escolhido para as gravações foi o Museu de Arte Contemporânea-MAC, na cidade de Niterói, sendo o primeiro projeto musical a ocupar o museu mais visitado pelos turistas na cidade niteroiense. O Museu de Arte Contemporânea (MAC), inaugurado em 2 de setembro de 1996, é o atual símbolo da cidade de Niterói. A forma futurista criada por Niemeyer tornou-se um marco da arquitetura moderna mundial, sendo considerada uma das sete maravilhas do Mundo em museus pela mídia especializada.
Estação Guanabara surgiu com a proposta de ser um evento híbrido e itinerante, por isso se chama ‘estação’, para designar um símbolo que está em transição territorial, e aporta sua embarcação em diferentes estações e cidades, apresentando ao público o encontro da música, lazer, gastronomia e arte, tudo em um só local e atraindo um público que atinge desde as crianças até os idosos.
A primeira edição aconteceu em maio de 2019, no Caminho Niemeyer, em Niterói, e posteriormente fez a segunda edição no Rio de Janeiro, em Santa Teresa, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, com o tema Arraiá da Laurinda, e a terceira edição foi em outubro. Em 2020 todas as atividades foram suspensas devido à pandemia COVD-19.
A adaptação do evento para o formato virtual é uma proposta oriunda da Lei Aldir Blanc, do edital Retomada Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal.
Estação Guanabara visa incentivar a produção artística e cultural, estimular a permanência das pessoas em casa, a fim de evitar maior contaminação do vírus Covid-19. Sendo assim, o Festival de Verão Estação Guanabara irá inserir em sua proposta a campanha #ficaemcasa.
Episódio 1 ~ Samba No Prato – https://www.youtube.com/watch?v=577MNsjwtP8
Episódio 2 ~ Filhos de Oxossi – https://www.youtube.com/watch?v=J3LvfBP8tUg
Episódio 3 ~ Rio e Seus Baluartes – Tributo a Roberto Ribeiro – https://www.youtube.com/watch?v=35jrDwZnYoo&t=182s
Ficha Técnica:
Idealização: Camille Siston
Produção: CSISTON
Assistente de produção: Chris Mendonça e Charles Albert
Publicidade: Órbita Comunicação
Mídias Sociais: Rodrigo Bittencourt
Artista Plástico/ cenógrafo: Thiago Batman
Filmagem: Humberto Scsisínio
Assessoria de Imprensa: Jane Barboza
Serviço:
Show “Mulheres de Zeca” – Dorina, Bia Aparecida e Nina Rosa
Transmissão no Canal Estação Guanabara do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCSzBnFcoO3R92v1IYT1uMiA
Dias: 27 de março de 2021
Horário: 17h
-JB Comunicação-
Mulheres de Zeca – Foto de Capa: Marcelo Almo
Portal AL 2.0.2.1