OProjeto “ECO(S)CULTURA – Formação em Cultura e Educação Ambiental para alunos da Rede Municipal de Ensino”, do Observatório de Favelas em parceria com o CEM – Centro de Integração na Serra da Misericórdia, chega na segunda fase do ciclo formativo. A partir deste mês, os alunos iniciam a construção da cartilha educativa e produção do evento de lançamento do material, no dia 24 de fevereiro. O evento será fechado para os alunos e convidados.
Nos encontros, que tiveram início em novembro, os alunos tiveram foram apresentados a assuntos como Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, mobilidade urbana, habitação e moradia, racismo ambiental, comunicação crítica, fotografia, feminismo negro, produção cultural, entre outros.
A iniciativa de formação em cultura e educação ambiental é realizada para 20 estudantes do Ensino Fundamental, do Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, com idades entre 12 e 19 anos, da Escola Municipal Brant Horta e Escola Popular de Agroecologia, do CEM. A cartilha tem como objetivo disseminar os conhecimentos adquiridos durante o programa na comunidade local.
Para Isabela Souza, diretora do Observatório de Favelas, a expectativa é que a formação contribua para aprofundar os saberes dos territórios do conjunto de favelas da Penha sobre questões socioambientais urgentes neste tempo da perspectiva territorial
“A gente não está só formando esses vinte estudantes de escolas públicas, mas também criando uma estratégia objetiva de multiplicação desses saberes. Estamos muito animados com esta iniciativa e muito felizes com a parceria da Cultura Inglesa viabilizando esse sonho: de estudantes de escolas públicas terem a oportunidade de construir conhecimento a partir das suas realidades territoriais em diálogos com questões urgentes do contemporâneo. E não tem futuro, não tem presente sem a gente refletir a justiça climática como uma pauta fundamental, inclusive para favelas e periferias e sobretudo para crianças e adolescentes.”, celebra Isabela.
Liliane Rebelo, Diretora Executiva de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa, patrocinadora do projeto, comemora a iniciativa:
“Estamos muito felizes com a nossa parceria, que viabiliza esse projeto de formação em cultura e educação ambiental para estudantes de escolas públicas, contribuindo para a construção de conhecimento a partir das realidades territoriais e abordando questões urgentes do nosso tempo. Essa iniciativa reforça o compromisso da Cultura Inglesa com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável nas comunidades em que atuamos.” comenta Liliane Rebelo.
O projeto “ECO(S)CULTURA – Formação em Cultura e Educação Ambiental para alunos da Rede Municipal de Ensino” é apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Observatório de Favelas e patrocinado pela Cultura Inglesa. Conta com Apoio da Arena Carioca Dicró e da Água Mineral Donna Natureza, com Parceria da Escola Municipal Brant Horta – Ginásio Educacional Tecnológico e do Instituto LivMundi, é co-realizado pelo CEM – Centro de Integração da Serra da Misericórdia e é realizado pelo Observatório de Favelas.
Sobre o Observatório de Favelas
O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.
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-Observatório das Favelas-
Foto de Capa: Thaís Valencio
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